segunda-feira, 24 de outubro de 2011

SAÚDE: Um a cada seis brasileiros corre o risco de ter um AVC

Um a cada seis brasileiros pode ter um AVC (Acidente Vascular Cerebral) – conhecida também como derrame - durante a vida. A doença atinge pessoas de todas as idades, mas a probabilidade de ocorrência aumenta após os 45 anos e, a partir daí, dobra a cada década.

O AVC é caudado pela obstrução de oxigênio e de nutrientes para o cérebro. Há dois tipos: o esquêmico, causado por placas de arteriosclerose ou coágulos que obstruem os vasos sanguineos, ou o hemorrágico, no qual ocorre o rompimento dos vasos e o extravasamento de sangue.

Segundo o Ministério da Saúde, mais de 90 mil pessoas morrem por ano no país em decorrência do AVC, doença responsável também por 40% das aposentadorias precoces. A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que mais de 15 milhões de pessoas têm AVC por ano no mundo, sendo que aproximadamente cinco milhões de pessoas morrem e outros cinco milhões ficam com sequelas mentais e físicas.
O ataque pode deixar consequências graves no paciente, por isso, a identificação rápida dos sintomas é fundamental para evitar complicações e permitir que o paciente se recupere totalmente, mantendo a qualidade de vida com o atendimento e tratamento corretos.

Uma pesquisa do neurologista Octávio Marques Pontes-Neto, da USP de Ribeirão Preto, mostra que um dos motivos para o grande número de sequelas e óbitos no País em decorrência do AVC é a falta de informação sobre como reconhecer os sintomas.

Os sinais são de fácil identificação, mas não são exclusivos do AVC. Uma pessoa em crise de AVC pode apresentar:

- Diminuição de força e dormência de um dos lados do corpo
- Diminuição aguda da visão de um ou ambos os olhos
- Dificuldade para falar (fala enrolada) ou para entender a fala dos outros
- Dor de cabeça inédita com início súbito (explosivo)
- Alteração do equilíbrio

Uma forma de confirmar o ataque é pedir para que a pessoa em suspeita faça uma mímica facial ou dê um sorriso, por meio dessa duas formas é possível perceber o desvio entre uma face do rosto e a outra.

Alguns fatores contribuem para o risco de ter um AVC, entre eles hipertensão, tabagismo, problemas cardíacos, maus hábitos alimentares e estresse, diabetes, alteração de colesterol e triglicérides, abuso do álcool, obesidade e causas genéticas.

Atualmente, existem medicamentos que, se aplicados em até três horas após o início dos sintomas, pode minimizar as sequelas do ataque.

Campanha

Entre 24 a 29 de outubro, ocorre a Campanha Nacional de Combate ao Acidente Vascular Cerebral, que este ano tem como tema: “Uma em cada seis pessoas terá um AVC em sua vida. E esta pessoa pode ser você!"

SAÚDE: Causador de mau de Chagas pode combater doenças cardíacas


Brasília, 24 out (Prensa Latina) O protozoo Trypanosoma cruzi, causador do mau de Chagas, produz uma enzima que pode ajudar a combater doenças cardíacas, indica um estudo de pesquisadores brasileiros, divulgado hoje em São Paulo.

De acordo com a estatal Agência Brasil, pesquisadores do Instituto do Coração da Universidade de Sao (Incor-USP) constataram que esse animal unicelular produz uma enzima chamada transialidase.

"Estudos realizados ao longo de 10 anos pelo Incor-USP já comprovaram que, em animais, essa enzima consegue eliminar as placas de colesterol que se aderem às arterias, reduzindo assim o risco de infartos", indica a fonte informativa.

Aponta que a diretora do Laboratório de Inflamação e Infecção desse centro paulistano, Maria de Lourdes Higuchi, dedicada a pesquisar o mau de Chagas, percebeu que nenhum dos afetados por esta doença apresentava arteriosclerose (acumulação de colesterol nas veias).

Então, Higuchi decidiu estudar os motivos disso e descobriu que a enzima transialidase elimina das células humanas ácido siálico, agente que ajuda às bactérias a se unir ao colesterol e aderir às paredes das artérias, formando blocos de gordura.

