quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Casa do Estudante abre vagas para jovens do Vale que desejam estudar em João Pessoa

inscrições já estão abertas  




Por Isaías Teixeira/Folha do Vale - Os estudantes de baixa renda da região que desejam cursar o ensino médio em escola pública de João Pessoa, mas não têm ondemorar, poderão se inscrever a partir desta sexta-feira, 1º , na Fundação Casa do Estudante (Funecap - foto), caso queiram utilizá-la como residência.

As inscrições são feitas na própria Casa do Estudante, que fica localizada na Rua da Areia, nº 567, centro de João Pessoa, das 8h às 12h e 14h às 18h. Estão sendo oferecidas 40 vagas para todo o interior do estado. Os candidatos inscritos deverão passar por uma seleção, conforme apurou a Folha (www.folhadovali.com.br).

De acordo com o Governo do Estado, “as vagas são destinadas a estudantes do sexo masculino, reconhecidamente carentes e comprovadamente matriculados na Rede Pública de Ensino Médio da cidade de João Pessoa, nos turnos da manhã e tarde, salvo quando estiver exercendo alguma atividade laboral nos referidos turnos; ter renda familiar mensal que não ultrapasse o valor de um salário mínimo e meio e apresente, no ato da inscrição, os documentos exigidos. No caso de exercer atividade empregatícia, mesmo que comprovada, o candidato não poderá ter o horário escolar comprometido, cabendo aprovação da direção da Casa”.

No ato de inscrição, o candidato deverá levar os seguintes documentos: cópia de RG e CPF; comprovante de rendimento (IR, INSS, contracheque, declaração do contador ou sindicato rural); cópia de comprovante de residência (água, luz, contrato ou recibo de aluguel); histórico escolar e comprovante de matrícula; uma foto 3×4; atestado de conduta; autorização dos pais ou responsável por menor de idade para residir na Casa do Estudante, com firma reconhecida em cartório.

Seleção e contatos - A seleção dos estudantes será feita por meio de avaliação e de entrevista com os candidatos. O resultado deverá ser divulgado ate o dia 7 de fevereiro e o período de recadastramentos dos residentes está previsto para os dias entre 7 e 15 de fevereiro, segundo o governo.

Mais informações poderão ser obtidas através dos telefones: (83) 3218-4252 e 3218-4253. A Funecap tem como diretor-executivo Othon Gama.

Histórico – A Funecap tem 76 anos de existência. Durante esse longo período, a Casa do Estudante foi morada de figuras ilustres do Vale, como o ex-governador e deputado estadual Wilson Braga; o engenheiro e ex-secretário estadual de Recursos Hídricos José Silvino; e o saudoso jornalista e ex-deputado estadual Soares Madruga.

O irmão de Madruga, o pediatra, escritor e também ex-deputado estadual Paulo Soares, também foi outra personalidade importante que morou na mais conhecida residência da Rua da Areia. Paulinho, como é mais conhecido no meio plítico e intelectual, publicou um livro de memórias (Nos Tempos do Pedro Américo), que, entre outros tópicos, relembra sua rica passagem pela Funecap na década de 50.


domingo, 27 de janeiro de 2013

Notícias do Rio Grande do Sul ,Santa Maria

Número de mortes após incêndio em boate já chega a 233, afirma polícia

Incêndio deixa mortos em boate de Santa Maria (Foto: Germano Roratto/Agência RBS)

Fogo começou por volta das 2h30 de domingo (27) durante festa em boate.
Resgate de corpos foi concluído; feridos são 

levados a hospitais da região.



O incêndio ocorrido na madrugada deste domingo (27) na boate Kiss, em Santa Maria, Região Central do Rio Grande do Sul, já deixou pelo menos 245 mortos, segundo a Brigada Militar. O resgate dos corpos no local da tragédia foi concluído no final da manhã. Pelo menos outras 48 pessoas ficaram feridas e foram levadas para atendimento em hospitais da região. O número total de vítimas fatais e de feridos ainda é desconhecido.

A polícia e o Corpo de Bombeiros ainda trabalham no local em busca de mais informações sobre as circunstâncias da tragédia.
Segundo informações preliminares, o fogo teria começado por volta das 2h30, depois que o vocalista da banda que se apresentava fez uma espécie de show pirotécnico, usando um sinalizador.
As faíscas teriam atingido a espuma do isolamento acústico no teto da boate e iniciado o fogo, que se espalhou em poucos minutos.
O incêndio provocou pânico entre os presentes, e muitas pessoas não conseguiram acessar a saída de emergência.
O número de pessoas que estavam na boate ainda não foi confirmado. A festa reunia estudantes da Universidade Federal de Santa Maria, dos cursos de Pedagogia, Agronomia, Medicina Veterinária, Zootecnia e dois cursos técnicos.


