quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Mensagem do Dr. Odoniel e D. Carmelita Mangueira aos diamantenses

A Todos os amigos Diamantenses, desejo queNeste Natal Jesus Cristo nos traga paz, amor, compreensão e acima de tudo saúde. Por tudo de bom que vocês possam representar... Desejo que Deus esteja sempre nos nossos caminhos... Que os Anjos estejam sempre ao nosso redor, que tudo de bom possa acontecer... Que ao receber este pequeno gesto de carinho, vocês lembrem o quanto são importantes para mim... Que as distâncias sejam superadas... Por algo que não se mede, nem pelo tempo, nem pelo espaço... Mas mesmo ao longe nossos pensamentos caminham lado a lado em busca de um novo dia... Um novo amanhã! Portanto, recebam o meu eterno abraço bem apertado e saiba que vocês vão estar sempre aqui no meu coração. UM FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO.
  
Dr. Odoniel Mangueira e Família.

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Parabéns

Hoje, 10, Dia de São Melquiades, do Palhaço, e Internacional dos Direitos Humanos, aniversariam os atores Kenneth Branagh, Evandro Santo, Floriano Peixoto, Luciana Vendramini e Susan Dey.

Ator Kenneth Branagh (Foto: Divulgação)
Evandro Santos (Foto: Divulgação)
Ator Floriano Peixoto (Foto: Divulgação)
Luciana Vendramini (Foto: Divulgação)
Atriz Susan Dey (Foto: Divulgação)

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Pausa Poética

“Hollywood  está longe de me almejar. Sou feliz de ter nascido nesse país, de ter o carinho de um público que sempre me prestigiou.” Fernanda Montenegro

Recordar é Viver

rv-lenivaldo-aragão-zagalo, garrincha-nilton-santos
Lenivaldo Aragão entrevistando Zagalo, 
Garrincha e Nilton Santos nos anos sessenta (Foto: Face)

Prefeito e vice de Taperoá têm mandatos cassados pelo TRE-PB e município terá novas eleições



A Corte do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) cassou, na sessão desta segunda-feira (09), o mandato do prefeito e vice-prefeitos de Taperoá, respectivamente, Jurandi Gouveia de Farias e Francisco Antônio da Silva Filho. Como os vencedores do pleito impugnado obtiveram mais de 50% dos votos válidos, impõe-se a posse do Presidente da Câmara Municipal e realização de novas Eleições em Taperoá, no prazo máximo de 40 dias, a contar da publicação do acórdão.
Além da cassação do mandato, ao prefeito de Taperoá e a Deoclécio Moura e Sandro Jardel, ex-prefeito do município, e ao ex-presidente da Câmara Municipal, vereador Sandro Jardel Pompeu de Toledo – que exerceu o cargo de Prefeito no período de 13 de julho a 13 de outubro de 2012, em razão de licença médica do titular – também foi aplicada as sanções de inelegibilidade pelo prazo de oito anos e multa de R$ 20 mil. Apenas ao vice-prefeito foi afastado da sanção adicional por insuficiência de provas.

A decisão do Corte do TRE-PB foi por maioria dos votos, no termo do relator, juiz Breno Wanderley, em desarmonia com o parecer ministerial, contra os votos dos juízes Eduardo José de Carvalho Soares e Tércio Chaves de Moura. Absteve-se de votar o juiz Sylvio Pélico Porto Filho por não haver assistido ao relatório. A sessão foi presidida pelo vice-presidente do TRE-PB, desembargador Saulo Benevides, pela ausência justificada do presidente da Corte Eleitoral, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque.

O recurso eleitoral foi interposto por Maria de Socorro Dias de Toledo Farias, segunda colocada nas Eleições 2012 para Prefeito de Taperoá, em face de decisão do Juiz da 27ª Zona Eleitoral que havia julgado improcedente Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) por fundamento na prática de ações   ilícitas que caracterizariam abuso de poder político e econômico, condutas vedadas e captação ilícita de sufrágios, todos ocorridos no período do microprocesso eleitoral.

“O conjunto probatório revela a prática de diversos ilícitos eleitorais praticados em benefício dos candidatos eleitos, seja patrocinados por meio de programas sociais da prefeitura ou diretamente pelos recorridos e seus cabos eleitorais”, destacou o relator, juiz Breno Wanderley, para fundamentar o seu voto.

