segunda-feira, 29 de abril de 2013

Corpo de Paulo Vanzolini é enterrado no cemitério da Consolação em SP




O corpo do compositor Paulo Vanzolini foi enterrado no final desta tarde de segunda-feira (29) em São Paulo, acompanhado por cerca de cem pessoas no Cemitério da Consolação. Antes do enterro, o corpo, que chegou às 16h40 no local, foi levado a uma capela para o cumprimento de orações. Entre os presentes, estava a cantora Yara Marques, que falou ao UOL sobre a amizade com o artista de 89 anos.
Compositor e zoólogo, Paulo Vanzolini  morreu no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. A causa da morte do artista, autor do clássico "Ronda", não foi divulgada a pedido da família. Vanzolini está internado desde quinta-feira, com quadro de pneumonia extensa, segundo os médicos Maurício Wajngarten e Miguel Cendoroglo Neto, que assinaram o último boletim médico pela manhã de domingo.
Autor de sambas consagrados, como "Volta por Cima", "Samba Erudito" e "Praça Clóvis", Vanzolini foi interpretado por grandes nomes da MPB, como Chico Buarque, Miúcha, Maria Bethânia, Paulinho da Viola e Inezita Barroso.
Sua última aparição pública foi no Teatro Oficina, em São Paulo, no mês de março, durante um evento beneficente para levantar fundos à Casa de Francisca. No mesmo mês, recebeu o Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) pelo conjunto da obra. O compositor subiu ao palco para receber o troféu em uma cadeira de rodas e foi aplaudido de pé pela plateia.

Vanzolini faria um show na sexta-feira e no sábado no clube Casa de Francisca, no Jardim Paulista, com acompanhamento de sua companheira, a cantora Ana Bernardo, e de amigos como o violonista Ítalo Perón e o pianista e cartunista Paulo Caruso.

Paulo Vanzolini deixa cinco filhos, entre eles o diretor e integrante da produtora Conspiração Filmes, Toni Vanzolini.

PAULO VANZOLINI NÃO GOSTAVA DE "RONDA"

domingo, 28 de abril de 2013

Aniversário sem graça e sem carne: Itaporanga está sem matadouro público há dois anos


Maior cidade regional hoje depende do abatedouro de Pedra Branca




Por Redação da Folha – No último dia 13 de abril, Itaporanga registrou um aniversário não muito honroso: nessa data, dois anos atrás, a Justiça local, em atenção a um pedido doMinistério Público, determinava o fechamento do matadouro público da cidade.

Vários fatores levaram a Justiça a interditar o abatedouro da Prefeitura, entre os quais sua localização em área urbana, o que é ilegal, e falta de condições mínimas de funcionamento e higiene.

Dias após a decisão, a Prefeitura recorreu ao Tribunal de Justiça, na tentativa de reabrir o matadouro, mas o TJ referendou a decisão da 3ª Vara da comarca, mantendo a interdição.

O fechamento trouxe graves transtornos e prejuízos para os marchantes e açougueiros locais e aumentou o número de abates clandestino, acarretando riscos à saúde da população, conforme apurou a Folha (www.folhadovali.com.br).

Atualmente, os marchantes estão utilizando o matadouro de Pedra Branca, que é pequeno e também não dispõe das condições necessárias para garantir a qualidade da carne que Itaporanga consome. A demanda também é excessiva para o local, gerando graves problemas ambientais à cidade pedra-branquense, mas uma outra adversidade, especialmente para os comerciantes do setor, é a distância.

O ano passado, a Prefeitura deu início à construção de um novo matadouro, mas a obra ainda não saiu do papel e nem se sabe se vai sair. Foto: o aniversário de uma decisão judicial que atesta a incapacidade de nossa gestão pública.

Charges do Kadinho



 Cadê o desconto na energia dado pela presidente Dilma? O gato comeu




Cortando a TV antes de ter cortada a luz...

Ex-prefeito Porcino continua na UTI, mas apresenta melhoras em seu quadro clínico


Antônio Porcino está hospitalizado em São Paulo desde essa sexta




Por Redação da Folha – O sindicalista e ex-prefeito de Itaporanga, Antônio Porcino (PPS - foto), teve um grave problema de saúde entre a madrugada e a manhã dessa sexta-feira, 26, em sua residência na capital paulista, e encontra-se neste momento hospitalizado, mas seu quadro clínico evoluiu bem nas últimas horas, conforme familiares.