Clique na imagem para ampliar
Banner de divulgação da festa na boate Kiss











sábado, 26 de janeiro de 2013

Forró do Tchê - AO VIVO



A cantora das grandes multidões (Elayne Tyne) com uma vasta experiencias  em grandes bandas de forró como Garota Safada, Forró da Xeta e Forró do Muído. Hoje canta e encanta seus  fãs na banda  Forró Tchê (www.forrodotche.com.br), no estado de Alagoas  e pelo Brasil.



sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

A GAROTA DA SEMANA

A belíssima (Sousense) Geane Oliveira (Foto:Cortesia)

De volta para o pasado

                               alcapone2.jpg (25958 bytes)
                                                          Clique na imagem para ampliar
Há 114 anos, nascia em Nova York, o mafioso Al capone, que morreu no dia 26 de janeiro de 1947.




Anvisa proíbe venda de álcool líquido a partir do dia 1º de fevereiro de 2013


Medida visa reduzir número de casos de queimaduras e ingestão acidental. Empresas que descumprirem norma serão notificadas e perderão o registro


Determinação da Anvisa entra em vigor a partir de 1º de fevereiro Foto: Marlon Tavoni/EPTV

A partir do dia 1º de fevereiro o consumidor não vai mais encontrar nas prateleiras dos supermercados o álcool líquido. Depois da polêmica da proibição da venda desse produto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai retirá-lo novamente de circulação e apenas o álcool em gel poderá ser comercializado.

A medida que proíbe a fabricação e a comercialização do álcool líquido no país tem o objetivo de reduzir o número de casos de queimaduras e ingestão acidental, especialmente em crianças. O veto começou em 2002, após uma resolução da Anvisa, que foi suspensa por decisão judicial a favor do setor industrial.

Em agosto de 2012, a Justiça Federal derrubou a decisão e agora não há mais possibilidade de recurso. Com a queda da liminar, o prazo para as indústrias se adequarem às novas exigências é dia 31 de janeiro.

A partir de 1º fevereiro, todo estoque irregular no mercado deve ser recolhido. Caso o consumidor encontre álcool líquido disponível para venda, a Vigilância Sanitária Municipal deve ser comunicada e o produto será apreendido.

As empresas que não se adequarem à norma serão notificadas por irregularidade e, por consequência, sofrerão o cancelamento dos registros.

Motivos

O álcool líquido aumenta os riscos de acidente com queimaduras graves. A apresentação em gel evita que, em caso de derramamento, o álcool tenha contato com grandes áreas do corpo, como ocorre na forma líquida. Além disso, o gel rende três vezes mais que o líquido.

Pausa Poética

“Os ideais que iluminaram meu caminho e sempre me deram coragem para enfrentar a vida foram: a verdade, a bondade e a beleza”. Albert Einstein




quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Curva da Morte: Acidente na rodovia PB-361 mata Engenheiro Agrônomo no Vale do Piancó. Confira!


Um grave acidente na tarde desta quinta-feira (24) tirou a vida do Engenheiro Agrônomo Gerardo Marques Evangelista, 64 anos natural de Sousa-PB. A vítima morava há muito tempo na cidade de Itaporanga onde prestava os seus serviços, ele era casado com a professora Lucinha Martildes natural de Conceição-PB.



Segundo testemunhas, Gerardo havia saído da cidade de Ibiara pouco tempo antes do acidente, ele estava em uma churrascaria e consumia bebida alcoólica, que provavelmente pode ter sido a causa do acidente.

Com o impacto, o Fiat UNO de cor prata, ficou totalmente deteriorado. O SAMU foi solicitado e socorreu a vítima ainda com vida, ao chegar em Itaporanga ele não resistiu e veio a óbito. O corpo já está no necrotério local para ser entregue a família.



