quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Médico faz graves denúncias contra Samu de Itaporanga e pretende levar o caso ao MP


Falta de médico e medicamento e salário dos profissionais atrasado




Por Redação da Folha – Na madrugada desta terça-feira, 25, uma criança nascida de um parto prematuro no hospital de Itaporanga precisou ser levada com urgência à maternidade de Patos, mas o Samu local estava sem médico e a solução foi recorrer ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Piancó, que fez a remoção do bebê, mas, para isso, teve que deixar sua área descoberta.

O médico que atendeu a ocorrência é o dr. Iclenio Silveira. Em contato com a Folha nesta terça-feira, ele disse o caso dessa madrugada não foi um problema isolado e que constantemente o Samu de Piancó é obrigado a atender pacientes de Itaporanga por falta de médico no serviço itaporanguense, o que é preocupante e temerário, conforme o profissional. “Já ocorreu um caso da morte de um paciente de Piancó porque nossa Usa (Unidade de Suporte Avançado) estava removendo uma pessoa de Itaporanga, e, por conta disso, eu fiz uma queixa no CRM (Conselho Regional de Medicina) contra o Samu de Itaporanga”, narrou o médico.

Conforme ainda ele, a Usa de Itaporanga fica constantemente inativa por falta de médico e, quando funciona, é precariamente. Dr. Iclenio contou que, no último domingo, a viatura removeu uma pessoavítima de acidente, mas sem a menor condição de transportar um paciente em estado grave. “A Usa estava sem ar-condicionado, o que é prejudicial ao paciente, sem medicamento e nem algodão tinha, e precisou passar por Piancó para pegar esses materiais emprestados e seguir viagem”, contou.

Um outro grave problema do Samu de Itaporanga, que é gerido pela Prefeitura, é o atraso do pagamento dos profissionais. “O que meus colegas dizem é que já estão com três meses de salários atrasados, e alguns médicos devem deixar o serviço em Itaporanga por causa disso”, comentou dr. Iclenio, que atua há cinco anos no Samu e já coordenou o serviço em Piancó.

Para ele, o atraso de salário é o que motiva a falta de médico. “Médico tem disponível, mas o problema é que ninguém quer trabalhar sem receber: por isso, os médicos não querem trabalhar o Samu de Itaporanga e alguns dos que trabalham pretendem sair”, enfatizou, ao dizer que não entende porque isso vem ocorrendo, já que, conforme disse, o Ministério da Saúde está repassando o dinheiro normalmente ao município para o funcionamento regular do serviço.

Muito preocupado com a situação, principalmente porque, segundo ele, o mais prejudicado é povo, que necessita de um serviço de qualidade, o médico pretende levar o caso ao conhecimento do Ministério Público (MP) de Itaporanga. Foto: momento em que dr. Iclenio e sua equipe atendem criança prematura de Itaporanga.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

De volta para o passado

Há 89 anos, nascia em Pernambuco, o locutor , cantor , escritor, humorista e jurado brasileiro, Pedro de Lara, que morreu no dia 13 de setembro de 2007.

Há 118 anos, nascia em Nova Friburgo (Belo Horizonte) o Pinto Brasileiro Alberto da Veiga Guignard, que morreu em 1965.

Há 159 anos, nascia em Lisboa,José Joaquim Cesário Verdepoeta português, sendo considerado um dos precursores da poesia que seria feita em Portugal no século XX.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Pausa Poética





“A Verdade não é determinada por maioria de votos.” Bento XVI

Parabéns

Hoje, 17, Dia de Nossa Senhora do Desterro e dos Sete Santos Fundadores da Ordem dos Servitas, aniversariam  o jornalistas Fernando Gabeira os cantores Amado Batista e Peninha (Aroldo Alves Sobrinho), e as Itaporanguenses Gislane AlvesFlávia Gonzaga.

Jornalista Fernando Gabeira (Foto: Divulgação)


Cantor Amado Batista (Foto: Divulgação)

Cantor Peninha (Foto: Divulgação)


Gislane Alves com seu esposo Janio Venancio  (Foto:Face)


Flávia Gonzaga (Foto: Face)

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

JAZIGO - Ademar Soares

Vela Virtual     Vela Virtual
Ex - VEREADOR
ADEMAR SOARES, faleceu no dia 22
 de Fevereiro 2014, e o seu corpo está sepultado no Cemitério Mãe de Misericórdia , Itaporanga-PB

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Pausa Poética



SINTO VERGONHA DE MIM - Poesia de Rui Barbosa




[Rui+Barbosa+-+Poesia.jpg]
Rui Barbosa de Oliveira (Foto: Divulgação)
Sinto vergonha de mim
por ter sido educador de parte deste povo,
por ter batalhado sempre pela justiça,
por compactuar com a honestidade,
por primar pela verdade
e por ver este povo já chamado varonil
enveredar pelo caminho da desonra.