Para a pesquisadora, a ação dessa enzima no combate ao colesterol está confirmada em coelhos, mas -acrescentou- agora precisamos recursos para provar seus efeitos em humanos. De ter esse dinheiro, Higuchi afirma que em três ou quatro anos poderiam concluir esse estudo.

O diretor da Divisão de Cardiología Clínica do Incor-USP, José Antônio Ramires, espera que se consiga esse financiamento e adiantou que um possível tratamento dos problemas cardíacos a partir da transialidase seria "uma mudança de paradigma" e um grande benefício para os pacientes.

A Agência Brasil assinala que Ramires recordou que cerca de um terço das mortes no Brasil são causadas por doenças do coração, a metade delas devido à arteriosclerose.

mem/ale/bj

Cordel lançado pela fundação será distribuído em escolas e bibliotecas de todo o Vale

Lançamento ocorreu nessa sexta-feira na sede da entidade





Por Sousa Neto/Folha do Vale

Figuras como Ademar Soares e Agápio Sertão, que são história e fizeram história em Itaporanga, abrilhantaram o evento de lançamento do cordel O Mundo em Frente e Verso, do cordelista J. Sousa, lançado pela Fundação José Francisco de Sousa na noite da sexta-feira, 21, na sede da entidade, com o apoio do Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel 2010 Patativa do Assaré.

Agápio e Ademar são homens que estão na casa dos 80 anos, mas permanecem ativos e defensores da cultura popular regional, que tem na literatura de cordel sua mais rica expressão literária.

O evento cultural foi um encontro de gerações distintas pelo tempo, mas unidas pelo mesmo propósito: a defesa da cultura artística. Entre os demais presentes, o maçom Fábio Galdino e o vereador Herculano Pereira, que falou aos presentes, enaltecendo o trabalho do poeta J. Sousa e argumentando que o país está avançando no campo educacional e cultural, embora, segundo ele, ainda com muitos desafios a serem batidos.

Presentes também o funcionário público Eriogenil Alves, um dos colaboradores da entidade, e o chargista Kadinho, autor da capa do cordel e integrante da equipe do jornal Folha do Vale. Agentes culturais e membros da imprensa local, a exemplo de Paulo Rainério e J. Paulo, também comparecerem ao lançamento.

Os músicos Fabinho do Acordeon e Onildo Mendonça, o servidor estadual Damião Modesto e o comerciante Eudo Minervino também compareceram, além de várias outras pessoas.

Durante o lançamento. J. Sousa autografou dezenas de exemplares do seu cordel para os presentes, que receberam o cordel gratuitamente, e também falou da satisfação de ter uma obra literária publicada, o que muito vai contribuir para o engrandecimento da literatura popular em Itaporanga e na região.

A partir desta segunda-feira, 24, exemplares da obra serão distribuídos gratuitamente em escolas e bibliotecas de todo o Vale como forma de fortalecer a difusão, conhecimento e valorização da literatura de cordel.

Fotos (www.folhadovali.com.br): J. Sousa fala durante evento; e exemplares do cordel.

domingo, 23 de outubro de 2011

Porta Retratos

Laysa e Woshyngton Lateral do Estrela de Emas Futebol Clube (Foto: Cortesia)

Helena Araújo e Terezinha Araújo Queiroz , no aniversário da Laysa ( Foto: Cortesia)

Josefá Pereira Cordão , no aniversário da Laysa (Foto: cortesia)

Cleyvison (esposo) e Laysa, em férias nas práias pernambucanas (Foto: cortesia)

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Entre graves e greves, escaparam todos




O diálgo da esmola em uma esquina qualquer, longe de Brasília

Fundação vence prêmio nacional e lança cordel de poeta itaporanguense. Evento é nesta sexta


O Mundo em Frente e Verso é uma obra do cordelista J. Sousa e foi publicada pela fundação José Francisco de Sousa com o apoio do Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel, conquistado em concurso nacional


Por Sousa Neto/Folha do Vale – A noite desta sexta-feira, 21, será especial para o poeta J. Sousa e, principalmente, para a cultura popular regional, que tem na literatura de cordel uma de suas mais fortes e ricas expressões.

