sexta-feira, 30 de março de 2012

Pausa poética



“Se um veleiro / repousasse na palma da minha mão / sopraria com sentimento e deixaria seguir sempre / rumo ao meu coração.”Jessé

Nosman questiona união Djaci/Porcino e ventila possibilidade de assumir cadeira na Assemblei

Em entrevista nesta quinta-feira, Nosman também propôs entendimento das oposições de Itaporanga



Por Redação da Folha – O suplente de deputado estadual e assessor de Gabinete do governo, Nosman Barreiro Paulo (PT do B - foto), está confiante em um entendimento de todos os segmentos e partidos da oposição de Itaporanga na formação de um bloco único para o enfrentamento da candidatura à reeleição do prefeito Djaci Brasileiro (PSDB).

Nosman, que concedeu entrevista na manhã desta quinta, 29, ao programa do radialista Cláudio Nepó, está convicto de que uma união de todos os partidos oposicionistas locais em torno de um único nome pode resultar em uma chapa forte para enfrentar o prefeito, que, segundo ele, sofre um desgaste administrativo muito grande, e agora também moral, depois que se aliançou com o ex-prefeito Antônio Porcino (PMDB), seu antigo inimigo político.

Conforme Nosman, essa união dos dois atendeu apenas a interesses pessoais e familiares em prejuízo do povo, que, conforme o entrevistado, não aceita conchavos, muito menos às escondidas, e poderá dar o troco nas urnas. Mas isso, argumentou ele, depende um trabalho da oposição no sentido de conscientizar politicamente a sociedade, apresentando boas propostas e um nome com coragem e força para enfrentar as urnas. “As oposições têm nomes fortes e bons, a exemplo de Herculano Pereira, Expedito Leite, Audiberg Alves e outros, mas é preciso que haja um entendimento para o bem de Itaporanga”, enfatizou durante contato com a Folha (www.folhadovali.com.br), ao destacar os vários partidos que podem constituir a frente oposicionista, entre os quais o seu próprio, o PT do B, além do PPS, PT, PRB, PTB e PSC.

Ele está com uma audiência agendada com o governador Ricardo Coutinho nesta segunda-feira, quando tratará sobre a questão política de Itaporanga, mas um outro assunto também deverá pautar a conversa: como suplente, surge a possibilidade de Nosman substituir, temporariamente, o deputado estadual titular Genival Matias na Assembleia Legislativa. “Mas isso vai depender do aval do governador, e tudo vai ser resolvido nessa conversa que teremos”, comentou Nosman.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Morre escritor Millôr Fernandes aos 87 anos


Morreu na noite desta terça-feira (27), aos 87 anos, o escritor Millôr Fernandes. Humorista, dramaturgo, desenhista, poeta e jornalista, ele faleceu em sua casa, no Rio de Janeiro, em decorrência de falência múltipla de órgãos. O velório será realizado até as 15h desta quinta-feira (29), no Rio, quando o corpo seguirá para cremação. As informações são do cemitério Memorial do Carmo.
Em fevereiro de 2011, o humorista sofreu um AVC isquêmico e recebia tratamento em casa, quando teve que retornar ao hospital, no final de junho, por causa de uma pneumonia.
Nascido no bairro carioca do Méier, em 16 de agosto de 1923, Millôr foi registrado oficialmente em 27 de maio de 1924. Com um ano, ficou órfão de pai e, aos 10 anos, de mãe. Ao longo da vida, se firmou como um dos mais importantes e atuantes intelectuais brasileiros. Adaptou e escreveu obras para teatro e para televisão, além de ter imortalizado diversas frases e aforismos.

sábado, 24 de março de 2012

JAZIGO DA FAMÍLIA MENDES DE SOUSA


Vela Virtual    Vela Virtual

ANTÔNIO FIRMINO DE SOUSA, nasceu no dia 10 de Dezembro de  915,
 e faleceu no dia 24
 de Março  de 2012, e o seu corpo está sepultado no Cemitério Mãe da Misericórdia , Itaporanga-PB.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Comandante da PM do Vale esclarece que "muitas das questões do trânsito são de competência dos municípios"

Conforme o major, não compete ao batalhão de Itaporanga a fiscalização do trânsito



Por Sousa Neto/Folha do Vale – Constantemente, a Polícia Militar é acionada para resolver problemas como obstrução de vias, veículos mal estacionados e outras questões de tráfego que são exclusivamente de competência dos municípios, mas as Prefeituras, mesmo com o trânsito municipalizado, como é o caso de Itaporanga, não assumem suas responsabilidades, o que gera problemas, e a culpa, muitas vezes, recai injustamente sobre a polícia por falta de esclarecimento da população.

