sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Conheça Itaporanga -PB

Estádio o Zezão (Foto Rainerio)

Estádio o Zezão (Foto Rainerio)

Hotel Rainha do Vale

Fachada do Colégio Padre Diniz - Itaporanga-PB

Fachada da Capela do Colégio Padre Diniz- Itaporanga-PB

Fachada do Colégio Padre Diniz - Itaporanga-PB.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Músicos



Gilvando Pereira “Azeitona” (PB) Graduou-se pela UFPB no curso bacharelado em trombone na classe dos professores Radegundis Feitosa e Sandoval de Oliveira, 1995. Exerceu a função de trombonista titular na Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, de 1989 a 1994 e na Sinfônica da Paraíba 1994 a 1998. Há dez anos integra o quarteto de trombones da Paraíba, tendo participado com o mesmo de diversos eventos no Brasil e no exterior, além da participação na gravação de três CD´s. Sócio fundador da ABT (Associação Brasileira de Trombonistas) e representante regional. Recentemente participou do Festival Internacional de Trombones 2002. na University of North, Texas – EUA, promovida pelo ITA (Internacional Trombone Association). Atualmente é professor de trombone na EMUFRN, atuando nos cursos de Bacharelado, Técnico, Básico e Extensão.





Heleno Feitosa Costa Filho (Costinha) - (PB)Bacharel em Fagote e Saxofone pela UFPB. Foi Professor Visitante da Escola de Música da UFAM em 1993, assumiu em 1994 a cadeira de fagote principal da Orquestra Sinfônica da Paraíba, tem participado em gravações de discos ao lado de artistas renomados nacional e internacionalmente, tanto na área da Música Erudita como na área da Música Popular. Tem se apresentado como solista camerista e instrumentista de Orquestra em centros musicais importantes do Brasil. Atualmente é professor de saxofone e fagote da UFRN, onde desenvolve trabalho instrumental com o CANINGA TRIO, junto aos professores Manoca Barreto e Júnior Primata. É membro do JPSAX, grupo com o qual gravou dois CD's: “JPSAX Quarteto” e “Brasil um Século de Saxofone”. Lançou em 2005 o CD instrumental intitulado “Costinha”, que conta com participações especiais de Radegundis Feitosa e Maestro Sivuca. Representa os instrumentos Weril , e é constantemente convidado para ministrar Workshops e masterclass por todo Brasil.




Sandoval, Roberto, Gilvando e Stanley Bernado

O Quarteto de Trombones da Paraíba, fruto do Curso Internacional de Música da Paraíba de 1990, tem como objetivo divulgar o TROMBONE na música de câmara e levar a todos, música popular brasileira e erudita, para esta formação.Na programação de recitais, o grupo procura inserir diversos estilos e homenagear compositores como Pixinguinha, Dímas Sedícias, Severino Araújo, Gilberto Gagliardi e Outros. Utiliza em seus concertos títulos sugestivos, como por exemplo: Do Barroco ao Barraco, onde mescla repertório barroco europeu e chorinhos de compositores brasileiros.É formado atualmente pelos músicos Sandoval Moreno (Professor da UFPB), Gilvando Pereira (Professor da UFRN), Roberto Ângelo(Trombonista da Orquestra Sinfônica da Paraíba), Stanley Bernardo (Trombonista da Banda de Música do 15º BIMTz – Exército Brasileiro – PB). Em 1996, gravou um CD com o título 4+UNS, com uma crítica bastante favorável e elogiosa, em 2000 o CD Paraquedista.Além de inúmeros recitais, o Quarteto tem participado, também, de projetos em Escolas e levado seu repertório para os 7 Campi da UFPB, teatros da Paraíba e importantes cursos e festivais de música do país e do exterior.Apartir de 2000 tem desenvolvido um parceria com a WERIL, com o objetivo de divulgar o trombone GG (Gilberto Gagliardi)PRINCIPAIS EVENTOS EM QUE O GRUPO PARTICIPOU:• XVI, XVll, XlX e XXll Festival de Inverno de Campina Grande/PB-1991,92,94 e 97 , 2001 a 2006• VI e X Festival de Música de Câmara do Pará 1993 e 1997• XIII Festival de Música de Londrina/PR 1993• I, ll, lll, lV e V Encontro Brasileiro de Trombonistas. 1995 a 2006• II e lll Festival Nacional de Artes da Paraíba 1995 e 1997• Projeto Caixa Instrumental, Fortaleza/CE 1995• Projeto Música nas Escolas. J. Pessoa/PB 1996• II Materclasses para Metais, Natal/RN 1996• I e ll Festival de Música de Câmara da Paraíba 1996 e 1997• II Encontro Paraense de Metais, Belém/PA 1997• II Festival de Música de Câmara da Paraíba 1997• Estágio Internacional de Verão de Flaine Musique/França 1997• XII Festival de Música Universitária, Belfort/França 1998 e 2000• Projeto Temporada e Vesperal da 3ª Idade do SESC, Maceió/AL 1998• IV Oficina de Música – CPCMR, Recife/PE 1998
Festival Internacional de trombonistas em 2002, 2003, 2004 e 2006, com o BTE