O cordel O Mundo em Frente e Verso, que reúne alguns dos principais poemas do cordelista, será lançado na sede da fundação, localizada na Av. Padre Lourenço, em Itaporanga, a partir das 20 horas, e depois vai ganhar as prateleiras das escolas e bibliotecas de todo o Vale. Mais de 2 mil exemplares serão distribuídos gratuitamente na região. O evento também marca o Dia do Poeta, 20 de outubro.

A obra nasceu do projeto Cordel na Escola, da Fundação José Francisco de Sousa, que foi contemplado com o Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel 2010 Patativa do Assaré, e o objetivo é resgatar e difundir a literatura de cordel no Vale, alcançando principalmente estudantes e jovens em geral.

Ter acesso à literatura de sua própria terra, reconhecendo nela seu cotidiano e sua realidade, é fortalecer no habitante regional o sentimento de identidade e pertencimento cultural à comunidade onde está inserido.

Além dos milhares de exemplares que serão disponibilizados gratuitamente para estudantes e público em geral em Itaporanga e em todo o Vale, igual número de folhetos será entregue ao poeta J. Sousa para que ele repasse comercialmente A obra à comunidade e obtenha alguma renda com o seu trabalho.

O Mundo em Frente e Verso é um cordel-livro, tem 74 páginas e belos poemas sobre os mais diversos temas da realidade. Realismo, imaginação e bom humor são ingredientes da literatura de cordel, temperos que dão sabor especial à obra de J., cuja capa é de autoria do chargista Kadinho.

A qualidade da obra do poeta e o projeto elaborado pela fundação foram fundamentais para que a entidade vencesse a concorrência nacional. O edital do Mais Cultura de Literatura de Cordel, lançado o ano passado, disponibilizou apenas 80 prêmios para a publicação do folheto e, apesar de concorrer com milhares de projetos de todo o país, a fundação José Francisco de Sousa saiu vitoriosa, derrubando projetos de estados poderosos como São Paulo, Pernambuco, Ceará, Bahia e outros.

Essa é a segunda grande obra publicada pela fundação. O ano passado a entidade lançou o livro Vale: rimas e reflexões, uma coletânea de poetas populares regionais, que foi distribuído gratuitamente em escolas e bibliotecas de toda a região.

Este ano, além da obra de J. Sousa, a fundação também publicou o cordel A Chegada de Padre Zé ao Céu, uma homenagem à memória do monsenhor Sinfrônio, falecido há cinco anos.

A fundação é uma entidade humanitária e também voltada ao desenvolvimento cultural de Itaporanga e do Vale. A instituição é mantida pelo jornal Folha do Vale e tem diversas atividades nos campos da cultura, educação, assistência jurídica e social. Foto (www.folhadovali.com.br): imagem parcial da capa do cordel O Mundo em Frente e Verso.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Receita Federal paga R$ 18 milhões para 19 mil contribuintes na Paraíba

Quinto lote de restituições do Imposto de Renda 2011 é o maior da história.
Pagamentos são creditados nas contas nesta segunda-feira (17).


Nesta segunda-feira (187), a Secretaria da Receita Federal paga o maior lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) da história da instituição. Dos R$ 2,44 bilhões que serão devolvidos aos contribuintes em todo o país neste quinto lote, R$ 18,96 milhões são destinados para 19.353 contribuintes da Paraíba. As consultas, liberadas na semana passada, podem ser feitas por meio do site da Receita na internet ou pelo telefone 146. Ao todo, são sete lotes de restituição, entre junho e dezembro de cada ano.

As restituições são referentes aos lotes do exercício de 2011 (ano calendário de 2010), residual de 2010 (ano calendário de 2009), residual de 2009 (ano calendário de 2008) e residual de 2008 (ano calendário de 2007).

Para o exercício de 2011, serão creditadas restituições para um total de 19.097 contribuintes que declararam imposto a restituir, totalizando um montante de R$ 18.596.524,92 já acrescidos da taxa selic de 5,93 % (maio a outubro de 2011).

Já para o exercício de 2010, serão creditadas restituições para um total de 194 contribuintes que declararam imposto a restituir, totalizando R$ 263.403,17 já acrescidos da taxa Selic de 16,08 % (maio de 2010 a outubro de 2011).

Para o exercício de 2009, serão creditadas restituições para um total de 42 contribuintes que declararam imposto a restituir, totalizando um montante de R$ 77.688,88, já atualizados pela taxa selic de 24,54 % , (período de maio de 2009 a outubro de 2011).