Segundo o major Jurandy Monteiro (foto), comandante do 13º Batalhão, a unidade militar não tem nenhuma responsabilidade com o trânsito, e as eventuais apreensões de veículos irregulares que têm ocorrido são em consequência de blitzes montadas com outra finalidade: o combate ao crime, como tráfico de drogas e o porte ilegal de armas. “Essas operações não objetivam questões relacionadas ao trânsito, mas, se durante as blitzes, algum veículo irregular ou condutores sem habilitação são pegos, os veículos são apreendidos em função da infração à legislação e também por serem essas atribuições do estado”, comentou o comandante, ao informar que existe hoje um convênio entre o Detran e a PM para a fiscalização inerente ao trânsito na parte infracional que compete ao Governo do Estado, mas, no caso do Vale, essa é uma responsabilidade da 4ª Companhia de Polícia de Trânsito (CPTRAN), que é sediada em Patos.

De acordo ainda com o major, a resolução 066/98 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) define as atribuições do estado e município na questão. Documentos de veículos atrasados, condutores sem carteira e menores conduzindo carros ou motos são infrações que competem ao estado fiscalizar, mas, conforme apurou a Folha (www.folhadovali.com.br), no Vale existe apenas um policial de trânsito diariamente para cobrir toda a região, o que inviabiliza o trabalho de fiscalização. Um problema que só seria resolvido se houvesse um aumento do efetivo de trânsito ou o Detran contratasse fiscais para atuar na região.

Com relação à parte que diz respeito aos municípios, as Prefeituras precisam assumir suas atribuições: gestão e fiscalização do tráfego urbano dentro das competências definidas pela resolução do CONTRAN: para isso necessitam instituir um órgão municipal específico, contratar agentes ou celebrar convênios com a Polícia Militar para o serviço de fiscalização.

Conforme o comandante, no Vale os problemas são maiores nas cidades mais populosas, que, em consequência, têm um maior fluxo de veículos. “Melhorar o trânsito é de interesse geral da sociedade”, comentou o major Jurandy, ao observar que existe uma necessidade dos municípios, especialmente os de maior movimento automotivo, assumirem suas atribuições como meio de solucionar grande parte dos problemas de trânsito que existe hoje em nossas áreas urbanas.

Marido mata esposa em seguida comete suicídio em Santana de Mangueira.

As primeiras informações chegadas a redação do Rekadinho, dão conta que o Sr. Francisco Miguel natural de Santana de Mangueira, realizou diversos disparos de arma de fogo contra sua esposa conhecida popularmente por Chiquinha de aproximadamente 30 anos, por volta das 11h30min desta quinta-feira. Francisca morreu na hora após os disparos. Logo em seguida Francisco cometeu suicídio, o fato ocorreu na própria residência do casal, que fica localizada na rua José Nunes próximo ao antigo hospital municipal.

O casal deixou dois filhos menores, o mais velho de apenas 12 anos, um terceiro filho do casal morreu atropelado pelo próprio pai no momento em que ele retirava o carro da garagem a cinco anos atraz. Ainda baseado nas informações, Francisco teria saído com vida, ao chegar à cidade de Boa Ventura ele não resistiu e veio a óbito.


Porta Retratos

Clique na imagem para ampliar

Filho/neto de Mãe Burrego, comemorou neste sábado 17, com parentes e amigos, seus 70 anos de existência com muito humor e vigor físico, Tiquinho ao lado dos seus dois sobrinhos Reginaldo e Carrapicho filhos do saldoso Danúbio . A animação da festa ficou por conta de Fabinho do Acordeon e Feitosa Vital com sonorização de Zé Rodrigues.


