sexta-feira, 26 de julho de 2013

Execução de PMs na Bahia ganha repercussão nas redes sociais [FOTOS]



Crime ocorreu em 2011 mas só agora está gera protesto pelo Brasil.
Policiais militares de todo o Brasil estão indignados com o assassinato de dois PMs em Juazeiro, na Bahia. A barbaridade com que o crime aconteceu chocou todo o estado baiano.

Dois policiais baianos foram levados por bandidos, membros de gangues, para um local distante das residências, onde tiveram mãos e pés amarrados em uma estaca de madeira, junto a uma cerca, e então, foram executados a tiros na cabeça. Os corpos foram encontrados em uma cena lastimável. As fotos da cena do crime estão sendo usadas em protesto por policiais militares de todo o Brasil, visando chamar a atenção das autoridades governamentais para o risco que corre o profissional da Segurança Pública.

O crime aconteceu em dezembro de 2011, mas somente agora é que a notícia está ganhando repercussão nacional, através das redes sociais.

O clima é de revolta entre as tropas de todo o Brasil.







Fonte: O Guardião da Cidade

quinta-feira, 25 de julho de 2013

JAZIGO - ERMANO BARREIRO DOS SANTOS

Vela Virtual                      FALTA  A FOTO                     Vela Virtual

ERMANO BARREIRO DOS SANTOS
* 11-01-1942       + 25-07-2013
Seu corpo foi sepultado no Cemitério Mãe da Misericórdia de Itaporanga-PB



Parabéns

Hoje, 25, Dia de São Cristovão, São Tiago de Compostela, do Escritor, do Motorista, Mundial da Paz e da Mulher Negra, aniversariam o Agente penitenciário Ivaldo Lúcio e a jovem Anna Clara Mendes.

Ivaldo Lúcio  (Foto: Cortesia)

Ana Clara Mendes (Foto: Cortesia)

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Assassinato nesta noite em Itaporanga: homem é executado dentro do próprio carro

Vítima trafegava em direção à sua casa, quando foi morta a tiros




Por Redação da Folha – Um crime chocou Itaporanga na noite desta quarta-feira, 24. As primeiras informações são de que, por volta das 19h30, dois homens em uma moto mataram a tiros o negociante Berismar Soares do Nascimento, conhecido como Bero, de 38 anos.

O assassinato foi na Rua Dandão Severino, onde a vítima residia. Bero trafegava em um Celta preto em direção à sua casa, quando os criminosos em uma motocicleta e de capacete aproximaram-se do carro e o garupa disparou vários tiros contra o homem, que ainda tentou escapar dando ré no veículo, mas terminou não resistindo aos ferimentos e morreu dentro do carro.

Após os disparos, os criminosos fugiram, mas a Polícia Militar está em diligências desde que tomou conhecimento do fato, que pode ter sido motivado por vingança ou acerto de contas. A PM isolou a área até a chegada da perícia e, depois do trabalho pericial, o corpo será encaminhado ao IML de Patos.

Bero tinha saído da cadeia havia menos de um mês. Ele foi preso no dia 10 de janeiro deste ano por decreto da Justiça sob acusação de sequestro, agressão e ameaça contra sua ex-mulher. Ele já respondia por outro crime: era acusado de tentar contra a vida de um rapaz no BNB Clube no final do ano passado, conforme apurou a Folha (www.folhadovali.com.br).

Ao chegar ao local do fato, a mãe da vítima entrou em desespero: é o segundo filho que ela perde vítima de assassinato, mesmo destino também do seu esposo. Foto: Bero morreu dentro do próprio carro.

 

Parabéns

Hoje, 24, Dia de Santa Cristina, aniversariam o tricampeão Juan Willian as atrizes Linda Carter Jennifer Lopez.


Juann Willian (Foto: Kadinho)

Atriz  Linda Carter (Foto: Divulgação)


Atriz Jennifer Lopez (Foto: Divulgação)

terça-feira, 23 de julho de 2013

Artistas e autoridades lamentam morte do sanfoneiro Dominguinhos

Artistas lamentaram o falecimento do músico Dominguinhos, que morreu nesta terça-feira (23), aos 72 anos, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ele lutava havia seis anos contra um câncer de pulmão. De acordo com o hospital, o músico morreu às 18h em decorrência de complicações infecciosas e cardíacas.
A filha de Dominguinhos, a cantora Liv Moraes, disse que não vai falar com a imprensa neste momento e viaja ainda hoje para São Paulo. Ela estava no Recife para participar de um show marcado para quinta (25) em homenagem ao pai. A produção informou que o evento está confirmado e parte da renda arrecadada será enviada à família para ajudar nas despesas com velório e enterro.