Dentre os ilícitos destacam-se a contratação de 44 servidores por meio de Processo Seletivo Simplificado; revisão geral da folha de pessoal, com a concessão e retirada de gratificações a servidores públicos, conforme a cor partidária; distribuição de material de construção com finalidade eleitoral; Confecção e distribuição a eleitores de camisetas e bonés na cor vermelha, que era a cor da campanha dos candidatos recorridos, com a inscrição “Deixa o Matuto Trabalhar”, que era um dos slogans de campanha dos recorridos; dentre outros.

Patosonline com portalcorreio e assessoria do TRE

Laudo diz que Roberto Jefferson não precisa de prisão domiciliar


jeferson veja

O Globo – O laudo médico dos três oncologistas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) que examinaram o ex-deputado Roberto Jefferson atesta que o delator do mensalão não teria necessidade de permanecer em casa. Com base nesse laudo, o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, vai decidir se concede ou nãoprisão domiciliar a Jefferson.
A assessoria de imprensa do ex-deputado confirmou que os advogados tiveram acesso ao laudo. O documento, de 4 de dezembro, afirma que não foi encontrada “qualquer evidência” do câncer de que Roberto Jefferson se tratou; o delator do mensalão fez uma cirurgia em 2012 para retirar um tumor no pâncreas. “Do ponto de vistaoncológico, esta junta não identifica como imprescindível, para o tratamento do sr. Roberto Jefferson Monteiro Francisco, que o mesmo permaneça em sua residência ou internado em unidade hospitalar”, informa o laudo médico, assinado por Carlos José Coelho de Andrade, Rafael Oliveira Albagli e Cristiano Guedes Duque, do Inca.

Reginaldo Rossi piora e volta à UTI de hospital



Por Rekadinho -  Com uma piora no quadro de infecção pulmonar, o cantor Reginaldo Rossi, de 69 anos, voltou neste domingo para a Unidade de Terapia Intensiva  (UTI) coronária do Hospital Memorial São José, no Recife. As informações são da Globo News.Após sofrer um derrame pleural, que se caracteriza pelo acúmulo de líquido no pulmão, o cantor foi internado no dia 27 de novembro.
Conhecido como o Rei do Brega, Rossi está em atividade desde 1964. Entre seus maiores sucessos estão Garçom, Em Plena Lua de Mel  e A Raposa e as Uvas.

domingo, 8 de dezembro de 2013

21 anos sem Paulo Porto. Um crime que abalou Patos



Entre os bárbaros assassinatos registrados na cidade de Patos, talvez nenhum tenha revoltado tanto a população pelo alto grau   de brutalidade, como aquele que vitimou o radialista Paulo Ayres Porto.

Tratava-se de um deficiente físico , eficiente profissional da comunicação e, como resultado do seu trabalho coerente, recém escolhido para representar o povo no Poder Legislativo Municipal.

Paulo Ayres Porto, 34 anos, radialista e vereador eleito, filho de Manoel de Morais Porto e Severina Ayres Porto, foi visto pela última vez na noite do dia 07 de dezembro de 1992, em companhia da empresária Alba Liene Pereira Viana, viúva, 26 anos, segundo informações, se destinavam a uma seresta no município de São Mamede, conduzidos em uma pick-up Ford Pampa, cujo veículo seria encontrado no dia seguinte , abandonado no município de Quixaba, que fica localizado a oito quilômetros de Patos.

Após uma caça patrocinada pela polícia e amigos do radialista, os dois corpos foram encontrados, por volta das 16:00 horas do dia  seguinte, em uma vala próxima ao Aeroporto Brigadeiro Firmino Ayres, amarrados com as mãos para trás, as cabeças esmagadas por golpes de pedras e paus.

O mais intrigante é que o fato acontecera bem perto de um dos postos da Operação Manzuá. Aliás, os PM's de plantão informaram que o carro havia passado na estrada, conduzindo apenas as duas futuras vítimas.