Por fim, para o lote residual de 2008, serão creditadas restituições para um total de 20 contribuintes que declararam imposto a restituir, totalizando um montante de R$ 31.276,91 já atualizados pela taxa Selic de 36,61 % (período de maio de 2008 a outubro de 2011).

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la pela internet, mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Declaração IRPF.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento através do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (deficientes auditivos), para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Suposta internação de R. Gianecchini no hospital é falsa


Gianecchini esteve internado de 1 a 26 de agosto no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo
Foto: Fábio Machado/Divulgação

Reduzir Normal Aumentar Imprimir Reynaldo Gianecchini não precisará ficar internado para tratamento, de acordo com a assessoria de imprensa do ator. Ele continuará, sim, com o tratamento contra o câncer, mas a internação no hospital não será necessária. Um perfil na rede social Facebook, que se passa pelo ator, afirmou que Reynaldo ficaria internado para sessões de quimioterapia.
A assessoria esclareceu também que o ator não possui perfil em nenhuma rede social, como Facebook ou Twitter, e que os boatos são falsos.
Um perfil falso do ator no Facebook escreveu que deve voltar a ficar internado a partir de semana que vem. "A partir de semana que vem estarei um pouco ausente do Facebook, mas a página será monitorada pela minha assessoria de imprensa. Provavelmente ficarei internado para mais algumas sessões de quimioterapia e com isso ficarei um pouco debilitado".
Reynaldo Gianecchini esteve internado no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, de 1 a 26 de agosto.
A internação veio após o ator ter apresentado aumento dos gânglios da região do pescoço. Depois de alguns exames, ele foi diagnosticado com linfoma não-Hodgkin e agora realiza sessões de quimioterapia.

Dia Mundial de Lavar as Mãos tem campanha do ministério da saúde



Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que a maioria das infecções pode ser prevenida por meio de uma única medida, lavar as mãos sempre e de forma correta.

Neste sábado (15) é comemorado o Dia Mundial de Lavar as Mãos e na última sexta-feira (14) o Ministério da Saúde lançou a campanha Saúde a Gente Também Aprende na Escola. Lave as Mãos com Água e Sabão.

O objetivo da pasta, que conta com a parceria da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), é conscientizar a população sobre os benefícios de higiene adequada das mãos, afastando doenças transmitidas por bactérias, vírus e fungos.

A estudante de Sonora que cursa odontologia na Capital, Rafaelly Donato afirma: “É fundamental que qualquer profissional da área da saúde, tenha o habito de lavar as mãos, por conta do auto risco de contaminação”.

O hábito de lavar as mãos deve começar a ser ensinado em casa. Na escola, entretanto, é preciso que haja um reforço sobre a importância de uma boa higiene.

A empresária Edna Mariano, também de Sonora, relata que sua filha Julia Fernanda de quatro anos, "só lava as mãos quando vê sujeira, se não só mandando e quando brinca com gato, cachorro, acha que não precisa lavar, tem que ser sempre lembrando, até virar um habito”.

Veja abaixo as principais orientações do Ministério da Saúde para lavar as mãos de forma correta:

- Molhe as mãos com água e aplique o sabonete;
- Ensaboe as mãos, esfregando uma na outra;
- Esfregue a palma de uma das mãos nas costas da outra, entrelaçando os dedos, e vice-versa;
- Entrelace as mãos e esfregue bem os espaços entre os dedos;
- Enxague bem as mãos com água;
- Seque as mãos com papel toalha e o utilize para fechar a torneira.

A OMS recomenda que o procedimento dure entre 40 e 60 segundos. A torneira deve ficar fechada enquanto as mãos estão sendo ensaboadas.

domingo, 16 de outubro de 2011

Meus personagens....

Clique na imagem para ampliar

Clique na imagem para ampliar


Clique na imagem para ampliar

Clique na imagem para ampliar

Clique na imagem para ampliar

Clique na imagem para ampliar

Clique na imagem para ampliar

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

ANIVERSARIANTE DO DIA!!!!!!

Cariolando , Gaby e sua esposa Gerlândia

Carmosa parabeniza seu filho!!!!!!!
HDI EM PESO!!!!!!!!!!!