Veja, abaixo, a repercussão de artistas sobre a morte de Dominguinhos:
Banda Araketu - "Turma do ARA, hoje é um dia muito triste para a música brasileira. Dominguinhos nos deixou, mas deixou um legado."
Banda Calypso - "Hoje o céu está em festa ao som da sanfona de Dominguinhos, grande mestre! Nosso respeito e admiração a esse ser humano que encantou nosso país com seu talento, humildade e música".
 Beth Carvalho (cantora, no vídeo ao lado) - “Ele era um grande compositor e uma grande pessoa. Ele honrou essa música nordestina maravilhosa”.
Cezzinha (sanfoneiro e herdeiro musical) - “Deus faz sempre o melhor. Eu estou abalado com a morte, mas feliz porque ele estava sofrendo muito. Dominguinhos era a prova viva de uma arte forte, que eu sempre respeitei e vou continuar mostrando. Ele dedicou toda a sua vida a ajudar às pessoas, e foi tudo em minha vida. Toquei a primeira vez com ele no meu aniversário de 14 anos e nunca mais nos separamos”.
Danilo Caymmi (cantor e instrumentista) - “Meu irmão [Dori] me contou uma história sobre Dominguinhos que fiquei impressionado. A Nana morava no Leblon e uma vez Dominguinhos foi até lá no apartamento dela mostrar aquela música, ‘De volta para o meu aconchego’. Acontece que quando ele terminou de tocar a música, o prédio todo aplaudiu. Foi uma coisa incrível, emocionante, ninguém esperava. Um compositor desse quilate, dessa riqueza melódica são muito difíceis de encontrar atualmente. Ele era um grande melodista. Eu acho que ele transcende o som, a música nordestina, ele tem uma sofisticação muito grande.”
Elba Ramalho (cantora) - "Lá se vai o meu amor, deixando uma grande saudade... Dominguinhos, eterno amor, amizade sincera. Meu coração chora a morte do amigo querido. Rezando por ti, querido!".
Eduardo Campos (governador de Pernambuco) - "Dominguinhos expressou como ninguém a alma nordestina. Suas canções e sua criatividade genial constituem para sempre parte fundamental da cultura brasileira. Em nome do povo de Pernambuco, do meu próprio e da minha família, quero manifestar o meu pesar e a minha solidariedade à família e aos amigos deste grande brasileiro".
 Fagner (cantor e compositor, no vídeo ao lado) - “Gravei muitas músicas dele, ganhei festivais. É uma perda muito grande. Era nossa maior referência, um artista genuinamente nordestino. Era o maior sanfoneiro do Brasil, um compositor de grande sensibilidade, pessoa humilde, parceira”.
Flora Gil (produtora e mulher do cantor Gilberto Gil) - "E mais um link da gravação de Gilberto Gil e o nosso querido e eterno Dominguinhos", citando um trecho da gravação do DVD "Fé na Festa", do baiano.
Geraldo Julio (prefeito do Recife) - "O Nordeste vai dormir mais triste hoje sem a sanfona de Dominguinhos. Um dos maiores representantes do nosso talento e da nossa capacidade de lutar. Em nome do povo do Recife, cidade que Dominguinhos declarou ser apaixonado em forma de música, quero lamentar sua passagem e oferecer nossa solidariedade aos familiares e amigos".
Ivete Sangalo ‏(cantora) - "Vá em paz Dominguinhos. Sentirei saudade do seu sorriso, mas vc é maravilhoso e nos deixou a sua…"
Karina Buhr ‏(cantora) - "Mestre, agora a gente que chora. DOMINGUINHOS, preciosidade dessa vida!! E das outras vidas...".

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Estudante de 17 anos é assassinado em Piancó. Corpo foi encontrado em uma área rural

Autoria do crime é desconhecida




Por Redação da Folha – As informações iniciais da Polícia Militar são que o estudante José Hugo Queiroz Mendonça de Azevedo (foto), de 17 anos, tinha saído de casa na noite dessa quinta-feira, e não retornou. Na manhã desta sexta-feira, 19, seu corpo foi encontrado em uma área rural, à margem da BR-361, nas proximidades do parque de exposição, a um quilômetro da cidade, conforme apurou a Folha (www.folhadovali.com.br).

O jovem foi morto com um tiro na cabeça, e a polícia ainda não tem pistas da autoria do crime. O corpo foi achado por populares por volta das 9 horas. Depois de acionada, a PM esteve no local e isolou a área até chegada da perícia.

Depois do trabalho pericial, o corpo foi encaminhado ao IML de Patos para exame cadavérico que vai oferecer informações sobre a morte do rapaz, como, por exemplo, que horas aproximadamente ele foi morto e que tipo de projetil tirou sua vida. O laudo pericial também vai ajudar na elucidação do crime, que chocou a cidade de Piancó.

O rapaz era solteiro e morava com os pais na Rua Firmino Ayres, centro da cidade. Sua família está profundamente comovida e surpresa com o fim trágico do jovem. José Ugo é neto do tabelião do registro civil Gilberto Mendonça. Tratava-se de um adolescente muito conhecido em Piancó. Os procedimentos iniciais estão sendo realizados pelo delegado Roberto Barros. A polícia trabalha com várias hipóteses para o assassinato.


(Foto: Piancó Notícias)



















quinta-feira, 18 de julho de 2013

Em Itaporanga, mulher descobre que é dona de uma casa sem nunca ter tido moradia própria

Irregularidade envolve Prefeitura e um banco de São Paulo




Por Redação da Folha – Angústia, constrangimento, frustração. Esses são sentimentos que povoam a vida da agente comunitária de saúde de Itaporanga, Francisca dos Santos Lima, desde que descobriu ter sido vítima de uma fraude orquestrada pela Prefeitura de Itaporanga junto com o Banco Paulista, de São Paulo.