Cerca de 10 mil pessoas compareceu ao velório e sepultamento de Paulo Porto, cujo corpo fora conduzido ao Cemitério de São Miguel  em uma viatura dos Bombeiros e sepultado por volta de 11:00 horas da quarta-feira, 09 de dezembro. Às 16:00 horas aconteceu o mesmo com a outra vítima, Alba Liene.
morte paulo porto

Odon Bezerra é destaque no jornal o Globo por defender mudanças no Código de Trânsito

Rio – Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil na Paraíba (OAB-PB), Odon Bezerra, veio ao Rio conhecer a proposta do grupo de estudos FGV/O GLOBO para a alteração do Código Brasileiro de Trânsito de forma que as empresas de ônibus sejam punidas, solidariamente, em casos de infrações cometidas por seus motoristas. A redação sugerida — que prevê a responsabilidade compartilhada em situações como superlotação, excesso de valocidade e ocorrências em que o condutor seja punido com pontuação na carteira de habilitação — será defendida por Bezerra para ser mantida na íntegra na votação em plenário do Conselho Federal da categoria, na próxima terça-feira (10). Desta votação decidirá se a OAB nacional encampará a proposta e a apresentará como recomendação para alterar a lei em vigor.
 Como foi recebida pelos demais membros da ordem a proposta de alteração do Código Brasileiro de Trânsito feita pelos alunos?
Tive sinal verde do presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, e da Comissão de Defesa do Consumidor do Conselho Federal da ordem para a apresentação da proposta  e encaminhamento para votação no dia 10 em Brasília. A minha ideia é a aprovar o texto como está.
 Qual a importância da alteração sugerida que pune as empresas?
A responsabilidade solidária é muito importante. Já existe, por exemplo, no caso do meio ambiente, e o texto está muito consistente e conciso. A própria lei de trânsito fala em responsabilidade comum, mas não deixava claro em quais casos, como eles fizeram agora.



Fonte: oab-pb  e rekadinho

MULHER morre após injetar acrílico no bumbum foi destaque

Há três semanas, a supervisora de telemarketing Sueli de Oliveira, de 37 anos, morreu após ter passado por uma cirurgia para aplicação de acrílico para aumentar o bumbum. Segundo informações do boletim de ocorrência, a médica responsável pela injeção disse que Sueli sofreu convulsões, o socorro foi chamado, mas ela não resistiu. 

Na busca por ter um bumbum mais avantajado, muitas mulheres recorrem a produtos proibidos e sem recomendação médica, como é o caso do metacrilato. Mais conhecido como acrílico, a substância pode causar obstruções, necroses, embolia pulmonar e até morte. De acordo com o cirurgião plástico Alan Bernacchi da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica), o metacril deve ser usado apenas em reconstruções como, por exemplo, para colar ossos fraturados. 

- No momento de sua aplicação ele é um fluído, depois vira um plástico, um acrílico mesmo, sem maleabilidade nenhuma. Se esse acrílico abraçar um nervo da perna e fizer uma simbiose com a musculatura, isso pode gerar uma inflamação. É uma dor para o resto da vida. Para retirar, tem que cortar tudo, músculo e nervo.