A informação é que ele estava sozinho em casa e foi encontrado desmaiado pela empregada. Socorrido ao hospital, Porcino foi levado à UTI (Unidade de Terapia Intensiva) por conta da gravidade da doença, possivelmente uma pneumonia.

Assim que soube da doença de Porcino, sua esposa, que estava em João Pessoa na casa de familiares, viajou a São Paulo para acompanhar o marido, conforme apurou a Folha (www.folhadovali.com.br).

Antônio Porcino, que é pré-candidato a deputado estadual, esteve recentemente em Itaporanga, onde se reuniu com lideranças políticas visando o fortalecimento do seu projeto político. Em 2008, último ano de sua gestão, ele sofreu uma grave enfermidade e teve que se afastar da Prefeitura. 

sábado, 27 de abril de 2013

Mais um suicídio em Piancó: já é o quarto na cidade e o sexto na região este ano

Homem de 41 anos enforcou-se no muro de casa





Por Redação da Folha – O aposentado por invalidez José Damião Ventura, de 41 anos, pôs fim à própria vida por enforcamento no começo da noite dessa sexta-feira, 26, no muro de sua casa, localizada na Rua Nivaldo Amorim, em Piancó.

Foi o pai do homem quem o encontrou dependurado, e rapidamente cortou a corda, mas José já estava morto. A Polícia Militar foi acionada e isolou o local até a chegada da perícia. Após o trabalho pericial, o corpo foi encaminhado ao IML de Patos para exame cadavérico, conforme apurou a Folha (www.folhadovali.com.br).

José Damião era separado, estava morando com os pais, e vinha apresentando alguns sintomas de depressão.

Já são seis suicídios na região em apenas quatro meses, quatro dos quais em Piancó. O penúltimo caso ocorreu há menos de um mês: foi na madrugada do domingo, 31 de março, quando o idoso Romão Saturno da Silva, de 63 anos, enforcou-se dentro de um dos quartos de sua casa, localizada no bairro Belo Horizonte.

 

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Pausa Poética

“De que são feitos os dias? / – De pequenos desejos, / vagarosas saudades, / silenciosas lembranças”. Cecília Meireles

Criado sindicato de mototaxistas de Itaporanga e região para defender interesses da categoria


Assembleia que instituiu entidade foi realizada nesta quinta-feira




Por Redação da Folha – Mototaxistas estiveram reunidos em Assembleia Geral na noite dessa quinta-feira, 25, no Itaporanga Esporte Clube, para criar o Sindicato dos Mototaxistas de Itaporanga e Região do Vale do Piancó (Simovap).

Na reunião, foi aprovado o estatuto que vai reger a entidade, definido o valor da mensalidade e escolhida a diretoria. Como presidente, foi eleito Luiz Pereira deLima, conhecido como Luiz Bode, um dos primeiros mototaxistas de Itaporanga, que hoje tem quase 50 profissionais trabalhando no transporte de pessoas.

“Sempre foi meu sonho  fundar osindicato para defender os mototaxistas, e agora estamos conseguindo realizar”, comentou Luiz, ao falar da importância social da atividade desenvolvida por esses profissionais, que necessitam de apoio institucional para defesa dos seus direitos individuais e coletivos. A fundação José Francisco de Sousa está colaborando com a criação da entidade sindical, cujo passo agora será o registro da ata de fundação e do estatuto em cartório, e, posteriormente, o registro no Ministério do Trabalho, conforme apurou a Folha (www.folhadovali.com.br).

Além de Itaporanga, o sindicato também vai representar mototaxistas de mais dez municípios: Conceição, Boa Ventura, Ibiara, Curral Velho, Diamante, Pedra Branca, São José de Caiana, Santa Inês, Santana de Mangueira e Serra Grande. Foto: Luiz Bode na defesa de sua catetoria.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

TJ manda Prefeitura de Itaporanga demitir funcionários contratados sem concurso


Julgamento ocorreu nessa quarta-feira




Por Isaías Teixeira/Folha do Vale - Prefeitura de Itaporanga terá que demitir todos os servidores contratados pela atual administração sem concurso público. A decisão é do Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), que, nessa quarta-feira, 24, julgou procedente as Ações Diretas de Inconstitucionalidade de autoria do Ministério Público (MP).