Cilene, como é conhecida, descobriu o problema quando foi efetivar o seu cadastro para aquisição de uma casa pela Caixa Econômica Federal através do Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal. O imóvel já tinha sido escolhido por ela e a aquisição aprovada pela Caixa, mas tudo se desmoronou: “Cheguei ao banco certa de ter minha casa própria, e o que ouvi é que não iria dar certo porque eu já era beneficiária de um imóvel em outro programa de moradia. Isso foi muito doloroso pra mim, passei noites sem dormir e tenho sofrido muito”, disse Cilene, que é martirizada também pelo sentimento de impotência por não saber o que fazer: já procurou a Prefeitura e o Banco Paulista, mas nada foi resolvido.

A casa que ela iria adequerir custaria 80 mil reais, dos quais 72 seriam financiados pela Caixa, mas não deu certo. “Você passa a vida toda sonhando com uma coisa e, quando está perto de ter aquilo realizado, o sonho vira pesadelo: é isso o que aconteceu comigo”, contou ela durante contato com a Folha (www.folhadovali.com.br), ao narrar que, tomada de satisfação, escolheu a casa que iria comprar e até já estava cuidando da pintura do imóvel certa que aquela seria sua residência, e terminou sofrendo uma profunda frustração.

Mas a raiz desse problema está em 2007, quando Cilene fez um cadastro na Prefeitura para o Programa de Habitação Social (PHS), do Ministério das Cidades. Em parceria com o Banco Paulista, responsável pelo financiamento habitacional, o município cadastrou 150 pessoas para receberem casas populares, mas Cilene nunca soube que tivesse sido beneficiada e, de fato, nunca recebeu o benefício, embora o nome dela apareça como proprietária. “Eu quero saber quem ficou com minha casa”, desabafou.

E ela não é a única vítima da fraude: uma outra colega de serviço público, Valdirene Carneiro, e seu esposo, Francisco de Assis Bono Franco, também vivenciam a mesma situação. Eles descobriram a irregularidade há dois anos quando igualmente foram adequirir um imóvel financiado. De lá para cá, lutam na Justiça para retirar seus nomes do cadastro irregular, mas uma solução parece ainda distante.

No entanto, uma esperança para as duas famílias ressurgiu na manhã desta quinta-feira, 18, quando Cilene e Valdirene procuraram o Ministério Público de Itaporanga. A Promotoria de Justiça vai investigar o caso, que envolve dinheiro do contribuinte, uma vez que o poder público desembolsou recursos para quitar o financiamento imobiliário. “A promotora nos recebeu bem, pegou todos os documentos e disse que iria acionar até a Polícia Federal”, comentou Cilene. Foto: Valdirene e Cilene dividem o mesmo problema.

Músico brasileiro faz campanha para viajar a festival internacional


Músico brasileiro faz campanha para viajar a festival internacional

Depois de buscar apoio no departamento cultural do Ministério das Relações Exteriores, patrocínio do programa  de intercâmbio do Ministério da Cultura e até auxílio na embaixada da República Dominicana, o contrabaixista brasileiro Manoel Cruz resolveu apelar para o site de financiamento coletivo Catarse .

Manoel é o único brasileiro convidado para tocar no 14º Santo Domingo Jazz Festival, que acontece na República Dominicana em agosto. O problema é que o evento não oferece as passagens  para ele embarcar com os dois músicos que o acompanham, e a apresentação pode não acontecer por falta de dinheiro. O festival de Santo Domingo fornece apenas "um pequeno cachê, hospedagem e alimentação", explica o músico no vídeo da campanha.

"Resolvi fazer (o financiamento coletivo) e estou batalhando, divulgando para conseguir representar nossa música", disse em entrevista ao iG. A campanha com a qual pretende obter R$ 10 mil fica no ar até o próximo domingo (22). A quantia seria suficiente para pagar as passagens de ida e volta do trio. Até o momento, Manoel foi apoiado por 33 pessoas, que doaram um total de R$ 2.880. Se a meta não for atingida, o dinheiro é devolvido aos apoiadores.

Cada apoiador é contemplado com um prêmio diferente de acordo com a doação, que é estipulado pelo organizador da campanha. Manoel, por exemplo, determinou que o apoiador que doar R$ 15 ou mais ganha em retribuição uma carta de agradecimento. Já para a maior quantia (acima de R$ 5.000), os prêmios incluem CD, DVD e outros brindes, além de um show exclusivo ao apoiador.

Carreira

O músico já tocou com o Art Popular, Grupo Malícia, Hamilton Godoy (Zimbo Trio) e o maestro e pianista Adylson Godoy, com quem fez shows orquestrados. Além de contrabaixista, também trabalha como produtor, arranjador e técnico de áudio. Lançou dois discos, "Alcatéia" (2003) e CD e DVD "Under my Soul" (2010).

Ig

Parabéns

Hoje, 18, Dia de São Francisco Solano e Nacional do Trovador, aniversariam o técnico em eletrônica Neném da Assisteccel, o líder do apartheid Nelson Mandela o ator Rocco Pitanga e a cantora Baby do Brasil.