Imagem do Dia: mototaxistas se unem em marcha fúnebre no adeus a um dos mais antigos colegas

Mototaxista morreu aos 49 anos vítima de complicações cardíacas





Por Redação da Folha – Manhã dessa quarta-feira, 21. Um grupo de mototaxistas na vanguarda de uma marcha a caminho do cemitério de Itaporanga: é o sepultamento do colega Francisco de Assis Soares, conhecido como Bibi Mototáxi, que morreu na véspera aos 49 anos vítima de complicações cardíacas.

O mototaxista, um dos mais antigos da cidade, residia no conjunto Chagas Soares, deixou esposa, um filho e duas filhas. Ele atuava no transporte de pessoas desde o começo do serviço em Itaporanga, há 12 anos, e em um mesmo ponto: em frente ao Banco do Nordeste. Foto www.folhadovali.com.br

quarta-feira, 21 de março de 2012

Dados Biográficos - Merlânio Maia

EU POETA


DADOS BIOGRÁFICOS



Merlânio Maia, Paraibano de Itaporanga, alto sertão nordestino, descobriu-se poeta muito cedo e ali na sua cidade natal tornou-se um declamador e construtor de versos ainda menino, sua poesia cheia da imagem nascidas na raiz da Cultura Popular logo a todos encantou, como encanta até hoje.
Sua declamação cheia de ritmos, de cores, palavras e odores que só quem o escuta pode julgá-lo e avaliá-lo bem.
Seu estilo corre célere entre a poesia dos cantadores e os decassílabos clássicos, porém não fica tão somente por aí. Constrói sonetos em todas as métricas, além de poemas brancos.
Sua poesia cabocla, com seu ritmo e sua melodia viva, recheada de emoção, faz a plateia vibrar levando a uma reflexão crítica, porém, tudo temperado com uma boa dose do seu bom humor.
Hoje tem seis livros editados, cinco CDs da mais pura poesia nordestina e mais de cinqüenta folhetos de cordel.
Na sua trajetória tem feito inúmeros Shows pelo país afora levando a sua poesia recheada de espiritualidade e graça no nosso Brasil gigante.
Com sua poesia engajada, tornou-se um poeta da PAZ. Hoje coordena a ONG MOVPAZ - Movimento Internacional pela Paz e Não-violência, e assim, tem viajado este país levando o conceito de uma construção de consciência de Paz através da Educação pela Paz.
Com sua Poesia de conteúdo Espírita, viaja o Brasil inteiro fazendo Shows de conteúdo repleto de espiritualidade, levando sua verve poética e encantando a todos por onde passa.
Contatos:MERLÂNIO POETA MAIAJOÃO PESSOA/PB(83)9922-9660 - 3042-6660
www.merlaniomaia.com
merlanio@gmail.com

terça-feira, 20 de março de 2012

Porta Retratos - Bebé de Natércio

Bebé de Natércio é músico compositor e arranjador, licenciado em Música pela UFPB. Gravou o CD “Do Mato”, muito elogiado pela crítica. Como produtor cultural, já arranjou e produziu CDs de Bira Delgado, Chico de Pombal, Irah Caldeira, Daudeth Bandeira, Oliveira de Panelas, Elpídio Ferreira, Xico Bizerra, Bob Laureano, Marcos Maia, Merlânio Maia, Magalhães, Orquestra Nordestina Unha de Gato e da Banda de Metais e Percussão do Cefet-PB, entre outros. Bebé é professor de Música do IFPB e regente arranjador dos grupos de música da mesma instituição, além de ser maestro e professor da Filarmônica Manoel Firmino em Itaporanga-PB. Além de músico, Bebé de Natércio também é poeta cordelista, com 86 cordéis editados, pesquisador da Cultura Popular Nordestina e pós-graduado em GESTÃO PÚBLICA pelo IFPB.