O Engenheiro é mais uma vítima da curva da morte, localizada na Rodovia PB-361, no trecho que liga as cidades de Boa Ventura a Itaporanga. A menos de seis meses um ex-patrulheiro da (PRF) Antônio Diniz  morreu no mesmo local.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Colecionadora local bota à venda algumas de suas antiguidades, muitas delas peças raras

Das moedas do século XVIII a um dos mais antigos aparelhos telefônicos




Por Redação da Folha – Maria das Graças Soares ou dona Licô, como popularmente é conhecida em Itaporanga, alimenta duas paixões: a cozinha, onde ganhou a vida e criou as três filhas, e a coleção de antiguidades.

Popular pela culinária, ela começou trabalhando em casa de família e, depois, botou seu próprio negócio. Do café que servia na feira livre de Itaporanga, progrediu para um restaurante e, até hoje, vive do comércio de refeição.

Natural do sítio Lourenço, município de Serra Grande, dona Licô veio para Itaporanga em busca de dias melhores, deixando para trás o trabalho duro da roça e a própria família. Aqui não demorou a encontrar trabalho e aqui temperou o seu futuro.

No começo da década de 80, veio o interesse por antiguidades: dinheiro em papel e moedas, algumas delas de dois séculos atrás; objetos domésticos; e outras peças antigas e raras, como um dos primeiros modelos de rádio e um aparelho telefônico antiguíssimo, hoje ocupam seu restaurante, onde também reside, conforme apurou a Folha (www.folhadovali.com.br).

Mas toda essa preciosa coleção está à venda: ela resolveu desfazer-se da maior parte de suas antiguidades, e os interessados podem entrar em contato pelo celular (83) 99009871. Foto (www.folhadovali.com.br): dona Licô mostra algumas de suas preciosidades.

domingo, 13 de janeiro de 2013

Saúde

Informática sob suspeita


Em 13 de janeiro de 1989, inicia o ataque do primeiro vírus mundial de computador, um dos

 maiores problemas até hoje para os programadores em informática. O Sexta-feira 13 é o 

mais conhecido, mas atualmente são contabilizados pelo menos outros 14 mil vírus em todo

o mundo.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Porta Retrato

Clique na imagem para ampliar
A bonita Itaporanguense  Luana Dantas (Foto: Cortesia)

Morre a professora Laura Araújo, um dos grandes nomes da educação de Itaporanga


Pelas lições de Tia Laura passaram várias gerações




Por Isaías Teixeira/Folha do Vale - Itaporanga perdeu na madrugada desta sexta-feira, 11, um dos seus maiores expoentes na educação. A professora Laura Araújo faleceu à meia-noite, no hospital local, aos 82 anos, deixando um legado educacional importante e imorredouro: a escola que ela criou décadas atrás continua pelas mãos de suas filhas.

O corpo da professora está sendo velado na sua residência, localizada ao lado da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, e o sepultamento será às 16h, no cemitério Mãe de Misericórdia, em Itaporanga, conforme apurou a Folha (www.folhadovali.com.br).

Tia Laura, como era carinhosamente chamada, nasceu em Serra Branca, atualmente município de Santana dos Garrotes, mas aos oito anos veio morar em Itaporanga, onde, após sua aposentadoria no setor público, fundou um dos mais importantes colégios de educação infantil da Paraíba: o Instituto Educacional Santa Mônica.

Tia Laura era filha da dona de casa Alexandrina Araújo e do agricultor e ex-vereador Adauto Antônio Araújo, que dá nome ao parlamento mirim itaporanguense. Viúva, ela deixa cinco filhos, quatro dos quais mulheres.

No dia 25 de agosto de 2009, em sua edição impressa 155, a Folha do Vale publicou uma matéria sobre a trajetória pessoal e profissional da educadora. Veja a íntegra da reportagem:

A obra educacional de Laura Araújo

A história da professora Laura Araújo e a história da educação de Itaporanga durante quase todo o século vinte mostram-se tão intrínsecas que, ao repórter, parece impossível falar de uma e não tratar da outra. Ambas se reclamam e se unem de tal forma que se torna ingênua e vã a tentativa redacional de separá-las.

Grande parte dos itaporanguenses e boaventurenses alfabetizados e instruídos nas últimas cinco décadas do século anterior passaram pelas mãos, ou melhor, pela palmatória de Laura Araújo. “Eu sempre fui rígida com meus alunos, mas também sabia agradá-los e discipliná-los, e meu método sempre foi eficaz para fazer o aluno aprender ler rápido”, comenta sorridente a professora, que no dia 15 de novembro próximo fará 79 anos, mas a lucidez e o carisma não envelhecem no rosto da educadora.