O Neném da Assisteccel (Foto: Arquivo)
nelson-mandela
O líder do apartheid Nelson Mandela (Foto: Divulgação)

rocco-pitanga-istoe-gente
O ator Rocco Pitanga (Foto: Divulgação)


A cantora Baby do Brasil (Foto: Cortesia)

Adolescente vítima de acidente na BR 230 em Sousa, não resiste aos ferimentos e morre


images_20130718_103030

A jovem Kelly Dantas, de 17 anos, que residia na cidade de Marizópolis, vítima de uma acidente como moto na madrugada da última terça-feira (16), não resistiu aos ferimentos e morreu na tarde de ontem.
O acidente aconteceu na BR 230, quando Kelly seguia em uma moto e ao chegar ao Perímetro Irrigado de São Gonçalo, veio a perder o controle da motocicleta e tombou violentamente contra o solo.
Kelly foi socorrida para o Hospital Regional de Sousa, mas infelizmente não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.

Da Redação com Sertãoinformando

Acusados de assassinarem garoto na cidade de Patos têm 10 e 12 anos


A Polícia Militar apreendeu dois garotos acusados do assassinato de Gabriel Sousa Silva, 13 anos. O crime aconteceu nesta terça-feira, dia 16, quando a vítima foi atingida por um tiro de revólver na cabeça. Os acusados também são dois menores de 10 e 12 anos.
Os acusados são da cidade de Campina Grande - PB e desde novembro de 2012 moram em Santa Terezinha-PB com os avós. Os dois adolescentes foram apreendidos em São Mamede tentando evadir-se após o crime. A prisão foi efetuada por uma guarnição da referida  cidade.
A Polícia Militar chegou aos suspeitos após analisar as imagens capitadas do circuito de segurança próximo ao local do crime que fica nas imediações do Campo da Liga, saída para Piancó, em Patos. Os menores confessaram que o crime aconteceu devido a uma discussão entre os adolescentes.
Os dois suspeitos foram apreendidos com o revólver caibre 38 e farta munição. Os pais dos adolescentes tem uma vida ligada ao crime. Foi isso que relatou um dos policiais.
Uma das questões que chamou a atenção da PM no momento da conversa com os dois suspeitos foi à frieza com a qual relataram o crime. Os menores foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos de praxe.

Filarmônica 26 de julho completa 82 anos de fundação



A Prefeitura Municipal de Patos, por meio da Secretaria Executiva de Turismo e Cultura preparou uma programação especial à base de muita música, para comemorar os 82 anos de fundação da Banda Filarmônica 26 de Julho.
A comemoração do 82º aniversário da Filarmônica 26 de Julho, um dos maiores símbolos da cultura do município, começa nesta sexta-feira, dia 19, às 19h30, no Centro Cultural Amaury de Carvalho, localizado na Praça Edivaldo Motta, com apresentação do Sexteto de Metais Lá do Sol.
“No sábado haverá uma exposição fotográfica registrando a evolução histórica da Filarmônica, na Escola de Música Francisco Noberto, a partir das 19h30. Já para o domingo preparamos um encontro de bandas e uma Retreta na Praça Getúlio Vargas, a partir das 19h30, onde já estão confirmadas as presenças das bandas do III Batalhão de Polícia e da Juvenil de Santa Luzia, além da 26 de Julho”, informou o Secretário Executivo de Turismo e Cultura de Patos, Romildo de Sousa.
No dia 26 de Julho, por volta das 5h, a Filarmônica desfilará pelas principais ruas do Centro de Patos, tocando os tradicionais dobrados muitos conhecidos dos patoenses. Ainda pela manhã acontecerá um café da manhã para os componentes da Filarmônica. “Nesse dia festivo a prefeita Francisca Motta assinará a Ordem de Serviço para o início da construção da Concha Acústica, que será construída na Praça Edivaldo Motta”, confirmou Romildo de Sousa.
Romildo de Sousa disse ainda que a partir das 10h do dia festivo, será oferecido um almoço para os componentes da Banda e seus familiares, com direito a banho de piscina, tendo como local o Recreio Maçônico.
“Encerrando a programação dos 82 anos da Filarmônica, no sábado (27), às 14h, acontecerá à abertura do curso de extensão de Música, na Escola de Música Francisco Noberto e o início dos ensaios do Coral Municipal, no auditório da STTRANS, no bairro Belo Horizonte”, completou o Secretário.
Origem

A Filarmônica 26 de Julho foi fundada em 1931 pelo professor campinense Anésio Leão, que lhe deu essa denominação em homenagem póstuma ao ex-presidente João Pessoa. Antes se chamava Banda do Instituto São José. O prefeito na época, Adelgício Olintho de Melo e Silva, reconhecendo o trabalho desenvolvido por Anésio Leão, incorporou a banda ao Poder Municipal e adquiriu todo o instrumental necessário ao funcionamento da Banda, aproveitando o potencial artístico dos filhos da terra.

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Convite Missa de 30 dias - Pedro Henrique de Araújo Alves

Convidamos a todos participarem da missa de 30 (trinta) dias em memória de Pedro Henrique de Araújo Alves, que será realizada no próximo dia 20, sabado ás 19hs, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição. Desde já agradecemos a todos que se fizerem presentes. 