Após a comunicação, o prefeito Audiberg Alves terá 180 dias para se adequar à Constituição Federal e realizar concurso público para preenchimento dos cargos atualmente ocupados pelos servidores que não são efetivos

O desembargador Saulo Henrique de Sá e Benevides, relator do processo, não acatou a alegação de excepcional interesse público para a prefeitura contratar os servidores temporários. “Esta Corte tem conhecido, reiteradamente, de ações diretas que almejam contratação excepcional sem concurso público que deve ser observada como exceção, e não regra na administração pública, e há de ser regulamentada por Lei do ente federativo”, argumentou dr. Saulo nos autos do processo.

Ainda segundo o desembargador, “o que se vislumbra é que as Leis municipais não especificam as situações de emergência a justificar a contratação temporária de pessoal, resguardando o interesse social”.

Com a decisão, a Prefeitura de Itaporanga deverá correr contra o tempo para a realização de concurso público destinado ao preenchimento de vagas em diversas áreas da gestão municipal, inclusive a Saúde. O certame deverá contemplar vagas, por exemplo, para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), conforme apurou a Folha (www.folhadovali.com.br).

No ano passado, a Câmara Municipal aprovou matéria do executivo destinada à realização de concurso público, mas o ex-prefeito Djaci Brasileiro deixou o cargo e não fez o certame.

O atual prefeito, Audiberg Alves, há quatro meses no poder, ainda não disse quando vai realizar o concurso, mas, agora com a decisão do TJPB, deverá apressar a realização do certame.

Operação conjunta das polícias Cívil, Federal e MPPB prende quadrilha que aplicava golpes na PB

Dr. Francisco  Yslei Almeida

A Polícia Civil do Estado da Paraíba, através da Delegacia de Defraudações e Falsificações de Campina Grande/PB, o GAECO - Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado do Ministério Público Estado da Paraíba e a Polícia Rodoviária Federal, desencadearam, na manhã de hoje (25/05/2013), a OPERAÇÃO ROTA 171 , a fim de dar cumprimento a 05 (cinco) Mandados de Prisão Preventiva e 06 (seis) Mandados de Busca e Apreensão, todos expedidos pela 3ª Vara Criminal da Comarca de Campina Grande/PB. Participam desta Operação cerca de 80 (oitenta) Policiais Civis da Paraíba e do DEIC/SP e Policiais Rodoviários Federais.


A investigação tem como objetivo desarticular uma organização criminosa, formada por caminhoneiros, que vem aplicando golpes com o uso de cheques clonados em postos de combustíveis e estabelecimentos comerciais situados em diversos estados do Brasil.

Toda a ação criminosa tem seu nascedouro em cheques recebidos por caminhoneiros de empresas de transporte de cargas que os contrata ou de postos de combustíveis como cheques-troco, cujas cópias são encaminhadas para o escritório central da ORCRIM em São Paulo, para montagem de matrizes (modelos) e posterior fabricação dos cheques clonados.

Em seguida, de posse desses cheques clonados os caminhoneiros, sob o pretexto de estarem realizando transporte de carga (estória-cobertura), os utilizam para pagamento por abastecimento e compras em postos de combustíveis e estabelecimentos comerciais, provocando enormes prejuízos a essas empresas com a prática criminosa que se confirmou permanente e ininterrupta.

Registre-se ainda que para não serem identificados os criminosos trocam as placas originais dos caminhões por outras clonadas, haja vista que nos postos de combustíveis a placa é anotada pelo frentista no momento do abastecimento.

Durante o período de monitoramente da ORCRIM mais de 18 integrantes da quadrilha foram presos em diversos estados do país, como Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso, Pernambuco e Paraíba.

Os crimes em apuração referentes aos quais pesam indícios de autoria sobre os investigados são: FORMAÇÃO DE QUADRILHA (Art. 288, do CPB), ESTELIONATO (Art. 171, CP); FALSIDADE IDEOLÓGICA E DOCUMENTAL (Art. 299e 298 do CPB), ADULTERAÇÃO DE SINAL IDENTIFICADOR DE VEÍCULO (art. 311, CP) e RECEPTAÇÃO (Art. 180, CP). As penas dos crimes somadas chegam ao máximo de 21 anos de reclusão.

Será concedida uma coletiva de imprensa às 10:00 horas no Auditório da Central de Polícia da 2ª DRPC em Campina Grande/PB.











quarta-feira, 24 de abril de 2013

Mulher de 46 anos foi vítima de estupro nessa madrugada em Conceição


Polícia tomou conhecimento do fato após a vítima dar entrada no hospital



imagem ilustrativa

Por Redação da Folha – Transtornada e também machucada fisicamente, uma mulher de 46 anos deu entrada no hospital de Conceição na madrugada desta quarta-feira, 24, vítima de estupro.