Blocos oposicionistas de Itaporanga reagem a acordo e articulam-se para enfrentar Djaci


Deve surgir uma ou mais candidaturas para enfrentar o prefeito nas urnas



Por Sousa Neto/Folha do Vale
– A união entre o atual Djaci Brasileiro (PSDB) e o ex-prefeito Antônio Porcino (PMDB), dois antigos adversários que agora se aliançam para os próximos pleitos, motivou os partidos avessos à reconciliação e os não convidados ao banquete político a reagirem ao acordo.

Essa reação passa pela organização de uma frente oposicionista para enfrentar o prefeito Djaci, que é candidato à reeleição no próximo pleito com o apoio de Porcino. Há em Itaporanga hoje vários grupos políticos, que, unindo suas forças em uma única candidatura, podem acumular munição suficiente para combater o prefeito nas urnas e acertar o alvo pretendido.

E não são poucos os partidos oposicionistas, todos liderados por homens dispostos a, pelos menos, tentar um entendimento, entre os quais Herculano Pereira, do PPS; Nosman Barreiro Paulo, do PT do B; Audiberg Alves, do PTB; e Expedito Leite, do PSC; além de outras legendas que também podem engrossar essa frente, a exemplo do PT, do PRB e do próprio PSB, o partido do governador Coutinho e que, no município, é liderado pelo diretor da Aesa, Chico Lopes.

Conforme Nosman, que é assessor de Gabinete do governo, Ricardo Coutinho não deve ter ficado satisfeito com a atitude política de Djaci, que, embora aliado do governador, costurou um acordo com o PMDB para as próximas eleições sem ouvir Coutinho, “demonstrando não merecer a confiança nem o crédito político do governador”.

Mas, para Nosman, o desrespeito maior foi ao povo, que, segundo ele, não compactua com esse tipo de aliança, onde prevalece apenas os interesses pessoais, negociatas que favorecem somente Djaci e Porcino, transformando a política em um negócio particular. “Diante disso, eu estou determinado a buscar um entendimento com todos os partidos da verdadeira oposição, porque a união é que faz a força, e, juntos, seremos mais fortes”, comentou Nosman durante contato com a Folha (www.folhadovali.com.br), ao informar que planeja um grande encontro das oposições para definir os caminhos a serem seguidos.

Quem também reagiu com indignação ao acordo foi o vereador Herculano Pereira. Ele criticou a postura das duas lideranças, que, conforme o parlamentar mirim, passaram anos se digladiando moralmente e, agora, se unem em um acordo que se construiu em detrimento do povo e é uma afronta ao interesse coletivo, prevalecendo, tão somente, os interesses pessoal e eleitoral dos dois políticos.

Pausa poética


“Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos tendo pés, não me alcancem; tendo mãos, não me peguem; tendo olhos não me vejam e nem em pensamentos eles possam me fazer mal.” Dani Bastos

segunda-feira, 19 de março de 2012

Porta Retratos

O Agente Ambiental, Whéllyson e Dr. Romulo Paulo Cordão, Promotor de Justiça


O engenheiro Agronomo Whéllsyson Cordão

Agente da Policia Militar Ambiental do Estado , Dr Whéllyson e o promotor de Justiça Dr. Romúlo Paulo Cordão.

Clique na imagem para ampliar


Dr Whéllyson Cordão , curtindo as belezas do Piauí

sábado, 17 de março de 2012

Pausa poética


“Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo.” Dom Helder Câmara

sexta-feira, 16 de março de 2012

Mais um assassinato na guerra entre duas famílias rivais em Aguiar: é a sexta morte

Execução foi na manhã desta sexta-feira no centro da cidade



Por Redação da Folha
– Mais um capítulo trágico do drama sangrento que vive duas famílias rivais de Aguiar teve seu desfecho na manhã desta sexta-feira, 16. Passava das 8h quando dois homens em uma moto Bros vermelha mataram a tiros o machante Francisco Gomes da Silva, de 48 anos, conhecido como Chico Buchudo, que era cunhado do ex-policial Militar Francisco Gerson de Lacerda, assassinado em 2010, o que motivou a briga entre as famílias Regina e Lacerda, que já resultou em seis assassinatos envolvendo os dois lados, segundo a polícia.