A Morte Não é Nada

Eu somente passei para o outro lado do caminho.
Eu sou eu, vocês são vocês. O que eu era para vocês,
eu continuo sendo. Me dê em o nome que vocês sempre me deram.
Falem comigo, como vocês sempre fizeram.
Vocês continuam vivendo no mundo das criaturas,
eu estou vivendo no mundo do criador.
Não utilizem um tom solene ou triste. 
Continuem a rir daquilo que nos fazia rir juntos.
Rezem, sorriam, pensem em mim.
Que meu nome seja pronunciado como sempre foi, 
sem ênfase de nenhum tipo. 
Sem nenhum traço de sombra ou tristeza.
A vida significa tudo o que ela sempre significou.
O fio não foi cortado. 
Porque eu estou apenas fora de suas vistas!
Eu não estou longe, apenas estou do outro lado do caminho...
 Vocês que ai ficou, siga em frente.
A vida continua linda e bela como sempre foi. 

(Santo Agostinho)

Festival de Inverno de Campina Grande terá mais de 700 artistas



A 38ª edição do Festival de Inverno de Campina Grande foi lançada na manhã desta quarta-feira (17) no Teatro Municipal Severino Cabral. O tradicional evento que incentiva o teatro, dança, música, cultura e arte popular acontece este ano entre os dias 23 a 31 de julho, em vários pontos da cidade. Entre as principais atrações estão o cantor Lenine, o dançarino Carlinhos de Jesus, o grupo teatral Galpão e a quadrilha Moleka 100 Vergonha, além de apresentação do projeto Cultura no Presídio e oficinas.

Segundo a coordenadora e criadora do evento, Eneida Agra Maracajá, o festival acontece também com a apresentação de mais de 700 artistas. "O festival é o ponto de encontro com a sabedoria das artes. Ele reafirma o compromisso com a inclusão social. A cidade ganha a oportunidade de convivência com a sabedoria das manifestações diversificadas, com espetáculos para todas as idades e classes sociais", afirmou.

De acordo com o coordenador de teatro, Saulo Queiroz, uma das principais atrações será o grupo Galpão, de Minas Gerais. Eles se apresentam com o espetáculo 'Gigantes da Montanha' no dia 23, no Teatro Municipal.

A coordenadora de dança, Myrna Maracajá, explicou que pela primeira vez se apresenta na Paraíba o Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, trazendo peças clássicas internacionais que serão apresentadas no Teatro da Facisa. Também se apresenta no Teatro Municipal a companhia Focus, com o premiado espetáculo 'As canções que você dançou pra mim', interpretando sucessos do cantor Roberto Carlos.

Na música, segundo o coordenador Romero Damião, entre as principais atrações está o cantor e compositor pernambucano Lenine. Ele se apresenta no dia 30 de junho no Teatro Municipal. Já o músico Antônio Nóbrega, ex-Quinteto Armorial, se apresenta no Teatro da Facisa, no dia 26.

Na cultura popular, o coordenador Mauro Araújo informou que se apresentam ao longo do festival oito grupos de dança e duas quadrilhas, além de uma apresentação de maracatu no presídio do Serrotão. Entre os mais conhecidos, estão os grupos Acauã da Serra e Caetés e as quadrilhas Moleka 100 Vergonha e Mistura Gostosa.

Fonte G1/PB

ADOLESCENTE vítima de acidente na BR 230 em Sousa, não resiste aos ferimentos e morre



A jovem Kelly Dantas, de 17 anos, que residia na cidade de Marizópolis, vítima de uma acidente com moto na madrugada da última terça-feira (16), não resistiu aos ferimentos e morreu na tarde de ontem (16).

O acidente aconteceu na BR 230, quando Kelly seguia em uma moto e ao chegar ao Perímetro Irrigado de São Gonçalo, veio a perder o controle da motocicleta e tombou violentamente contra o solo.

Kelly foi socorrida para o Hospital Regional de Sousa, mas infelizmente não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.




Fonte sertaoinformado

terça-feira, 16 de julho de 2013

Dois homens são presos com 75 embrulhos de maconha em Serra Grande

Droga vinha de São José de Piranhas para o Vale




Por Redação da Folha – Informações do serviço de inteligência da Polícia Militar levaram os cabos Teotônio e Aécio do destacamento de Serra Grande a interceptar e prender dois homens em uma moto no final da manhã desta terça-feira, 16. Com eles, os policiais encontraram 75 trouxinhas de maconha.

Damião Lima de Sousa, de 33 anos, e Geraldo Fernando Nunes de Abreu, de 24, foram interceptados quando se aproximavam da cidade pela rodovia 382, vindos de São José de Piranhas, onde supostamente adqueriram a maconha, que possivelmente seria distribuída em Serra Grande e circunvizinhança, conforme a polícia.

Os dois acusados residem na própria cidade, um na Rua Ivo Pinto Ramalho e o outro na Severino Martins e, depois de presos, foram encaminhados à delegacia de Itaporanga para o procedimento do flagrante, conforme apurou a Folha (www.folhadovali.com.br).