M.M.M., de 46 anos, que é doméstica e separada, reside no bairro Nossa Senhora de Fátima, onde foi violentada sexualmente. Assim que tomou conhecimento do fato, a Polícia Militar esteve no hospital em busca de informações sobre o possível agressor.

No entanto, muito abalada emocionalmente, ela disse que não lembrava com detalhes do que aconteceu nem sabe quem foi o autor da violência sexual: recorda apenas que pediu socorro e uma pessoa de moto a deixou no hospital, conforme apurou a Folha (www.folhadovali.com.br).

A Polícia Militar relatou a ocorrência e encaminhou o boletim para a delegacia de Conceição para o procedimento da investigação. Foto: vítima está internada no hospital de Conceição.

terça-feira, 23 de abril de 2013

Parabéns

Hoje, 23, Dia de São Jorge, Nacional do Choro, Mundial do Escoteiro, Mundial do Livro e do Direito do Autor, aniversariam a Professora Lúcia David, os atores Lee Majors e Shirley Temple, os cantores Leo Jaime e Cláudia Barroso.

Professora Lúcia David (Foto: Arquivo)
Ator  Lee Majors (Foto: Divulgação)
Atriz Shirley Temple (Foto Divulgação)
Cantor Leo Jaime (Foto Divulgação)
Cantora Claudia Barroso (Foto: Divulgação)


segunda-feira, 22 de abril de 2013

Quatro pessoas são mortas no intervalo de três horas em CG



A violência contina sem controle em Campina Grande. Os assassinatos aumentam principalmente nos finais de semana. No último domingo por exemplo, quatro pessoas foram assassinadas a tiros e facadas na cidade na Rainha da Borborema. Os homicídios ocorreram no intervalo de três horas. Entre as vítimas, duas mulheres. Os responsáveis pelos crimes não foram presos.

Segundo informações do Centro de Operações da Polícia Militar ( Copom), Araújo Bezerra da Silva, 19, e uma adolescente de 16 anos, estavam participando de uma festa de rua no bairro José Pinheiro, quando ocorreu uma briga. Durante as discussões, as mulheres foram esfaqueadas.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência ( Samu) foi acionado, mas quando o socorro chegou na Rua Carlos Gomes as mulheres já estavam em óbito.

No Sítio São Januario, Marcos Antônio, 41 anos, foi assassinado quando bebia com amigos em um bar. Segundo testemunhas, o acusado chegou ao local e desferiu um golpe de faca peixeira no tórax da vítima. O homem morreu na hora.

No Sítio Bosque, em São José da Mata, Inácio Gomes Barbosa, 33 anos, foi assassinado dentro de casa. A esposa da vítima disse que quando chegou em casa encontrou o homem morto com seis tiros. A mulher disse que o esposo era envolvimento com o tráfico de drogas.

Redação com portalcorreio

Efeitos da redução na tarifa de energia elétrica




O governo federal desonerou em até 20% a conta de energia elétrica recentemente. Entre outras medidas pontuais de política econômica como redução do IPI dos automóveis, dos eletrodomésticos da linha branca, redução do PIS e Confins de folha de pagamento, desoneração da cesta básica e quem sabe no futuro próximo desonerar o diesel. A redução da tarifa de energia apresenta duas consequências do ponto de vista da economia.

Por um lado, essa medida provocou uma redução na inflação, alta contínua e generalizada de preços na economia. Ela refletiu positivamente para os consumidores no geral, pois o efeito da inflação não é benéfico para a maioria do povo brasileiro. É uma medida de boa aceitação popular, porque melhora a imagem do governante. Não se sabe se essa medida tenha impacto esperado na tarifa pública de energia, dado que aí tem os gastos das concessionárias e permissionárias de energia elétrica, da mesma forma, a margem de lucro do empresário, deve-se considerar esta informação anterior para as demais medidas de desoneração citadas.

Por outro lado, a medida desencadeou uma queda nas receitas dos estados. Essa queda se explica pelo fato do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços – ICMS incidir sobre o consumo de cada unidade usuária de energia elétrica. Isto significa aperto nas contas dos estados, porque eles dependem das receitas para fazer face aos gastos deles próprios. Vale ressaltar, ainda, que a redução foi na base de cálculo da conta de energia; e não nas alíquotas do ICMS (a redução destas cabe ao Senado Federal), pois dependendo do consumidor de energia, a alíquota pode ultrapassar os 25%, isso varia de um estado da federação para outro, mantidas as não incidências. A receita de ICMS energia elétrica é uma das principais fontes de receita da arrecadação dos estados e uma diminuição de até 20% na tarifa de energia provoca um forte impacto de receita em cada estado; isso do estado mais rico ao mais pobre, todos perdem receitas.