Chico foi morto na calçada da própria casa, que fica no centro da cidade, nas proximidades dos Correios. Segundo as primeiras informações policiais repassadas à Folha (www.folhadovali.com.br), os dois homens aproximaram-se rapidamente na motocicleta e dispararam contra a vítima, que foi atingida por um tiro no peito direito, que atravessou as costas, e ainda chegou a ser socorrida para o hospital, mas não resistiu.

Policiais militares e civis de todo o Vale estão mobilizados na tentativa de capturar os autores do crime, possivelmente pistoleiros contratos para executar Chico, que era ligado à família Lacerda, mas há menos de três meses, no dia 22 de janeiro passado, um membro da família Regina, o advogado e ex-vereador Gregório Soares Neto, de 62 anos, também foi assassinado a tiros na zona rural de Coremas.

Assim que foram informados do assassinato de Chico, os delegados José Pereira e Glêberson Fernandes deslocaram-se a Aguiar para realizar os primeiros procedimentos investigativos. Depois da perícia, o corpo da vítima será encaminhado ao IML de Patos para exame cadavérico e, em seguia, entregue à família para o sepultamento.

Além da morte de Chico e Gregório, a polícia atribui o assassinato de outros quatro homens (Francisco Gerson, Zé Buchudo, Rubarrão e o ex-policial F.Leite) também ao conflito familiar. Ao todo são seis mortes nos últimos dois anos, com perdas dos dois lados. Foto: Arquivo Folha - Chico Buchudo foi morto na calçada de casa.

terça-feira, 13 de março de 2012

Falso empresário que aplicou golpes no comércio de Itaporanga é preso no Pernambuco


Prisão ocorreu na tarde desta segunda depois que ele aplicou vários golpes na região de Petrolina


Por Redação da Folha - Lindemberg Fernandes da Silva (foto), de 66 anos, foi preso ao meio-dia e meia desta segunda-feira, 12, quando se articulava para fazer novas vítimas, desta vez no comércio da cidade de Santa Maria da Boa Vista, que fica a 100 quilômetros de Petrolina (PE), conforme apurou a Folha (www.folhadovali.com.br).

A Polícia Civil da cidade já tinha conhecimento dos crimes de estelionato praticados pelo idoso em três cidades da região e não teve dificuldade para prendê-lo. O acusado já aplicou golpes em, pelo menos, quatro estados nordestinos, chegou a ser preso também em Caicó (RN) e responde a vários processos pelo Nordeste afora, inclusive em Itaporanga.

Por aqui ele passou em novembro de 2011, deixando um rastro de prejuízo no comércio superior a 35 mil reais. Bem vestido, falante e carismático, recorre sempre a uma mesma tática para consumar o golpe: chegou dizendo que iria montar uma loja (Carajás Pneus), e, para ganhar credibilidade, alugou um imóvel e botou placa no negócio. Em seguida, comprou imóveis, tomou dinheiro emprestado e fez várias compras no comércio local, mas desapareceu sem pagar a ninguém.

Somente em uma única loja da cidade, o falso empresário comprou mais de dez mil reais em móveis e eletrodomésticos; aplicou mais um golpe de 5 mil em um comércio de tecidos; outro de 2 mil em uma loja de roupas; e tomou 4 mil emprestado a um comerciante local e 15 a outro, e também não pagou. Uma bijuteria foi vítima do golpista e até uma casa e uma propriedade o homem chegou a comprar, mas os imóveis foram recuperados.

Pelo menos três comerciantes locais procuraram a delegacia e prestaram queixa contra o estelionatário, mas ele deixou Itaporanga sem ser preso, e, apesar da extensa ficha criminal, a prisão desta tarde em Santa Maria da Boa Vista poderá ainda não deter o homem. Segundo o agente de investigação Regivan, um dos responsáveis pela detenção de Lindemberg, dificilmente ele ficará na cadeia. O estelionato é um crime com pena de reclusão de 1 a 5 anos, mas o acusado pode responder em liberdade.

sábado, 10 de março de 2012

História da Charge

A Charge é um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com uma ou mais personagens envolvidas. A palavra é de origem francesa e significa carga, ou seja, exagera traços do caráter de alguém ou de algo para torná-lo burlesco. Muito utilizadas em críticas políticas no Brasil. Apesar de ser confundido com cartoon (ou cartum), que é uma palavra de origem inglesa, é considerado como algo totalmente diferente, pois ao contrário da charge, que sempre é uma crítica contundente, o cartoon retrata situações mais corriqueiras do dia-a-dia da sociedade.