De acordo com o delegado Cristiano Santana, eles serão autuados por tráfico e, em seguida, encaminhados à cadeia de Itaporanga. Segundo ainda o delegado, a moto em que a dupla trafegava também permanecerá apreendida, assim como o aparelho celular encontrado com os dois, que também estavam com a quantia de 15 reais. “Queremos saber com quem eles falaram e aprofundar as investigações sobre a origem dessa droga”, comentou o delegado. Fotos: droga apreendida e uma imagem desfocada dos acusados.

 

Morre Sebastião Vasconcelos, aos 86 anos


RIO — O ator Sebastião Vasconcelos morreu na noite da última segunda-feira aos 86 anos. Ele estava internado desde o dia de 30 de junho no Hospital Israelita Albert Sabin, na Tijuca, com efisema pulmonar e pneumonia e sofreu uma parada cardiorrespiratória. Vasconcelos tinha Mal de Parkinson, e chegou a ficar internado de 25 de abril a 5 de junho no mesmo hospital com o mesmo diagnóstico. Ainda não há informações sobre velório e enterro.
O ator paraibano começou a carreira fazendo teatro em Recife. Se mudou para o Rio em 1955 e logo foi convidado para integrar a companhia teatral Tônia-Celi-Autran, dos atores Tônia Carreiro, Adolfo Celi e Paulo Autran. Na TV Globo, estreou no programa “Caso especial”, numa adaptação da peça “O matador”, de Oduvaldo Vianna Filho. Um dos seus papéis de maior destaque na televisão foi Floriano, pai de Ruth e Raquel (Glória Pires) na novela “Mulheres de areia”, em 1993. O último trabalho dele na TV foi em “Os Mutantes - caminhos do coração”, da Record, em 2008.

Parede em construção cai por cima de Policial Militar em Diamante.



O Policial Militar Carlos Antônio Batista da Costa, de 47 anos, ficou ferido num acidente ocorrido na manhã desta terça-feira (16), na Rua São José no Centro de Diamante.

Bastante ferido e com suspeita de fraturas, Costa como é mais conhecido foi socorrido pelos enfermeiros da UBS-I, até a chegada do SAMU, que lhe imobilizou e conduziu para o Hospital da cidade de Itaporanga.

A vítima trabalhava na reforma de sua própria casa quando foi surpreendido com a queda de uma parede sobre o seu corpo. Bastante ensanguentado ele ainda saiu consciente e não corre risco de vida.



Fonte: DiamanteOnline

Abatedouro público a ser utilizado em consórcio por Itaporanga, Aguiar, Igaracy e Piancó, dentre outos projetos para o Vale do Piancó estão entre os selecionados na 2ª edição do Pacto Social, apresentado ontem por RC.



Foi assinado nesta segunda-feira (15) pelo governador Ricardo Coutinho, em solenidade no Hotel Ouro Branco, a homologação dos projetos aprovados na segunda edição do Pacto pelo Desenvolvimento Social da Paraíba. São 318 projetos selecionados para execução em 2016 municípios, que juntos receberão R$ 100 milhões para áreas de educação, saúde, infraestrutura, ação social e igualdade de gênero. Um total de 190 prefeitos, vice-prefeitos ou representantes participaram do evento.
Dos 318 projetos selecionados, 170 são na área de educação, 95 na saúde, 28 na infraestrutura, 24 na ação social e um para igualdade de gênero. Exatamente 102 reformas e ampliação de escolas municipais, construção de outras 20 novas, aquisição de 35 ambulâncias, 25 veículos utilitários, construção de 5 centros de fisioterapia, construção de três abatedouros públicos regionais [um dos quais no Vale do Piancó] e 15 centros de comercialização.
Para a Educação o Estado disponibiliza R$ 41,5 milhões. Na Saúde os recursos assegurados somam R$ 20,9 milhões. Para obras de infraestrutura, ação social e igualdade de gênero estão reservados R$ 37,6 milhões, totalizando os R$ 100 milhões. Os prefeitos que ainda não finalizaram seus projetos têm um prazo de 30 dias, a partir de hoje, para apresentá-los à Secretaria de Articulação e Desenvolvimento Municipal (sedam). 
Confira a seguir os projetos aprovados para os municípios do Vale do Piancó:

Município                                                                   Projeto Aprovado
Aguiar                                 - Aquisição de uma Ambulância
Boa Ventura                        - Aquisição de Equipamentos para Escolas Municipais
Catingueira                         - Adequação de Prédios Públicos e Aquisição de Equipamentos de Usina de                                                                         Beneficiamento do Leite
Conceição                          - Pavimentação em paralelepípedos nas ruas: Unias Ramalho, Jaime Pinto e                                                      Capitão João Pedro. Reforma e Ampliação da Escola Raimunda L Sobrinha
Coremas                            - Equipamentos para Especialidade em Oftalmologia. Reforma e Ampliação                                                              da Escola Antônia Maria da Conceição
Curral Velho                       - Reforma e Ampliação da Escola Antônio Gomes de Carvalho
Diamante                            - Reforma e Ampliação de escolas municipais
Emas                                  - Aquisição de Veículos Utilitários
Ibiara                                  - Aquisição de Equipamentos para escolas municipais
Igaracy                               - Construção da sede do Centro de Referências da Assistência Social CRAS
Itaporanga                          - Construção do Abatedouro Público que será utilizado em regime de                                                                    consórcio pelos municípios de Aguiar, Igaracy e Piancó.
Nova Olinda                       - Aquisição de Veículo Utilitário
Olho D'água                      - Aquisição de Equipamento médico-hospitalar (ultrasson) e Construção de UBS
Pedra Branca                    - Construção de um Centro de Tecelagem
Piancó                              - Construção da Unidade de Pronto Atendimento UPA
Santa Inês                         - Construção do Centro de Referência da Assistência Social CRAS
Santana de Mangueira       - Reforma de escolas municipais
Santana dos Garrotes        - Reforma de escolas municipais
São José de Caiana           - Aquisição de uma Ambulância
Serra Grande                     - Reforma da Escola Municipal Vidal de Moura  