A fonte de receita ICMS energia elétrica tem peso significativo na receita estadual, em alguns estados, esse item ultrapassa os 10 por cento da receita de alguns.

Cabe esclarecer, ainda, que a diminuição da receita em comento é em relação a março do ano recém findo, no caso, ano de 2012. A diminuição de receita preocupa todos os entes federativos, pois os mesmos já vinham perdendo receitas por conta de outros tributos no que se diz respeito aos repasses de transferências e agora mais perda com o ICMS. Estados ricos como São Paulo, Paraná, Goiás e outros se ressentem com a queda na arrecadação de energia elétrica no mês de março, imaginem os estados mais pobres, o quão sacrificantes em suas arrecadações?!

Os estados já vêm sendo vilipendiados com perda de arrecadação no comércio eletrônico, como também, pouca distribuição nos royalties do petróleo por conta dos estados produtores e agora mais um sacrifício a se enfrentar.

Como medidas a se pensar, segundo os especialistas, caberia uma reforma no pacto federativo, medida compensativa do governo federal, ou, quem sabe, uma compensação pelo aumento do Produto Interno Bruto - PIB do Brasil para que as receitas estatais dessem novos impulsos e arrancarem os estados do sufoco. 

sábado, 20 de abril de 2013

Charges do Kadinho


Preços explodem na panela



Bomba estoura nas mãos do governo e cai no nosso prato

quinta-feira, 18 de abril de 2013

De volta para o passado



O nome verdadeiro do humorista Zacarias era Mauro Paccio Gonçalves. Ele nasceu em Sete Lagoas, Minas Gerais em 18 de janeiro de 1934. Mudou-se para Belo Horizonte e começou a trabalhar como radiator, na Rádio Inconfidência. Depois transferiu-se para a TV Itacolomi, dos Diários Associados. Participava no programa "Tribunal de Calouros". Trabalhou também no Rio de Janeiro, nos famosos programas: "Times Square; "Vovó De Vilhe" e "Show Riso", da Excelsior . Por essa época ganhou o apelido de Zacarias. Foi quando integrou-se aos Trapalhões, ao lado de Didi, Dedé e Mussum. Foi grande o sucesso da turma, na TV e no cinema. Em 1969 fez: "Os Trapalhões. Em 69, 71 e 73, trabalhou como Mauro Gonçalves. Em 1978 fez: "Os Trapalhões em Guerra dos Planetas". Em 1979 fez: "O Rei e os Trapalhões"; "Cinderelo Trapalhãos". Em 1980 fez: : "Os Três Mosqueteiros Trapalhões"; "O Incrível Monstro Trapalhão". Em 1982 fez: "Os Vagabundos Trapalhões"; "Os Trapalhões na Serra Pelada". Em 1983 fez: "O Cangaceiro Trapalhão"; "Atrapalhando a Suate". Em 1984 fez: "Os Trapalhões e o Mágico de Oróz"; "A Filha nos Trapalhões". Em 1985 fez: "Os Trapalhões no Reino da Fantasia". Em 1986 fez: "Os Trapalhões no Rabo do Cometa"; "Os Trapalhões e o Reino do Futebol". Em 1987 fez: "Os Trapalhões no Auto da Comparecida"; "Os Fantasmas Trapalhões". Em 1988: "Os Heróis Trapalhões - Um aventura na Selva" e "O Casamento dos Trapalhões". Em 1989 fez:; "Na Terra dos Monstros Grandes"; "Os Trapalhões"; "Na Terra dos Monstros Grandes"; "A Princesa Xuxa e os Trapalhões". Em 1990 fez seu último filme: "Uma Escola Atrapalhada". Ele adquiriu aíds e morreu aos 58 anos, no Rio de Janeiro, em 18 de março de 1990 ele era casado com Selma Lopes. Sua graça espontânea, fez grande falta ao grupo e a todo Brasil. 


