terça-feira, 30 de dezembro de 1980

JAZIGO - BALDUÍNO MINERVINO DE CARVALHO (MÉDICO / DEPUTADO)

Vela Virtual Vela Virtual
Balduíno Minervino de Carvalho
MÉDICO - EX- DEPUTADO

Faleceu no dia 30 de dezembro de 1980, em Itaporanga, no mesmo dia em que completava 75 anos de idade.

Com afastamento do médico José Gomes da Silva do exercício permanente da medicina na região de Itaporanga, por conta de sua eleição para a Câmara Federal, um nome começou a surgir no cenário médico e político do Vale do Piancó: Balduíno Minervino de Carvalho. Formado pela Faculdade de medicina do Recife, em 22 de dezembro de 1934, com especialidade em clínica médica e obstetrícia, Balduino, que era natural do então distrito de Pedra Branca, município de Misericórdia, decidiu praticar a profissão no interior do seu Estado e meses depois já estava instalado em Itaporanga.

Já casado com Maria Laurentino de Medeiros Carvalho, desde 1930, Balduíno era filho de Júlio Minervino da Silva e Rachel Rodrigues de Carvalho, e nasceu no dia 30 de dezembro de 1905, mas só iniciou seus estudos 10 anos depois, no Colégio Pio XI, em Campina Grande. Fez o secundário no Liceu Paraibano, em João Pessoa, e o universitário no Recite, a partir de 1929. Em 1932, ainda estudando medicina, alistou-se como voluntário na Revolução Constitucionalista de São Paulo, sob o comando de Bertoldo Klinger e Agildo Barata.

Radicado em Misericórdia, Balduíno via a cada dia crescer o seu prestigio, notadamente entre as pessoas mais carentes do município, graças a medicina gratuita que praticava, o que se estendeu por quase 50 anos. Com a queda da ditadura Vargas e, consequentemente, a redemocratização do país, decidiu ingressar na política e foi eleito Deputado Constituinte à Assembleia Legislativa da Paraíba, cargo que assumiu em 1947, e como parlamentar permaneceu até 1970, sempre integrando os quadros do PSD e, depois, o MDB, sob a orientação política dos irmãos Janduy e Ruy Carneiro.

Como deputado, Balduíno revelou-se um político habilidoso, prestativo e dedicado aos seus milhares de eleitores e aos dirigentes do seu partido. Durante as seis legislaturas de que participou na Assembleia Legislativa do Estado procurou sempre comporta-se dentro das normas estabelecidas pelos partidos a que pertenceu. Não foi um orador brilhante, nem um parlamentar de presença constante na tribuna da Casa de Epitácio Pessoa. Atuava mais nas comissões e marcava presença nos gabinetes do Poder Executivo sempre encaminhando pleitos e reivindicando melhorias para os municípios do Vale do Piancó em que era votado. Não gostava de exercer funções administrativas. Tanto que somente urna vez concorreu a um pleito municipal, mesmo assim na condição de candidato a vice-prefeito numa chapa encabeçada pelo procurador João Franco da Costa, não obtendo o êxito esperado. Por essas e outras razões é que preferiu dividir o seu tempo entre a Assembléia Legislativa e o seu consultório médico em Itaporanga. Na política era amigo dos seus amigos e não media esforços para servi-los. No consultório não cobrava nada. A medicina era o seu sacerdócio.

Entre os inúmeros benefícios por ele levados para Itaporanga vale destacar a criação da Sociedade Mantenedora do Hospital Regional e da Associação de Proteção à Maternidade e Infância "Nossa Senhora de Fátima' no dia 24 de junho de 1957; participação na fundação do Colégio Padre Diniz, administrados pelas Irmãs Carmelitas, cujos Estatutos foram publicados no dia 07 de março de 1946; participação no lançamento da pedra fundamental do Colégio Diocesano de Itaporanga, no dia 26 de maio de 1957; fundação da Associação Rural de Itaporanga e a criação de urna agência do Banco do Nordeste, com o apoio do ex-governador João Fernandes de Lima.

O deputado Balduíno Minervino de Carvalho foi ainda o responsável pela aprovação dos projetos de emancipação política dos distritos de Boa Ventura, Diamante, Curral Velho, São José do Caiana e Pedra Branca. Faleceu no dia 30 de dezembro de 1980, em Itaporanga, no mesmo dia em que completava 75 anos de idade. O seu corpo esta sepultado no Cemitério Mãe de Misericórdia, e na casa em que morou, na praça que leva o seu nome, existe um pequeno museu com objetos relacionados com a medicina e a sua atuação política, em frente a ele urna estátua em sua homenagem num sinal de agradecimento e reconhecimento do povo de Itaporanga pelo muito que ele fez pela cidade e os seus habitantes.

Com um honroso terceiro lugar, Balduíno obteve 14,9% dos votos válidos, perfazendo um total de 223 votos, na eleição do "Itaporanguense do Século"..


                                                                                 Revista "O Itaporanguense do Século", junho de 2001