Protesto: após promessa não cumprida movimento dos sem teto promete invadir sede de prefeitura do Sertão


Protesto: após promessa não cumprida movimento dos sem teto promete invadir sede de prefeitura do Sertão

O prefeito do município de Sousa, no Sertão paraibano, André Gadelha, do PMDB, mais uma vez será alvo de protesto, dessa vez por parte do movimento dos sem teto na cidade. A categoria promete invadir a sede da prefeitura local ainda nesta terça-feira (16), para exigir o repasse do aluguel social, prometido pelo gestor à época em que as casas condenadas pela Defesa Civil tiveram que ser demolidas e os moradores obrigados a evacuar os locais.

O gestor havia prometido aos moradores que tiveram as casas demolidas o pagamento de um aluguel social como forma de compensação para que essas famílias fossem beneficiadas com um teto, no entanto, até agora a promessa não foi cumprida e os moradores continuam desabrigados.

Apesar de o projeto que libera o pagamento do aluguel social já ter sido aprovado pela Câmara Municipal da cidade, o repasse para os sem teto até agora continua no campo das promessas.

Segundo informações colhidas pelo porta PB Agora junto ao coordenador  do movimento dos sem teto na cidade, Jota Cândido, do PSOL, os moradores desabrigados irão ocupar a sede do Paço Municioal por tempo indeterminado para forçar o prefeito a cumprir com a palavra dada.

“O prefeito tem dinheiro para fazer festa, só não tem dinheiro para cumprir os compromissos com a população carente do nosso município”, disparou Jota Cândido. Em vez de dialogar com os manifestantes, o prefeito André Gadelha tem protagonizado bate boca com os manifestantes nos movimentos liderados por Jota Cândido, preferindo sempre adotar a intransigência e a falta de diálogo no lugar da negociação.

Para o coordenador do movimento, Gadelha, que já foi líder da oposição na Assembleia hoje age de forma ditatorial, visto que, quando parlamentar, cobrava as ações do Governo Ricardo Coutinho, porém, agora na qualidade de chefe do executivo e não mais de parlamentar, ele adota a postura que ele mesmo condenava.




Márcia Dias

PB Agora

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Polícia instaura inquérito para apurar violência física contra idoso em Itaporanga

Vítima ficou com o rosto desfigurado






Por Redação da Folha - Sebastião Alexandrino da Silva, de 67 anos, foi encontrado por populares caído em uma rua do bairro Bela Vista, nas proximidades da estação de repetidora da cidade, na madrugada desta segunda-feira, 15. Ele estava com a cabeça coberta por uma sacola plástica e graves lesões no rosto, conforme apurou a Folha (www.folhadovali.com.br).

Socorrido pelo SAMU ao hospital de Itaporanga, o idoso precisou ser removido ao regional de Patos, onde permanece internado, mas não corre risco de morte, segundo as últimas informações. Depois de tomar conhecimento do fato, a Polícia Militar foi acionada e fez diligências, mas não conseguiu capturar os autores do crime. É possível que mais de uma pessoa tenha participado da agressão.

A informação é que a vítima reside na Rua Major Serafim, mas ainda não se sabe por que o idoso estava na rua durante a madrugada. Um inquérito policial foi instaurado pela delegacia de Itaporanga para apurar o caso e tentar identificar os agressores. 

Acidente entre Desterro e Teixeira deixa sargento da PM morto na tarde desta segunda-feira

Faleceu na tarde desta segunda-feira (15/07) o sargento reformado da PM, conhecido por Sargento Jucimar, o mesmo era proprietário do Mercadinho do Sargento, bastanteconhecido em Patos.
Segundo as primeiras informações chegadas à nossa redação, o Sargento Jucimar viajava em seu veículo na PB-238 entre as cidades de Desterro e Teixeira, quando perdeu o controle do carro e capotou em uma curva.
Até o final da tarde desta segunda-feira, o corpo ainda esperava a equipe do IML de Patos para a remoção.
A notícia causou perplexidade entre os familiares, já que o sargento costumava dirigir com cautela.
Mais informações 
Por volta das 15h30min desta segunda-feira (15), um acidente automobilístico deixou uma vítima fatal na Rodovia PB-306 que liga os municípios de Teixeira e Desterro na Paraíba.