Hoje 18 de março , 23 anos atrás perdiamos nosso querido Trapalhão ZACARIAS:
ZACA: SAUDADES

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Morre ator Richard LeParmentier, de 'Star Wars', aos 66 anos


Foto: Divulgação
O ator Richard LeParmentier, conhecido por interpretar o almirante Motti em "Star Wars Episódio 4: Uma nova Esperança", de 1997, morreu aos 66 anos, durante uma visita a parentes em Austin, no Texas. A família não informou a causa da morte.
Além da saga de George Lucas, LeParmentier atuou em mais de 50 filmes e programas de TV incluindo "007 Contra Octopussy", "Superman 2" e "Uma Cilada Para Roger Rabbit". Sua cena mais famosa é quando Darth Vader usa a Força para sufocar seu personagem.
Nascido em Pittsburgh (EUA), o ator se mudou para a Grã-Bretanha em 1974, onde recentemente atuava como roteirista.

Depois de muito penar, homem pobre finalmente consegue carro para viagem triste

Durante três dias, ele bateu Itaporanga inteira a trás de um carro para ir fazer o reconhecimento do suposto corpo do filho




Por Redação da Folha – Depois de três dias e muitos “não”, finalmente na tarde desta quarta-feira, 17, o vendedor de picolé, conhecido como Chico Neto, conseguiu um carro para viajar a Campina Grande para fazer o reconhecimento do suposto  corpo do seu filho, que está desaparecido há quase 20 dias.

O corpo, que se encontra no IML campinense, foi encontrado no último domingo, 14, no rio Piancó, trecho que cruza o sítio São Pedro, e Chico acredita tratar-se do seu filho.

Sem condição financeira, ele procurou o poder público e muita gente, mas todos disseram não, e somente vai viajar graças a uma iniciativa do delegado Cristiano Santana, que conseguiu uma viatura da Polícia Civil para  que Chico vá até Campina cumprir  a difícil missão. A viagem está programada para a madrugada desta quinta-feira, conforme apurou a Folha (www.folhadovali.com.br).

Segundo o delegado, o corpo já se encontra em elevado estado de decomposição e foi encontrado sem roupa, fatores que vão dificultar o reconhecimento, mas tudo indica que se trata mesmo de Ronaldo Costa Gomes da Silva, de 35 anos, um dos dois filhos de Chico, que mora na Rua da Várzea, em Itaporanga. O rapaz era alcoólatra e foi visto a última em um sítio próximo ao local onde foi encontrado o corpo. Foto: pobre padece pela falta de apoio até na hora da morte. 

 

Muita polêmica na reunião entre Prefeitura e feirantes sobre relocalização da feira-livre

Feirantes não querem deixar o local onde estão há décadas




Por Redação da Folha – Muita polêmica e nenhum entendimento na reunião entre a Prefeitura de Itaporanga e feirantes locais, realizada na noite dessa terça-feira, 16, no Atlântida Clube, sobre a mudança de localização da feira- livre, que há décadas funciona ao entorno do mercado público, ocupando parte das avenidas Getúlio Vargas e Soares Madruga.

A Prefeitura quer mudar a feria para a Rua Horácio Gomes como meio de facilitar  o fluxo de veículos nas duas avenidas, mas os feirantes não querem deixar o local e insistem que o poder público encontre uma solução para o problema do trânsito sem prejudicá-los. Eles temem que os clientes não acompanhem a mudança e as vendas sejam afetadas.

O prefeito e parte do seu secretariado argumentaram exaustivamente sobre a importância da relocalização da feira-livre para a organização da cidade, mas não convenceram os feirantes, muitos dos quais se pronunciaram veementemente contra a mudança durante a reunião. “Todo mundo da feira é um pequeno comerciante e sobrevive desse comércio, e essa mudança só vai nos prejudicar, por isso todos nós somos contra”, comentou um feirante durante contato com a Folha (www.folhadovali.com.br).

Novos encontros devem acontecer para discutir o assunto, mas a Prefeitura parece determinada a mudar a localização do comércio popular mais antigo de Itaporanga. Foto (Flávio José): reunião foi polêmica. 

terça-feira, 16 de abril de 2013

Briga entre mulheres vai parar no youtube. Assista!

Uma briga entre duas mulheres registrada nesta semana e colocada no youtube anda fazendo o maior sucesso nas redes sociais. No vídeo, duas jovens aparecem se agredindo fisicamente.

Outras duas mulheres tentam separar a confusão, mas acabam brigando também. Um verdadeiro UFC!

Veja o Vídeo





Fonte: catingueiraonline

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Charges do Kadinho

Diálogo sobre os primeiros cem dias...


Avaliando o prefeito....