Silvânia, Gerlândia e Dr. Odoniel Mangueira


quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Nossa Senhora da Conceição Aparecida





Com muita alegria nós, brasileiros, lembramos e celebramos solenemente o dia da Protetora da Igreja e das famílias brasileiras: Nossa Senhora da Conceição Aparecida.


A história de Nossa Senhora da Conceição Aparecida tem seu início pelos meados de 1717, quando chegou a notícia de que o Conde de Assumar, D. Pedro de Almeida e Portugal, Governador da Província de São Paulo e Minas Gerais, iria passar pela Vila de Guaratinguetá, a caminho de Vila Rica, hoje cidade de Ouro Preto (MG).


Convocados pela Câmara de Guaratinguetá, os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves saíram à procura de peixes no Rio Paraíba. Desceram o rio e nada conseguiram.


Depois de muitas tentativas sem sucesso, chegaram ao Porto Itaguaçu, onde lançaram as redes e apanharam uma imagem sem a cabeça, logo após, lançaram as redes outra vez e apanharam a cabeça, em seguida lançaram novamente as redes e desta vez abundantes peixes encheram a rede.


A imagem ficou com Filipe, durante anos, até que presenteou seu filho, o qual usando de amor à Virgem fez um oratório simples, onde passou a se reunir com os familiares e vizinhos, para receber todos os sábados as graças do Senhor por Maria. A fama dos poderes extraordinários de Nossa Senhora foi se espalhando pelas regiões do Brasil.


Por volta de 1734, o Vigário de Guaratinguetá construiu uma Capela no alto do Morro dos Coqueiros, aberta à visitação pública em 26 de julho de 1745. Mas o número de fiéis aumentava e, em 1834, foi iniciada a construção de uma igreja maior (atual Basílica Velha).


No ano de 1894, chegou a Aparecida um grupo de padres e irmãos da Congregação dos Missionários Redentoristas, para trabalhar no atendimento aos romeiros que acorriam aos pés da Virgem Maria para rezar com a Senhora "Aparecida" das águas.


O Papa Pio X em 1904 deu ordem para coroar a imagem de modo solene. No dia 29 de abril de 1908, a igreja recebeu o título de Basílica Menor. Grande acontecimento, e até central para a nossa devoção à Virgem, foi quando em 1929 o Papa Pio XI declarou Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil, com estes objetivos: o bem espiritual do povo e o aumento cada vez maior de devotos à Imaculada Mãe de Deus.


Em 1967, completando-se 250 anos da devoção, o Papa Paulo VI ofereceu ao Santuário de Aparecida a Rosa de Ouro, reconhecendo a importância do Santuário e estimulando o culto à Mãe de Deus.


Com o passar do tempo, a devoção a Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi crescendo e o número de romeiros foi aumentando cada vez mais. A primeira Basílica tornou-se pequena. Era necessária a construção de outro templo, bem maior, que pudesse acomodar tantos romeiros. Por iniciativa dos missionários Redentoristas e dos Senhores Bispos, teve início, em 11 de novembro de 1955, a construção de uma outra igreja, a atual Basílica Nova. Em 1980, ainda em construção, foi consagrada pelo Papa João Paulo ll e recebeu o título de Basílica Menor. Em 1984, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) declarou oficialmente a Basílica de Aparecida Santuário Nacional, sendo o "maior Santuário Mariano do mundo".


Nossa Senhora da Conceição Aparecida, rogai por nós!

Operação pente fino no presídio de Itaporanga

Por volta da 9h00 da manhã desta terça-feira, 11/10, atendendo pedido do diretor do presídio, Bertinho Moreira, policiais do 13º BPM, comandados pelo tenente Paulinho, fizeram uma revista nas celas do presídio de Itaporanga que resultou na apreensão de cinco aparelhos celulares, uma bateria, um carregador e dois estiletes (facas artesanais).



Este ano a cadeia pública de Itaporanga já esteve diversas vezes no noticiário da imprensa local e estadual, por várias tentativas de enviarem entorpecentes (maconha) para os presos, mas nesta revista a polícia não encontrou vestígios de drogas.