Mais do que um simples desenho, a charge é uma crítica político-social onde o artista expressa graficamente sua visão sobre determinadas situações cotidianas através do humor e da sátira. Para entender uma charge não precisa ser necessariamente uma pessoa culta, basta estar por dentro do que acontece ao seu redor. A charge tem um alcance maior do que um editorial, por exemplo, por isso a charge, como desenho crítico, é temida pelos poderosos. Não é à toa que quando se estabelece censura em algum país, a charge é o primeiro alvo dos censores.

O termo charge vem do francês charger que significa carga, exagero ou, até mesmo ataque violento (carga de cavalaria). Isto significa aqui uma representação pirctográfica de caráter, como diz no primeiro parágrafo, burlesco e de caricaturas. É o cartoon, mas que satiriza um certo fato, como ideia, acontecimento, situação ou pessoa, envolvendo principalmente casos de caráter político que seja de conhecimento do público.

As charges foram criadas no princípio do século XIX, por pessoas opostas a governos ou críticos políticos que queriam se expressar de forma jamais apresentada, inusitada. Foram reprimidos por governos (principalmente impérios), porém ganharam grande popularidade com a população, fato que acarretou sua existência até os tempos atuais.


Pausa poética


“Garçons e mulheres. Não posso viver sem elas nem eles, mas consigo entendê-los.” Jaguar

Três homens, entre eles dois piancoeses, são presos com armas, e soltos mediante fiança

As constantes prisões por porte e posse ilegal de arma no Vale são resultado da intensifcação das blitz e operações da Polícia Militar visando a prevenção do crime


Por Redação da Folha - Três homens, entre os quais um padeiro ibiarense e dois jovens de Piancó, foram presos no final da tarde dessa quinta-feira, 8, em Ibiara, pela Polícia Militar, e soltos na tarde desta sexta, mas somente dois foram autuados pelo delegado Steferson Gomes e tiveram que pagar fiança para serem liberados.

As prisões são o resultado de operações e blitz constantes que a Polícia Militar do Vale está fazendo em toda a região contra o porte de arma e outros delitos. A primeira detenção ocorreu em um bar de um senhor chamado Severino Gringo, onde a polícia encontrou uma espingarda batebucha e munição para carga, que pertenciam ao padeiro Erivaldo Paulino da Silva, de 35 anos, que foi preso e conduzido à delegacia, mas, na tarde desta sexta, depois de pagar 250 reais de fiança, foi solto para responder em liberdade ao processo por posse ilegal de arma e munição.

Os dois outros presos são os piancoenses João Paulo de Sousa, de 23 anos, morador da Rua Ademar Leite, e Cícero Antônio da Silva, do bairro Caixa D’água. Eles foram à cidade para uma competição de sinuca e estavam em um Gol, placa MNC-4711-PB, de própriedade de Cícero, quando foram abordados pela polícia. No interior do veículo foi encontrado um revólver calibre 38 com três munições intactas, conforme apurou a Folha (www.folhadovali.com.br).

A arma pertencia a João Paulo, que pagou 890 reais de fiança e vai responder ao processo em liberdade, já Cícero foi solto sem indiciamento por não ficar evidenciado que ele sabia que o colega havia guardado a arma no carro. Foto (PM): polícia intensifica blitz contra o crime.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Pausa Poética



“O homem vangloria-se de ter imitado o vôo das aves com uma complicação técnica que elas dispensam.” Carlos Drummond de Andrade

quinta-feira, 8 de março de 2012

Charges do Kadinho

Preso, e com a boca no mundo

Clique na imagem para ampliar
Vivemos a era da comunicação, principalmente dentro dos presídios:

quarta-feira, 7 de março de 2012

China quer importar 300 mil jegues da Paraíba e demais Estados do Nordeste

Em meio a tantos produtos brasileiros exportados para a China, surgiu, recentemente, um novo objeto do desejo que não faz parte das nossas riquezas naturais, nem da cultura agrícola.