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Juiz decreta prisão do acusado de matar e enterrar Fernanda Ellen


Juiz decreta prisão do acusado de matar e enterrar Fernanda Ellen

O juiz Wolfran da Cunha Ramos determinou no final da tarde de ontem, a prisão preventiva do acusado de matar e enterrar a estudante Fernanda Ellen, 11 anos. Jefferson Luiz Oliveira Soares deve ser transferido para o presídio do Róger, mas informações dão conta que detentos da unidade já avisaram que não querem o acusado no local.

Ele foi preso ontem e confessou ter matado a estudante e enterrado o corpo no quintal da sua casa.

“Fernanda, venha aqui por favor”. Este foi o argumento de Jefferson Luiz de Oliveira para atrair a estudante Fernanda Hellen para dentro de sua residência.

Dentro da casa o assassino exigiu dinheiro porque queria comprar droga. A revelação foi feita pelo delegado Aldroville Grise, encarregado das investigações sobre o desaparecimento da estudante.

Fernanda ainda disse para o criminoso que ia ligar para seu avo e pedir o dinheiro. Nesse momento Jefferson rebateu aparelho celular do bolso esquerdo da criança e disse para ela “você está sequestrada”.

Segundo o relato do delegado, a menina tentou gritar e correr foi quando Jefferson deu uma “gravata” na garota e ela desfaleceu. Como estava sozinho em casa ele colocou o corpo debaixo da cama onde ele dormia com a esposa. Só depois ele resolveu enterrar o corpo do estudante.  

Ação de vândalos no cemitério de Itaporanga nessa madrugada deixa muita destruição


Vários túmulos foram danificados  




Por Redação da Folha – Sem vigilância noturna, o cemitério de Itaporanga foi alvo de vândalos na madrugada desta terça-feira, 9. Eles deixaram um rastro de destruição, mas, pior do que o prejuízo material, é o desrespeito aos mortos e seus familiares.

Vários túmulos amanheceram danificados: algumas cruzes foram quebradas e espalhadas no local, produzindo um cenário de destruição. A ação dos vândalos ocorreu na parte antiga do cemitério, conforme apurou a Folha (www.folhadovali.com.br).

Assim que amanheceu o dia, os coveiros notaram o vandalismo e acionaram o setor responsável da Prefeitura, que constatou danos em várias sepulturas. Embora o poder público tenha obrigação de manter a segurança do cemitério, são os familiares dos falecidos que terão que arcar com o prejuízo, mas o constrangimento e a revolta são o que mais afeta essas pessoas. Foto (Albertino Lima): dois dos vários túmulos que foram danificados.

 

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Cidadão denuncia falta de medicamento controlado na farmácia básica de Itaporanga


Ele diz que sua filha toma o remédio há seis anos, e é a primeira vez que falta




Por Isaías Teixeira/Folha do Vale - Um pai de família de Itaporanga procurou a reportagem da Folha (www.folhadovali.com.br) para denunciar que foi pegar um remédio de uso contínuo para sua filha na farmácia básica da Prefeitura, mas não conseguiu: foi informado que o medicamento, de nome Depakene, cujo princípio ativo é Valproato de Sódio, está em falta.

De acordo com o denunciante, a filha dele, que sofre de uma doença degenerativa, toma o medicamento há seis anos para evitar convulsões, mas é a primeira vez que falta o remédio na farmácia básica de Itaporanga. “Por isso eu estou tendo que comprar o medicamento, que é muito caro”, disse o cidadão.

A menina tem dez anos e são necessários quatro frascos do remédio por mês. Cada unidade custa R$ 26,00, perfazendo, os quatro frascos, R$ 104,00. O remédio é apenas um dos vários medicamentos que a garotinha toma. “Espero que a Prefeitura regularize logo a situação e coloque esse remédio na farmácia porque minha filha está precisando muito”, afirmou.

A falta do medicamento faz com que a criança, que vive acamada por conta da doença, tenha uma espécie de pequenos choques no corpo e convulsões. “A Prefeitura deveria ver com muita atenção essa questão do medicamento controlado e não deixar faltar na farmácia de jeito nenhum, porque as pessoas dependem desses remédios para viver”, lamentou. Foto: exemplar do remédio que está em falta.