Fonte R7

sábado, 7 de dezembro de 2013

O Paraibano Antônio Pezão empata após combate espetacular


Pezão e Hunt fizeram uma batalha sangrenta na Austrália - Bradley Kanaris via Zuffa
Uma verdadeira guerra! Aqueles que ficaram acordados até tarde para acompanhar a luta principal do UFC Fight Night 33, que aconteceu na madrugada deste sábado (7), na Austrália, foram premiados com uma das melhores lutas de 2013 protagonizada pelos pesos-pesados Mark Hunt  e Antônio 'Pezão'.
Após cinco rounds de muita entrega por ambas as partes, algumas reviravoltas e delírio dos presentes na Brisbane Entertainment Centre, a luta foi parar nas mãos dos juízes. Um deles viu vitória de Mark Hunt, enquanto os outros dois deram empate. Desta forma, por decisão majoritária, a luta foi considerada empatada. O resultado que poderia causar revolta para algum dos atletas na verdade fez com que todos na arena australiana ficassem satisfeitos ao verem os dois lutadores levantando o braço.
"Que luta! Agradeço a Deus por tudo e aos fãs pelo apoio", limitou-se a dizer o exausto Mark Hunt após o duelo.
"Quero gradecer a todos da Austrália. Mark Hunt é um cara sensacional. Treinei duro e duas semanas atrás machuquei minhas costas, mas vim lutar e dei o meu melhor", disse Pezão, bastante emocionado.
A luta
Ex-companheiros de treinos, os lutadores começaram o duelo se estudando bastante e praticamente só depois de um minuto que Mark Hunt tomou a iniciativa de ir para cima, mas sem grande sucesso. Pouco depois, Pezão acertou um belo golpe de direita e aplicou o knockdown no neozelandês, que conseguiu se recuperar. Apesar da grande maioria dos torcedores estar em favor de Hunt, foi possível ouvir o tradicional 'uh, vai morrer' no fim do round inicial.
O segundo round começou com Hunt dominando o centro do octógono e buscando tomar a iniciativa do combate. Pezão arriscou alguns golpes de efeito, mas não conseguiu atingir em cheio o neozelandês. Com chutes baixos, no entanto, o brasileiro conseguiu castigar a perna esquerda de Hunt, que acusou o golpe e chegou a balançar.
Mark Hunt iniciou o terceiro round oferecendo sua perna esquerda para Pezão, e quando o brasileiro tentou um chute baixo,  seu adversário aplicou uma bela queda. Mas o pior ainda estava por vir para o paraibano. Quando os dois voltaram a ficar de pé, o neozelandês acertou uma direita que derrubou o brasileiro. No chão, Hunt castigou Pezão e por pouco não acabou com o duelo.
O quarto round foi simplesmente sensacional. Mark Hunt iniciou o período colocando o brasileiro para baixo, mas sem conseguir um ground and poud eficiente. Pezão colocou a luta em pé novamente e os dois iniciaram uma batalha emocionante onde parecia que qualquer um poderia ser nocauteado a qualquer momento. O paraibano botou Hunt para baixo e trabalhou muito bem o ground and pound, quase nocauteando seu adversário. A essa altura, a plateia foi ao delírio e aplaudiu de pé os atletas.
Completamente exaustos, Antônio 'Pezão' e Mark Hunt usaram o coração para continuar uma verdadeira guerra sangrenta. Tanto que o árbitro interrompeu a luta para que o médico do UFC entrasse no octógono e verificasse se estava tudo bem com o ensanguentado Pezão. O neozelandês levou a melhor no último round, mas quem mais ganhou foram os torcedores que estavam na Brisbane Centre e viram uma das melhores lutas de 2013. Ao fim do duelo, os atletas se abraçaram longamente e a luta foi definida como empatada.

Ensanguentados, PEzão e Hunt buscaram forças até o final para vencer a luta - Divulgação/UFC

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Paraibano diz estar pronto para principal luta do UFC nesta sexta-feira




Nesta sexta, em Brisbane, o atleta paraibano, Antônio 'Pezão' Silva, enfrentará o neozelandês Mark Hunt no "UFC Fight Night 33: Hunt vs. Pezão".

O campinense estará pela terceira vez na luta principal da noite em eventos da organização, desta vez contra um 'amigo'.

O 'Bigfoot' já treinou com o próximo rival, mas revelou em entrevistas recentes que não vê problemas na realização do duelo e espera a grande luta da noite. 

"Conheço o Mark Hunt há um tempo, nós já tivemos a oportunidade de treinar juntos, e nos damos muito bem. No principio não queria está luta, mas somos profissionais e vamos proporcionar um grande espetáculo para os fãs. Tem tudo para ser a luta da noite. Ele é um cara pegador, mas estou preparado para anular suas armas. Quero muito conquistar essa vitória e continuar entre os tops da categoria", disse o lutador.

Pezão dividiu sua preparação para a luta com Hunt entre o Brasil e os Estados Unidos. Em sua terra natal, o lutador aproveitou para aprimorar sua trocação e afirmou que está pronto para lutar em qualquer situação contra o neozelandês.

"Estou confiante para o luta, o meu camp foi perfeito. Passei três semanas treinando no Brasil, duas no Team Nogueira e uma em Curitiba, afiando minha trocação com o mestre Noguchi e o meu treinador Katel Kubis. A parte final dos treinamentos fiz nos EUA na American Top Team. Estou pronto para tudo neste duelo, seja para um embate todo em pé ou todo no chão", concluiu.

O atleta, campinense Antônio 'Pezão' Silva tem raízes em Itaporanga, sendo sobrinho de Ernesto "da Rodoviária.


Com SuperSport



Na raça e no coração, Antônio Pezão nocauteou Alistair Overeem em duelo peso ...


ESTUDANTE DE ADMINISTRAÇÃO DA UEPB MORRE EM GRAVE ACIDENTE NA BR 230 NA MANHÃ DESTA SEXTA-FEIRA



Um grave acidente foi registrado nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira 6 de novembro de 2013 e vitimou fatalmente Gydeoni Coutinho Ramos Nóbrega, 30 anos de idade que, segundo informções desenvolvia alta velocidade no carro que vinha sentido Noé Trajo/saída Campina Grande.