O material encontrado foi levado para sede do 13º batalhão de Polícia Militar, sediado em Itaporanga, para serem tomadas as medidaas legais. Alguns presos, assumiram a propriedade dos objetos na ocasião da revista.
Exclusivo para o www.portaldovale.net com fotos de Rainério

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

PSDC local com posição definitiva para prefeito e pelo menos 12 pré-candidatos à Camara

Partido é presidido pelo vereador Lula da Farmácia e integra a base política do prefeito Djaci



Por Sousa Neto/Folha do Vale


Em um momento de tantas reviravoltas partidárias, o vereador Lula da Farmácia (foto - arquivo) vai continuar onde sempre esteve: pelo PSDC, ele conquistou o primeiro e o segundo mandato e, pela mesma legenda, vai tentar seu terceiro assento consecutivo na Câmara Municipal de Itaporanga no pleito do próximo ano.

Presidindo o partido, Lula diz que a legenda terá pelo menos 12 candidatos a vereador, e entre os possíveis postulantes a uma cadeira na Câmara estão o médico Antônio Lisboa e o suplente Márcio Rodão, que deixou o PMDB e iria para o PSDB, mas deverá ficar no PSDC.

Dependendo da coligação, ele acredita que o partido fará pelo menos dois vereadores. Já com relação à sucessão municipal, Lula diz que o seu partido é um dos quatro que integram a base de apoio ao prefeito Djaci Brasileiro (PSDB), que deverá disputar a reeleição. “Eu estou decidido a seguir com Djaci, e essa é uma posição definitiva”, comentou Lula durante contato com a Folha (www.folhadovali.com.br).

E apesar desse apoio definitivo, ele diz que a administração municipal ainda precisa de alguns ajustes, principalmente no que se refere à equipe de assessores do prefeito, segundo o vereador. “Há assessores do prefeito que não têm capacidade suficiente ou não são bem orientados, e isso compromete alguns setores do governo”, disse Lula, esperançoso de que tudo se resolva.

Avaliando a condição política do ex-prefeito Antônio Porcino (PMDB), principal líder da oposição local e que poderá disputar a Prefeitura, Lula diz que o problema de Porcino foi ter perdido grande parte de sua base, a partir do esvaziamento peemedebista, algo difícil de ser recuperado, mas Porcino, conforme Lula, continua sendo um nome forte na corrida sucessória.

Folha do Vale

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Vendedor de quebra-queixo é preso com quase um quilo de maconha em Itaporanga

Droga foi encontrada em um embrulho plástico entre os potes de doce



Por Sousa Neto/Folha do Vale


Na noite desse sábado, 1º, a Polícia Militar foi acionada para conter um homem que havia ameaçado atear fogo em sua própria casa, com mulher e filhos dentro. A caminho do loteamento Balduino de Carvalho, onde a família reside, por volta das 22h30, os policiais encontraram o acusado, Damião de Freitas, de 45 anos, que estava em uma bicicleta e tentou fugir pedalando, mas foi facilmente alcançado.

Durante revista no homem, os policiais encontraram uma pequena quantidade de maconha em um dos bolsos de sua calça. No entanto, a maior parte da droga, mais de 700 gramas, estava em um local pouco suspeito: dentro de uma caixa presa ao bagageiro da bicicleta onde ele carrega os potes de quebra-queixo que vende na cidade.

Recolhido a uma cela da delegacia, ele foi indiciado por tráfico pelo delegado Cristiano Santana e encaminhado para a cadeia pública. Em conversa com os policiais militares, acompanhada pela Folha (www.folhadovali.com.br), o acusado disse que havia encontrado a droga durante uma pescaria no rio e que a utilizaria para consumo próprio.

Casado e pai de três filhos, o homem também informou já ter sido preso por furto de um motor, e disse que sustenta a família fazendo e vendendo quebra-queixo, doce típico de nossa culinária: um produto que é feito de coco e açúcar, pegajoso e tão duro que não poderia ter nome mais apropriado. Mas indigesta mesmo será a vida do doceiro daqui para frente. Se condenado, ele está sujeito a uma pena que pode chegar a 15 anos de reclusão.

A prisão do acusado foi efetuada por uma patrulha comandada pelo sargento Viana e integrada pelos cabos Fonseca e Melquíades. Fotos (www.folhadovali.com.br): acusado, bicicleta e maconha.