Trata-se do popular jegue nordestino. Há cerca de um mês, um acordo o Brasil e o país asiático liberou o intercâmbio de asnos, que são utilizados na China na induústria de alimentos - isso mesmo, eles comem carne de burro - e na de cosmético.

Os chineses pretendem importar 300 mil jumentos por ano do Nordeste, onde o animal é encontrado em abundância. Além de movimentar a economia local, a iniciativa ainda vai resolver o problema de excesso de oferta de jegues na região. Com as facilidades de financiamento, houve um crescimento muito grande do uso de motos para o transporte local e os jegues estão perdendo espaço para a concorrência.

Em junho de 2011, um grupo de empresários chineses percorreu o Nordeste, desde a Bahia até Paraíba, conversando com fazendeiros e políticos. Aos políticos locais, o grupo propôs um programa de garantia de compra dos burros a preços de mercado, envolvendo até linhas de crédito, por meio de um sistema batizado de Projegue. Mas o projeto ainda não deslanchou.

A China abate 1,5 milhão de burros ao ano, produzidos no país, na Índia e na Zâmbia. O processo envolve tecnologia de ponta, com melhoria genética, cuidados na produção de alimentos específicos e assistência técnica.

Notícias de Sousa-PB

Motocilcista é acidentado em Sousa e fica caído agonizando até ser socorrido; momentos antes dele morrer.

O SAMU socorreu a vítima para o Hospital Regional de Sousa, que acabou não resistindo aos ferimentos e morreu.
Durante este sábado (03), foi registrado um grave acidente de trânsito com uma vítima fatal, na cidade de Sousa. O senhor Francisco Ferreira da Silva, de 66 anos, estava conduzindo uma motocicleta, conhecida popularmente como cinquentinha, de cor preta, quando foi surpreendido por um caminhão, que não foi identificado.

Após o acidente o condutor do caminhão fugiu do local sem prestar socorro à vítima.
O SAMU foi acionado e socorreu a vítima para o Hospital Regional de Sousa, que acabou não resistindo aos ferimentos e morreu.

Pausa Poética



“Quem quiser me ver / Me procure aqui mesmo / Quando chega o Carnaval. / Seja noite ou dia, / Aqui tudo é alegria e alegria não faz mal.” Capiba

terça-feira, 6 de março de 2012

De volta para o passado

Maranhão entrega Medalha a Ronaldo Cunha LimaImagem histórica. Aliados de ontem, adversários de hoje!
José Maranhão entrega Medalha Antônio Mariz ao ex-senador, Ronaldo Cunha Lima.
A foto é de abril de 1998 e foi enviado pelo leitor, Walker.

Entrevista do então deputado federal, Cássio Cunha Lima, durante as plenárias de elaboração da Constituição Federal de 1988.

Notícias da Paraíba

O Fórum Latino-Americano de TV Digital acontecerá quinta e sexta-feira, na Estação Cabo Branco em João Pessoa, e discutirá as inovações e os desafios da política brasileira para o setor da TV digital. Também serão apresentados casos de sucesso em aplicações interativas desenvolvidas na América Latina.

A jornalista Lídia Moura participará ativamente das comemorações alusivas ao Dia Internacional da Mulher. Hoje em Campina Grande será coordenadora da mesa de abertura da VII Semana da Mulher e amanhã debaterá no projeto Combate à discriminação de sexo, raça e etinia, em Pombal.