A vítima que era estudante de Administração do 5° período pela UEPB era filho de uma Oficial de Justiça idendtificada como sendo Maria do Socorro Coutinho Ramos Nóbrega e era bstante conhecida da sociedade patoense. O carro, um Wolksvagem, modelo Fox, placa OFG 7867 - Patos-PB ficou com a parte dianteira parcialmente destruída. Ele teve morte instatânea e no momento do acidente não utulizava o cinto de segurança.


O velocímetro do veículo estacionou o ponteiro em 50 km/h após o acidente, porém a polícia não descarta a informação de que desenvolvia alta velocidade e supostamente o rapaz teria ingerido bebidas alcoólicas durante a noite. O carro conseguiu atravessar o girador e colidir violentamente na calçada do Sebrae no Rodoshoping.

Gydeoni sofreu lesões graves na cabeça, na região da testa e provavelmente teve traumatismo craniano. Muitos curiosos compareceram no local e o trânito ficou congestionado na BR 230 na altura do Km 334.1, foi preciso a intervenção de Policiais Rodoviários Federais na hora em que os peritos realizavam os trabalhos de praxe. 

Após os procedimentos o corpo foi removido ao Numol para realização de exames cadavéricos para em seguida ser liberado para os familiares providenciarem o sepultamento.

Em Sousa : Mecânico é preso por estuprar a filha e diz: "Foram só 4 vezes"

Uma garota de 12 anos foi estuprada várias vezes  pelo próprio pai no Município de Sousa. O suspeito foi preso pelos agentes do Grupo Tático Especial (GTE), em cumprimento a um mandado de prisão  expedido pela comarca de Sousa.
Conforme informações da Polícia Civil, o mecânico Cristiano Medeiros, de 29 anos, abusava sexualmente da filha desde o ano de 2009. Após investigações realizadas pela delegada Drª Patrícia Forny, o acusado foi preso em sua residência no Conjunto Frei Damião, e em seguida conduzido até a delegacia.
O acusado confessou os estupros e disse que um dos casos ocorreu durante o batizado de uma sobrinha. “Eu estava bêbado, a agarrei dentro do banheiro e fiz relações sexuais com ela, mas foram só quatro vezes, estou arrependido”, afirmou o suspeito.
Cristiano Medeiros foi encaminhado até a Colônia Penal Agrícola do Sertão em Sousa e responderá pelo crime de estupro de vulnerável e poderá cumprir pena de até 15 anos  de prisão.


    Porta Retratos


    Cantora Lucy Alves (Clã Brasil) Foto: Divulgação


     Músico  e Compositor Bebé de Natercio (Foto: Divulgação)


    O Professor em Trombone Gilvando Pereira (Azeitona) (Foto: Cortesia)


    O cantor Saulo da banda Forró de Lamparina (Foto: Fece)


    O jornalista Paulo Pinto em viagem aos EUA (Foto: Divulgação)

     
    O cantor Edmilsinho (Foto: Cortesia)

    quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

    Morre Nelson Mandela, aos 95 anos

    Morre Nelson Mandela, aos 95 anos

    O líder sul-africano Nelson Mandela, 95, morreu nesta quinta (5) em sua residência, em Johannesburgo, onde havia sido levado no dia 1º de setembro após passar quase três meses internado para tratamento de uma infecção pulmonar.


    De acordo com o comunicado oficial divulgado no dia da transferência, Mandela continuava apresentando complicações pulmonares. "O estado de saúde de Mandela continua crítico e, às vezes, instável. No entanto, sua equipe médica está convencida de que ele receberá o mesmo nível de cuidados intensivos em sua casa", dizia o texto.


    O HERÓI AFRICANO


    Prêmio Nobel da Paz por sua luta contra a violência racial na África do Sul, Nelson Mandela - ou Madiba, como é chamado na sua terra natal - passou 27 anos preso e se tornou o primeiro presidente negro daquele país.


    Segundo o jornal local "The Sunday Times", uma pessoa próxima à família afirmou que Mandela teria "parado de falar" no dia seguinte à hospitalização.


    O ex-presidente tinha 95 anos e vivia em Johannesburgo com a mulher Graça Machel, viúva de Samora Machel (1933-1986), ex-presidente moçambicano.