Segundo informações ­­­­Josemar Luiz do Carmo de 53 anos, sub-Tenente reformado da PM/PB, seguia com seu automóvel Fiat Strada de cor cinza placas KHJ 0938 – Patos-PB no sentido Desterro - Teixeira quando na curva conhecida como Curva da Pedra Vermelha o veículo bateu com o pneu em um buraco e o motorista não conseguiu segurar, perdeu o controle vindo a capotar caindo fora da pista.
Gilmar como era mais conhecido, tentou frear, perdeu o controle do volante, não conseguindo colidiu brutalmente contra a proteção do acostamento, caindo fora da estrada. Gilmar teve morte instantânea.


De acordo com informações de familiares, viajavam no veículo com Gilmar, duas pessoas do sexo feminino, que são elas: Vildemara Teodoro do Carmo, 19 anos, estudante, solteira  e  Enriquele Canuto da Silva, 19 anos, estudante, Solteira.


As duas foram encaminhadas para o hospital da cidade de Patos em uma ambulância do SAMU de Teixeira e até o fechamento da matéria não tinha nenhuma informação do estado de saúde das duas vítimas.

As informações fora repassadas pelo 3º Sgt da 2ª Cis de Polícia de Teixeira-PB, Inaldo Ferreira Gonçalves como mostra a lavratura minuciosa do relatório.

Prefeitura de Santana de Mangueira abre concurso público com 199 vagas

Inscrições começam no próximo dia 29




Por Isaías Teixeira/Folha do Vale - A Prefeitura de Santana de Mangueira publicou edital de concurso público destinado ao preenchimento de 199 vagas na edilidade municipal, 11 das quais para portadores de deficiência física. O certame contempla todos os níveis de escolaridade, e as inscrições começam dia 29 deste mês e se encerram em 29 de agosto. Já as provas objetivas estão previstas para serem aplicadas no dia 29 de setembro.

As inscrições poderão ser feitas pela internet, por meio do site da empresa Real Concursos Consultoria e Serviços LTDA, que é o www.realconcursospb.com.br; ou presencialmente, na sede da Prefeitura Municipal, situada à Rua Quintino de Magalhães, s/n. Nesse último caso, o candidato, ou seu procurador, deverá adquirir um manual ao preço de R$ 10,00, juntamente com a ficha cadastral e o boleto bancário para pagamento da taxa de inscrição.

A taxa da inscrição custa R$ 30,00 (para cargos do Ensino Fundamental I), R$ 40,00 (para cargos do Ensino Fundamental II), R$ 50,00 (para cargos que exigem conclusão do ensino médio) e R$ 60,00 (para cargos que exigem curso superior), conforme apurou a Folha (www.folhadovali.com.br).

O cargo que oferece o maior número de vagas é Auxiliar de Serviços Gerais com 25 oportunidades. Em seguida aparece Professor Fundamental I, com 20 vagas; Merendeiro, com 17; e Gari, com 15.

O quadro completo de vagas poderá ser conferido no edital do certame, que pode ser acessado diretamente no www.realconcursospb.com.br/arq ... tal-santana-mangueira.pdf  . As vagas contemplam saúde, educação e outras áreas. 


 

Adolescente morre após sofrer descarga elétrica em piscina


 Adolescente morre após sofrer descarga elétrica em piscina

Mais uma fatalidade foi registrada neste domingo na Paraíba. Dessa vez o município de São José de Caiana foi o palco da tragédia. Um adolescente de 14 anos morreu após sofrer uma descarga elétrica enquanto tomava banho em uma das piscinas do balneário da cidade. O menor estava com um grupo de amigos no local e quando foi entrar na piscina segurou em um fio de energia elétrica, sofrendo imediatamente a descarga, desmaiando já sem vida.

O menino chegou a ser socorrido, mas não dava mais sinais vitais. Os amigos e familiares ficaram em estado de choque com a morte de Lourival Pereira. O corpo foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal de Patos para exames cadavéricos.


PB Agora

Parabéns

Hoje, 15, Dia de São Boaventura e dos Homens, aniversariam Graciele Domingo, Dilvânia Dantas e o forrozeiro Fabinho do Acordeon.

Graciele Domingo (Foto: Arquivo)
Dilvânia Dantas com seu esposo Jairo Ricardo (Foto:Face)
Fabinho do Acordeon (Foto: Face)

domingo, 14 de julho de 2013

Filha lança biografia de Sivuca no Rio de Janeiro



Um dos maiores artistas  da Paraíba todos os tempos terá sua biografia lançada  no estado do Rio de Janeiro no dia 17 deste mês. A escritora Flávia Barreto, filha de Sivuca, lançará a biografia do pai na Associação Brasileira de Imprensa (ABI) na capital carioca.  

Flavia percorreu varias localidades que Sivuca morou, como a França e Estados Unidos, para descobrir um pouco mais sobre seu pai.

A filha de Sivuca afirmou ainda que a biografia de seu pai é destinada as novas gerações: . "A narrativa que está propositadamente voltada às novas gerações. A biografia serve para contribuir para o acesso democrático ao patrimônio cultural brasileiro", disse.

Ela define a biografia de Sivuca como "uma obra polifônica". Muitos dos amigos e Sivuca têm voz. "O prefácio do livro é feito por Sérgio Cabral, crítico de musica e pai do atual governador do Rio de Janeiro; e Ariano Suassuna, amigo de Sivuca, foi quem escreveu a orelha do livro", observou.  

Redação