segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Homem invade residência em Itaporanga e pratica furto. PM agiu rápido e com êxito


Homem invade residência em Itaporanga e pratica furto. PM agiu rápido e com êxito




Crime foi na madrugada deste domingo: acusado está preso


Por Redação da Folha – O desempregado Alisson Jerônimo Ricardo, de 20 anos, está de volta à cadeia de Itaporanga. Na madrugada deste domingo, 29, ele arrombou uma residência e furtou um celular no interior da casa, localizada na Rua Argemiro de Figueiredo.

A vítima é Macdovwell de Carvalho Maia, de 50 anos, que mora sozinho e dormia no momento que o homem invadiu sua residência, depois de forçar e abrir a porta da frente. Quando a vítima despertou, o acusado fugiu, mas foi reconhecido. "Ele só não levou outras coisas porque o guarda-roupas estava fechado", disse a vítima.

A Polícia Militar foi acionada e, através dos cabos Carvalho e Alberto e soldado Cariri, conseguiu recuperar o objeto furtado e prender o acusado, que estava em sua casa, localizada na Rua José Olinto Filho. Ele foi preso em flagrante e conduzido à delegacia, sendo autuado por furto pelo delegado Cristiano Santana, que arbitrou fiança de dois salários mínimos, mas, como a família não pode pagar, o jovem foi conduzido à cadeia pública.

O acusado, que tem várias passagens pela polícia por esse tipo de delito, mora com a mãe, que há muito tempo sofre em função da conduta desregrada do filho. “Ele não tinha necessidade de fazer isso: tem dinheiro para receber de uma firma que trabalhou e eu sempre também dou alguma coisa quando ele precisa”, comentou a mãe à porta da delegacia. Foto: celular foi recuperado e entregue ao dono.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Major Campos deixa 13º Batalhão de Itaporanga, e o novo comandante já assumiu




Mudança foi publicada nessa quarta-feira, e a transferência do comando ocorreu hoje


Por Isaías Teixeira/Folha do Vale - O Diário Oficial do Estado dessa quarta-feira, 25, publicou mudança no comando do 13º Batalhão de Polícia Militar de Itaporanga. O major Francisco Campos (foto), que ficou à frente da instituição policial durante um ano, foi designado para comandar o 12° Batalhão, com sede em Catolé do Rocha, conforme apurou a Folha (www.folhadovali.com.br).

Em seu lugar, o governador Ricardo Coutinho designou o major Jurandy Pereira Monteiro, que assumiu o comando do batalhão no começo da tarde desta quinta-feira, 26. Ele era subcomandante do 3º Batalhão de Patos, e, no currículo, traz a experiência de já ter comandado uma unidade militar: foi a 4ª Companhia de Princesa Isabel.

Todos os batalhões de Polícia Militar da Paraíba estão passando por mudanças em seu comando. O objetivo, segundo o governo, é dinamizar as ações, proporcionando aos comandantes a troca de experiências e o consequente aprendizado em outras praças do estado, que podem possibilitar ao militar maturidade e mais objetividade no cargo.

O major Francisco Campos fez um bom trabalho à frente do Batalhão de Itaporanga, principalmente no trânsito, tirando de circulação motoqueiros e motoristas irregulares.

No enfrentamento à violência urbana, o comandante colocou a polícia mais próxima das comunidades, com rondas constantes, e a criminalidade diminuiu em alguns municípios. Em Itaporanga, onde se concentra o maior contingente policial, apenas um assassinato foi registrado no ano passado. A PM igualmente foi efetiva no combate às drogas, realizando apreensões de entorpecentes e prisões de traficantes.

O major Jurandy Pereira chega com a responsabilidade de dar continuidade ao trabalho de seu antecessor e, ao seu estilo, aprimorá-lo ainda mais.

Major Francisco Campos, que comemorou em dezembro passado o primeiro aniversário do batalhão, está de férias, e a unidade militar foi conduzida pelo capitão Wendel Kléber até a chegada do novo comandante.

As mudanças que o governo vem fazendo na segurança pública também estão atingindo chefias regionais da Polícia Civil, que, no Vale, é comandada pelo dr. Glêberson Fernandes, e, apesar do bom trabalho que o delegado vem desempenhando, não está descartada a possibilidade de mudança no comando da polícia judiciária.