José Medeiros é natural de Patos (PB). Começou a estudar oboé aos 14 anos com o professor Roberto Carlos di Leo na UFPB, onde conclui o bacharelado em Música. Foi oboé principal das Orquestras Sinfônicas da Paraíba, Recife e Theatro da Paz (Belém) e da Filarmônica Norte-Nordeste. Como professor, atuou em vários Festivais no Brasil e no exterior, tais como: Festival Eliazar de Carvalho (Fortaleza – CE), Festival de Inverno de Londrina – PR, Festival das Sete Artes de Palmas – PR, Festival Internacional de Música de Câmara do Pará, Festival de Artes de Tunja – Colômbia; e lecionou oboé na Universidade Federal do Amazonas e no Conservatório Carlos Gomes de Belém do Pará. Atualmente é oboé principal da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, professor de oboé da Universidade de Brasília, professor de oboé do Programa de Módulos do Conservatório Carlos Gomes em Belém-PA e integrante do Quinteto Brasília.

RADEGUNDIS FEITOSA

Doutor em trombone performance pela ?The Catholic University of América de Washington D.C., U.S.A(1991), Mestre pela The Juilliard School de New York, U.S.A(1987) e Bacharel pela Universidade Federal da Paraíba(1983).
Natural de Itaporanga-PB, estudou com Edmilson Pinto e integrou a Filarmônica Cônego Manoel Firmino do Colégio Diocesano D. João da Mata, sob a direção de Severino Ferreira. Durante os estudos de Graduação foi orientado pelo Professor Jacques Ghesten , trombone principal da Orquestra Sinfônica da Paraíba na época e nos cursos de Mestrado e Doutorado pelo Professor Dr. Per Brevig, trombone principal do Metropolitan Opera House em New York-U.S.A.
Foi premiado em concursos nacionais como o Sulamerica/Jovens Concertistas Brasileiros e o Jovens Intérpretes da Música Brasileira/Funarte e internacional como o ?East & West Artists para debut no Canegie Recital Hall em New York, U.S.A.
Tem se apresentado como solista, camerista e instrumentista de Orquestra em centros musicais importantes do Brasil, Estados Unidos da América do Norte e Europa. Desenvolve atividade didática intensa no Departamento de Música da UFPB e nos vários festivais de música do Brasil. Foi o presidente fundador da Associação Brasileira de Trombonistas, é o trombone principal da Orquestra Sinfônica da Paraíba e trombonista do BRASSIL (Grupo de Metais e percussão) e do BRAZILIAN TROMBONE ENSEMBLE.
Discografia:1) Como integrante de orquestras sinfônicas:- A BRAZILIAN EXTRAVAGANZA. Orquestra Sinfônica da Paraíba, regência Eleazar de Carvalho. 1989, Delos International, Inc.;- MASTERS AND WINNERS. Orquestra Sinfônica da Paraíba, regência Eleazar de Carvalho. 1989, Delos International, Inc.;- O GUARANI. Orquestra Sinfônica de São Mateus, regência Modesto Flávio. 2000, Secretaria de Estado da Cultura e Esportes/ES; - ORQUESTRA FILARMÔNICA NORTE/NORDESTE. Orquestra Filarmônica Norte/Nordeste, regência Aylton Escobar. 2000, CPC-UMES;
2) Como Solista de Orquestra:- ORQUESTRA SINFÔNICA DA PARAIBA E SIVUCA. Orquestra Sinfônica da Paraíba, regência Osman Giuseppe Gioia. 1999, Fundação Espaço Cultural da Paraíba;- CONCERTO BRASILEIRO, RADEGUNDIS FEITOSA E CAMERATA BRASÍLICA. Camerata Brasílica, direção Francieudo Torres. 2001, CPC-UMES;
3) Trombone e Piano: - TROMBONE BRASILEIRO. Radegundis Feitosa, Trombone e Maria Teresa Madeira, Piano. 1998, Classe X;
4) Como integrante do Sexteto BRASSIL: - BRASSIL TOCA BRASIL. Sexteto de Metais e Percussão. 1992, Série Regia Música Vol. V, Edições Paulinas/COMEPE;- BRASSIL PLAYS BRAZIL. Sexteto BRASSIL (Quinteto de Metais e Percussão).1995, Nimbus Records Limited;- BRASSILEIRO. Sexteto BRASSIL (Quinteto de Metais e Percussão). 1997, Nimbus Records Limited;- DESAFIOS/CHALENGES. Brazilian Trombone Ensemble (Sexteto de Trombones e Percussão). 2003, CPC-UMES.
5) Como integrante de Orquestra de Frevo: - RECIFE FREVOÉ. Orquestra do Maestro DUDA, regência DUDA. 1996, Fundação de Cultura da Cidade do Recife-PE.