    Mandela foi o maior símbolo de combate ao regime de segregação racial conhecido como apartheid, que foi oficializado em 1948 na África do Sul e negava aos negros (maioria da população), mestiços e asiáticos (uma expressiva colônia de imigrantes) direitos políticos, sociais e econômicos.


    A luta contra a discriminação no país o levou a ficar 27 anos preso, acusado de traição, sabotagem e conspiração contra o governo em 1963. Condenado à prisão perpétua, Mandela foi libertado em 11 de fevereiro de 1990, aos 72 anos. Durante sua saída, o líder foi ovacionado por uma multidão que o aguardava do lado de fora do presídio.


    Em 1993, Nelson Mandela recebeu o prêmio Nobel da Paz por sua luta contra o regime do apartheid. Na ocasião, ele dividiu o prêmio com Frederik de Klerk, ex-presidente da África do Sul que iniciou o término do regime segregacionista e o libertou da prisão.


    Um ano depois, em 1994, Mandela foi eleito presidente da África do Sul, após a convocação das primeiras eleições democráticas multirraciais no país. Sua vitória pôs fim a três séculos e meio de dominação da minoria branca na nação africana.


    Ao tomar posse, o líder negro adotou um tom de reconciliação e superação das diferenças. Um exemplo disso foi a realização da Copa Mundial de Rúgbi, em 1995, no país. O esporte era uma herança do período colonial e, por isso, boicotado pelos negros, por representar o governo dos brancos.


    Nos dois anos seguintes, a Constituição definitiva e o processo de transição foram concluídos. Entre os anos de 1996 e 1998, o arcebispo Desmond Tutu liderou a Comissão de Verdade e Reconciliação para apurar crimes cometidos durante o apartheid, e foram abertos processos judiciais para pagamentos de indenizações às vítimas do regime.


    Mandela deixou a presidência em 1999 e passou a se dedicar a campanhas para diminuir os casos de Aids na África do Sul, emprestando seu prestígio para arrecadar fundos para o combate à doença.


    Em 2004, aos 85 anos, ele anunciou que se retiraria da vida pública para passar mais tempo com a família e os amigos. Já aos 92 anos, o líder sul-africano dificilmente participava de qualquer tipo de evento, devido à saúde frágil.


    Durante a Copa do Mundo de 2010, realizada na África do Sul, Mandela compareceu apenas ao encerramento da Copa, devido à morte de sua bisneta Zenani Mandela, em um acidente de carro logo depois da festa de abertura.


    História

    Mandela era filho do conselheiro do chefe máximo do vilarejo de Qunu, localizado na atual província do Cabo Oriental, onde nasceu, a 18 de julho de 1918. Aos sete anos, tornou-se o primeiro membro da família a frequentar a escola, onde lhe foi dado o nome inglês "Nelson". Aos 16 anos, seguiu para o Instituto Clarkebury, na mesma província, onde teve contato com a cultura ocidental pela primeira vez.


    Ele então ingressou na faculdade de Direito da Universidade de Fort Hare, no município de Alice. Logo no primeiro ano de curso, Mandela se envolveu com o movimento estudantil e com o boicote às políticas universitárias. Tal atitude resultou em sua expulsão da instituição no segundo ano, mas ali ele iniciou sua militância.


    A partir de então mudou-se para Johannesburgo e envolveu-se na oposição ao regime do apartheid. Ele começou a fazer parte do partido negro CNA (Congresso Nacional Africano, fundado em 1912) em 1942 e, em 1944, criou a Liga Juvenil do partido, com o manifesto "um homem, um voto".


    Depois da eleição de 1948, que deu vitória aos afrikaners do Partido Nacional, apoiadores da política de segregação racial, Mandela tornou-se mais ativo no CNA. Ele participou do Congresso do Povo, em 1955, que divulgou a Carta da Liberdade --documento que continha um programa fundamental para a causa antiapartheid.


    Comprometido de início apenas com atos não-violentos, Mandela e seus colegas aceitaram recorrer às armas após o massacre de Sharpeville, ocorrido em março de 1960, quando a polícia sul-africana atirou em manifestantes negros, matando 69 pessoas e ferindo 180. Em 1961, fundou a ala armada do CNA - Umkhonto we Sizwe (a Lança da Nação) - para combater a discriminação do apartheid.