Filha da dona de casa Alexandrina Araújo e do agricultor Adauto Antônio Araújo, um dos primeiros presidentes da Câmara Municipal de Itaporanga e que dá nome ao legislativo, Tia Laura, como era tratada pelos seus alunos, nasceu em Serra Branca, hoje município de Santana dos Garrotes, e “foi lá onde eu conheci as letras, com o professor Miguel Madeiro, e não era fácil conseguir professor naquele tempo, mas meu pai, apesar de ser um homem analfabeto, sempre deu oportunidade aos filhos para estudar, e dizia: eu sou analfabeto, mas vou deixar o meu nome; façam também o nome de vocês”.

Laura Araújo seguiu à risca o conselho do pai e cravou seu nome na história da educação de Itaporanga, mas precisou vencer muitas batalhas para alcançar tudo o que conquistou em um tempo em que o ensino era um privilégio de poucos, mas, ao mesmo tempo, um desafio que poucos conseguiam vencer, mesmo os mais abastados. Ela chegou à cidade com oito anos e no momento em que Itaporanga ganhava sua primeira grande escola pública: o Dom Vital, hoje Semeão Leal. Foi uma feliz coincidência, mas não a única: quando deixou o Semeão foi o tempo em que nascia o Padre Diniz, a primeira escola secundária do município e uma das primeiras de todo o interior paraibano.

A escola chegou por obra das Irmães Missionárias Carmelitas no final da década de 40 com o objetivo de formar professoras dada a carência de educadores, naquela época, nesta região. Na foto da primeira turma de normalista de Itaporanga, diplomada em dezembro de 1949, aparecem 17 rostos femininos em preto e branco: um deles é o de Laura Araújo. Ela se emociona ao falar desse tempo pela lembrança de algumas de suas amigas e companheiras de formatura, entre as quais Adália Nitão, Emília Brasilino e Maria Nazaré Lima, falecida este ano: “Nazaré foi uma grande professora e muito minha amiga: eu senti muito sua morte”.

A missão de educar

Depois de formada, a professora Laura passou a dar aula particular: montou uma escola onde hoje é o prédio da Telemar/Oi e encaminhou à educação centenas de itaporanguenses. Depois foi contratada pela Prefeitura de Boa Ventura para dar aula no sítio Nazaré, onde lecionou durante uma década.

“Eram120 alunos e eu dava conta de tudo sozinha: eu recebia crianças e jovens de todo canto e muitos vinham de sítios distantes e até de outros municípios, como Diamante”, comenta a professora, que, posteriormente, passou a trabalhar pelo Estado e voltou a Itaporanga, onde lecionou no grupo Lindolfo Ramalho.

A aposentadoria não foi o fim de sua trajetória educacional, mas o começo da concretização de um sonho: em 1981 fundou o Instituto Educacional Santa Mônica. O nome que deu à escola é uma homenagem à santa de sua devoção e ao clube de mães que presidiu durante muito tempo e que tinha a mesma denominação.

Laura Araújo lecionou em seu instituto até 87. Deixou a sala de aula, mas não a escola, que é dirigida por duas filhas (Verônica e Ritinha). “Essa escola é minha grande realização de vida, é um orgulho para mim, porque educação é uma fonte santa”, enfatiza. E para amenizar a saudade do tempo em que dava aula, de vez em quando ela entra em uma sala para aconselhar os alunos e rezar com eles. Sua casa fica dentro da escola e esse contato diário com a criançada é para “vovó Laura” um grande prazer: “É a melhor felicidade da vida”.

Educadora por vocação

Viúva há 16 anos do agricultor Manoel Sabino de Araújo, Laura Araújo teve cinco filhos: um homem e quatro mulheres, três das quais seguiram os passos profissionais da mãe. “Mas eu queria era que todos fossem professores”, diz a educadora, cuja maior preocupação sempre foi fazer com que nenhuma criança ficasse fora da escola, a começar pelos próprios filhos e sobrinhos. Não pôde educar o mundo inteiro, mas fez sua parte na instrução de milhares de vidas durante meio século de lições bem dadas: do ensino antigo ao moderno; da palmatória aos métodos mais evoluídos de motivação para a aprendizagem.

Laura Araújo não é eterna, mas a obra educacional que ergueu é imortal. Seu legado é uma árvore frutífera, que continuará derramando sementes de saber por muitas gerações. Plantar uma escola é uma contribuição indiscutível para o bem social. Foto (www.folhadovali.com.br): Tia Laura deu um grande contributo à educação local.