Pausa Poética

“É graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa. Mas graça das graças é não desistir nunca.” Dom Hélder Câmara.

sábado, 3 de março de 2012

Wynton Marsalis - Jazz in Marciac 2009




Wynton Learson Marsalis (Nova Orleans18 de outubro de 1961) é um trompetista ecompositor estadunidense.
Conhecido pela sua sisudez e seriedade ao tratar a música, é um músico polêmico. Diretor do Jazz at Lincoln Center em Nova Iorque, é considerado "embaixador da música americana" pelo seu profundo respeito e divulgação das tradições musicais.
Começou na música muito cedo, tendo manifestado profundo interesse pelo jazz e pela música erudita. É considerado um dos maiores "virtuoses" do trompete atualmente. A lista de músicos com os quais já colaborou inclui Dizzy GillespieArturo SandovalHerbie HancockJack DeJohnetteBobby McFerrin, entre outros.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Namorado da professora executada a tiros narra detalhes da perseguição e morte da vítima

Depoimento do namorado, que acompanhava a mulher no momento do crime, encerra o inquérito, mas outro será aberto
Por Redação da Folha – O agricultor Amadeus Cosmo, de 38 anos, namorado da professora Auridélia Inácio da Silva, de 33 anos, executada a tiros em Itaporanga no final da tarde do domingo, 26, e principal testemunha do crime, prestou depoimento ao delegado Cristiano Santana, que apura o caso.

Amadeus, que reside em Conceição e tinha chegado recentemente de Petrolina, onde trabalha, conduzia a professora em uma moto pela rodovia PB-386, quando o casal foi perseguido e a mulher terminou morta com dois tiros no rosto pelo ex-namorado, o boaventurense Francisco Martins Félix Filho, que foi preso em flagrante e está recolhido à cadeia de Itaporanga.

A professora, que residia no sítio Fazenda Nova, município de Santa Inês, retornava para casa com o namorado depois de fazer as provas do concurso público da Prefeitura de Conceição, que designou parte dos candidatos para Itaporanga em função do grande número de inscritos.

Conforme o depoente, o casal começou a ser perseguido a partir do sítio Vaca Morta, onde o acusado trabalhava como vigilante em uma tecelagem: foram 2,5 Km de aflição e agonia, um caminho sem volta para a professora. Em uma moto bem mais potente, o autor do crime não demorou para alcançar a motocicleta onde Auridélia e o namorado trafegavam. Na tentativa de se livrar da perseguição, Amadeus entrou em uma propriedade do sítio Gangorra, onde um grupo de pessoas encontrava-se, mas, ao forçar a passagem, jogando a moto contra uma cancela de madeira, a vítima caiu, momento em que Francisco chegou e disparou dois tiros no rosto da mulher. Segundo a testemunha, ela ainda implorou para não ser morta, mas, impiedosamente, foi alvejada a queima-roupa.

Muito abalado emocionalmente, Amadeus disse ao delegado que nada pode fazer para salvar a namorada, e se tivesse ficado no local também teria morrido. Temendo por sua própria vida, ele seguiu na moto, mas horas depois do fato apresentou-se à delegacia para prestar depoimento.

O homem contou também que Auridélia havia terminado o namoro com o acusado há mais de um ano e ninguém imaginava que ele fosse capaz de tamanha brutalidade. Amadeus também já tinha namorado a vítima anteriormente, reativando o relacionamento depois de sua chegada de Petrolina, meses atrás.

Mãe de dois filhos de um relacionamento antigo, a professora era uma figura muito querida na comunidade onde vivia. Sonhava com dias melhores e, movida por esse desejo, veio a Itaporanga fazer o concurso público para se efetivar no magistério, mas seus planos e sonhos de felicidade ficaram por aqui mesmo, tingidos de sangue e terra.

Preso em flagrante pela Polícia Militar no local onde trabalhava, para onde retornou depois do crime, Francisco foi autuado por homicídio qualificado e porte ilegal do revólver calibre 38, que também não tem registro. Ele está recolhido à cadeia local, e, em contato com a Folha (www.folhadovali.com.br) três horas após do fato, disse que perdeu a cabeça ao ver a mulher por quem ainda nutria sentimento ao lado de outro homem.

Conforme o delegado Cristiano Santana, que se surpreendeu com a frieza e perversidade do homicida, um outro inquérito policial será aberto para apurar a origem da arma utilizada pelo vigilante para matar a professora. Fotos (Folha e PM) acusado e a arma do crime.