Cícero e o Trompetista Walmir Gil Julho/2004

Cícero Cordão

Nasceu em 18/12/1970 na cidade de Itaporanga-Paraíba, onde começou seus estudos musicais no ano de 1983 na banda de música local. Em 1986 mudou-se para João Pessoa onde continuou seus estudos musicais no curso de extensão em música na (UFPB) Universidade Federal Da Paraíba, na classe do professor Gláucio Xavier.
Concluiu seu bacharelado em música (Trompete) em 1992 na UFPB na classe do professor Nailson Simões (Doutorado nos USA). Ao longo de sua carreira participou de todos os principais cursos e festivais de música do Brasil, sempre atuando como 1º trompetista de suas respectivas orquestras e também como solista. Nessas ocasiões teve orientação de renomados professores nacionais e internacionais, entre os quais se destacam: Charles Schulueter (principal trompetista da Boston Symphony Orchestra), Fred Mills (Ex Canadian Brass), Nailson Simões, Anor Luciano, Gilberto Siqueira, Fernando Dissenha, Ayrton Benck entre outros, também dividindo o palco com os mesmos em várias ocasiões.
Sua experiência em orquestra começou em 1986 quando integrou a orquestra sinfônica jovem da Paraíba. Desde então, tem se integrado várias orquestras trabalhando com renomados maestros nacionais e internacionais.
Como solista tem atuado em várias orquestras,bem como com o duo de trompete e piano que desde 1994 vem fazendo recitais nos estados do Paraná e São Paulo. Venceu o concurso Solista Osuel 1993. Já Participou de tournèes nas principais cidades do Brasil e na Argentina.
Como professor atuou como monitor na UFPB (durante o bacharelado), Festival de Música de Assis-SP em 1996, III e IV Festival de Música de Ourinhos-SP (2003/2004), 24o Festival de Música de Londrina (2004), Banda de Metais do Colégio Marcelino Champagnat, várias vezes Campeã Nacional e Estadual - (Londrina-Pr), em várias bandas do Paraná e São Paulo, concertos didáticos entre outros. Desde 1993 mantém o seu curso particular de trompete onde freqüentam vários alunos.
Tem participado regularmente como juiz em vários concursos nacionais, estaduais e regionais de bandas e fanfarras.
Tem participação em importantes cds tanto na área erudita como popular.
Atualmente é trompetista da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina, Big Band Londrina, Quinteto Metais do Paraná, Duo Londrina de Trompete e Piano com a pianista Luciana Gastaldi entre vários outros grupos temporários.