    Prisão


    Acusado de crimes capitais no julgamento de Rivonia, em 1963, a declaração que deu, no banco dos réus, foi sua afirmação de posição política: "Tenho defendido o ideal de uma sociedade democrática e livre, na qual todas as pessoas convivam em harmonia e com oportunidades iguais. É um ideal pelo qual espero viver e que espero alcançar. Mas, se for preciso, é um ideal pelo qual estou preparado para morrer". Em 1964, Mandela foi condenado à prisão perpétua.


    No decorrer do tempo em que ficou preso, Mandela se tornou de tal modo associado à oposição ao apartheid que o clamor "Libertem Nelson Mandela" se tornou o lema das campanhas antiapartheid em vários países.


    Durante os anos 1970, ele recusou uma revisão da pena e, em 1985, não aceitou a liberdade condicional em troca de não incentivar a luta armada. Mandela continuou na prisão até fevereiro de 1990, quando foi libertado em 11 de fevereiro, aos 72 anos, pelo presidente Frederik Willem de Klerk, que também revogou a proibição do CNA e de outros movimentos de libertação.


    Nelson Rolihlahla Mandela deixou a prisão Victor Verster caminhando ao lado de Winie Madikizela, sua esposa na época. Ele havia passado os últimos 27 anos de sua vida atrás das grades por ousar se opor ao regime racista que dominava a África do Sul. Um mar de pessoas o aguardava nas ruas para dar início finalmente à edificação da democracia sul-africana.


    Como presidente do CNA (de julho de 1991 a dezembro de 1997) e primeiro presidente negro da África do Sul (de maio de 1994 a junho de 1999), Mandela comandou a transição do regime racista, o apartheid, ganhando respeito internacional.


    Em 1999, Mandela conseguiu eleger seu sucessor, Thabo Mbeki, que posteriormente foi obrigado a deixar a presidência, devido a uma manobra política do seu maior rival dentro do CNA, Jacob Zuma.

    Casamentos, separações e aposentadoria
    
     

    Mandela casou-se três vezes. Sua primeira esposa foi Evelyn Ntoko Mase, de quem se divorciou em 1957, após 13 anos de casamento. Em seguida, casou-se com Winie Madikizela, e com ela ficou por 38 anos. O casal se divorciou em 1996, após suas divergências políticas virem a público. No seu 80º aniversário, Mandela casou-se com Graça Machel, com quem esteve até os dias atuais.


    Depois de deixar a presidência, Mandela passou a dedicar suas forças ao combate à Aids na África do Sul, levantando milhões de dólares para enfrentar a epidemia da doença. Seu único filho morreu vítima de Aids em 2005.


    Ainda fora da Presidência, Mandela ganhou uma série de títulos e homenagens, como a Ordem de St. John, da rainha da Inglaterra, Elizabeth 2ª.; a medalha presidencial da Liberdade, do então presidente dos Estados Unidos George W. Bush; o Bharat Ratna (a distinção mais alta da Índia); a Ordem do Canadá, dentre outros.


    Apesar de ter ganho a condecoração de Bush, Mandela realizou uma série de pronunciamentos, em 2003, em que atacava a política externa do presidente americano.


    Em junho de 2004, Mandela anunciou que se retiraria da vida pública. Mas a militância continuou. Em 2007, comemorou o 89° aniversário criando um grupo internacional de estadistas idosos e altamente respeitados, incluindo seus colegas Prêmios Nobel da Paz Desmond Tutu e o ex-presidente americano Jimmy Carter, para combater problemas mundiais, que incluem as mudanças climáticas, o combate à Aids e à pobreza.


    A comemoração de seu aniversário de 90 anos foi um ato público com shows, que ocorreu em Londres, em julho de 2008, e contou com a presença de artistas e celebridades engajadas nessas lutas.

    Em 2009, com aparência frágil, o ex-presidente sul-africano compareceu a um comício eleitoral do CNA para ajudar a eleger Jacob Zuma, atual presidente do país.


    
    Nelson Mandela (Foto: South African Tourism)
    1958 - Nelson Mandela ao sair de um tribunal, África do Sul


    Nelson Mandela e o então Presidente Fernando Color de Melo (1991)


    2 de Setembro 2002 - Nelson Mandela encontra com então Presidente Brasileiro Fernando Henrique Cardoso
     
    Nelson Mandela e o Presidente Lula em 1998