Parabéns

Hoje, 08, Dia da Anunciação do Senhor, Nacional do Correio, do Desbravador, da Lembrança do Holocausto e da Natação, aniversariam o cantor e compositor  Nilton Mendes, o tecnico em futebol Reginaldo Sousa.
O cantor Nilton Mendes no programa ENCONTRO com Sousa Neto (Foto: Sousa Neto)

Técnico Reginaldo Sousa (Foto: Divulgação)

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Parabéns

Hoje, 05, Dia de São Vicente Ferrer e Mundial da Juventude, aniversariam o chargista e músico  Kadinho, o senador Cássio da Cunha Lima, o vereador  Ricardo Rangel Pinto.


Senador Cássio Cunha Lima (Foto: Internet)
Chargista Kadinho (Foto: Arquivo)
Vereador Ricardo Pinto (Foto: Arquivo)

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Polícia descobre plantação de 60 mil pés de maconha na zona rural de cidade da região de São Bento.



As Polícias Civil e Militar dos municípios de Catolé do Rocha, São Bento e Paulista, descobriram, na tarde desta quarta-feira (03/04), no Sítio Riacho da Onça, no município de Riacho dos Cavalos, no interior da Paraíba, um plantio de sessenta mil pés de maconha, além de apreenderem duas armas de fogo, sendo uma espingarda e um revólver calibre 38. “Três quilos da droga já estavam prontas para o consumo”, afirmou a polícia.

Segundo os policiais, o cultivo improdutivo foi descoberto através de uma equipe do Ibama, que sobrevoava a área de mais ou  menos um hectare  e percebeu a plantação estranha, resolvendo comunicar o fato à polícia, que compareceu ao local, por volta das 13h, e comprovou a veracidade do fato.

Foram presos em flagrante, no local do plantio, Vítor Morais Costa, 35 anos, natural de Campina Grande, Artur Armando da Silva, 33 anos, natural de Carnaubeira da Penha-PE e Urias José da Silva, 45 anos, natural de Floresta-Pe.

A área com o cultivo da droga é pertencente ao Sr. Itapuã Costa, 50 anos, residente em Catolé do Rocha, onde foi preso, após informações repassadas aos policiais, por seus comparsas, de que ele se encontrava na região. Os policiais informaram, ainda, que, pelo tamanho da planta, a mesma deve ter aproximadamente dois meses.

Os detidos foram conduzidos para o 12º Batalhão da Polícia Militar, sediado em Catolé do Rocha, onde serão ouvidos e, conforme o delegado da 8ª Regional de Polícia Civil, Sílvio Rabelo, responderão pelos crimes de plantio de entorpecentes, tráfico de drogas, porte de armas e, possivelmente, formação de quadrilha.

O Cel Campos, que esteve também participando da operação, disse que a droga apreendida será periciada e, logo depois, incinerada, provavelmente, ainda nesta quinta-feira, na sede do 12º BPM em Catolé de Rocha.

terça-feira, 2 de abril de 2013

Pausa Poética

“Nosso coração tem a idade daqueles que ama”. Marcel Proust

Fumar após acordar aumenta o risco de câncer


Foto: Reprodução

Um estudo feito na Universidade do Estado da Pensilvânia conclui que quanto mais cedo uma pessoa consome o seu primeiro cigarro do dia, maior o risco dela desenvolver câncer de pulmão ou de boca. De acordo com a pesquisa, indivíduos que fumam imediatamente após acordar têm níveis mais elevados de uma substância produzida pelo organismo com a exposição a um composto cancerígeno do cigarro. Esses níveis podem ser menores caso o fumante consuma o cigarro meia hora depois do habitual. 
Os autores da pesquisa analisaram os dados de 1.945 fumantes e mediram os níveis de uma substância chamada NNAL no sangue de cada um. O NNAL é produzido pelo organismo de uma pessoa quando ele entra em contato e processa um determinado composto cancerígeno do cigarro, o NNK. De acordo com os pesquisadores, estudos anteriores já demonstraram, em modelos animais, que o NNK induz tumores no pulmão e orais. Assim, os níveis de NNAL no sangue podem prever o risco desses tipos de câncer. 
“Nós descobrimos que os níveis de NNAL foram maiores entre as pessoas que fumavam até cinco minutos depois de acordar, independentemente da frequência com que consumiam cigarro no resto do dia”, disse Steven Branstetter, coordenador do estudo. “Acreditamos que esses fumantes inalem a fumaça do cigarro de maneira mais profunda e completa logo após acordarem, o que poderia explicar o nível mais elevado de NNAL. Com isso, eles apresentam uma chance maior de câncer de pulmão ou de boca. Consequentemente, a hora em que uma pessoa consome o seu cigarro pode ser um importante fator de identificação de fumantes que correm um maior risco de apresentar esses cânceres.”