Sinto vergonha de mim
por ter feito parte de uma era
que lutou pela democracia,
pela liberdade de ser
e ter que entregar aos meus filhos,
simples e abominavelmente,
a derrota das virtudes pelos vícios,
a ausência da sensatez
no julgamento da verdade,
negligência com a família,
célula-Mater da sociedade,
a demasiada preocupação
com o 'eu' feliz a qualquer custo,
buscando a tal 'felicidade'
em caminhos eivados de desrespeito
para com o seu próximo.

Tenho vergonha de mim
pela passividade em ouvir,
sem despejar meu verbo,
a tantas desculpas ditadas
pelo orgulho e vaidade,
a tanta falta de humildade
para reconhecer um erro cometido,
a tantos 'floreios' para justificar
actos criminosos,
a tanta relutância
em esquecer a antiga posição
de sempre 'contestar',
voltar atrás
e mudar o futuro.

Tenho vergonha de mim
pois faço parte de um povo que não reconheço,
enveredando por caminhos
que não quero percorrer...

Tenho vergonha da minha impotência,
da minha falta de garra,
das minhas desilusões
e do meu cansaço.

Não tenho para onde ir
pois amo este meu chão,
vibro ao ouvir o meu Hino

e jamais usei a minha Bandeira
para enxugar o meu suor
ou enrolar o meu corpo
na pecaminosa manifestação de nacionalidade.

Ao lado da vergonha de mim,
tenho tanta pena de ti,
povo deste mundo!

'De tanto ver triunfar as nulidades,
de tanto ver prosperar a desonra,
de tanto ver crescer a injustiça,
de tanto ver agigantarem-se os poderes
nas mãos dos maus,
o homem chega a desanimar da virtude,
A rir-se da honra,
a ter vergonha de ser honesto'.

Rui Barbosa

Rui Barbosa

Rui Barbosa de Oliveira (Foto: Divulgação)

Rui Barbosa de Oliveira nasceu em cinco de novembro de 1849 em Salvador na Bahia e faleceu em 1º de março de 1923, na cidade de Petrópolis no Rio de Janeiro. Foi político e exerceu o cargo de deputado federal e senador da República, jurisconsulto, bacharelou-se em 1870 pela Faculdade de Direito de São Paulo. No início da carreira na Bahia, engajou-se numa campanha em defesa das eleições diretas e da abolição da escravatura. Foi político relevante na República Velha, ganhando projeção internacional durante a Conferência da Paz em Haia na Holanda em 1907, defendendo com brilho a teoria brasileira de igualdade entre as nações. Rui Barbosa era culto, e dotado de vasta erudição, sendo um excelente orador que foi nomeado embaixador do Brasil na Conferência de Haia (1907), em função desta participação brilhante, ganhou o apelido de “Águia de Haia”. Ele perguntou aos conferencistas; em qual idioma vocês querem que eu fale? No Brasil ninguém fala em Rui Barbosa, mas na Holanda existe um busto de bronze e ele é homenageado e venerado como um herói até hoje. Isso é uma vergonha para nós que não reconhecemos os nossos ídolos históricos e um país distante reconhece os seus valores. Eleito deputado provincial, e adiante geral, atuou na elaboração da reforma eleitoral, na reforma do ensino, emancipação dos escravos, no apoio ao federalismo e na nova Constituição. Em 1916, designado pelo então presidente Venceslau Brás, representou o Brasil no centenário de independência da Argentina, discursando na Faculdade de Direito de Buenos Aires sobre o conceito jurídico de neutralidade. O discurso causaria a ruptura definitiva das relações do Brasil com a Alemanha. Com seu enorme prestígio, Rui Barbosa candidatou-se duas vezes ao cargo de Presidente da República – nas eleições de 1910, contra Hermes da Fonseca e em 1919 contra Epitácio Pessoa – entretanto, foi derrotado em ambas. Foi nomeado Ministro da Fazenda por ter apoiado o movimento republicano e teve uma grande participação no processo de Proclamação da República. Como jornalista, escreveu para diversos jornais, principalmente para: A Imprensa, Jornal do Brasil e o Diário de Notícias, jornal o qual presidia. Sua extensa bibliografia recolhida em mais de 100 volumes, reúne artigos, discursos, conferências e questões políticas de toda uma vida. Foi sócio fundador da Academia Brasileira de Letras, sucedeu a Machado de Assis na presidência da casa. Sua vasta biblioteca com mais de 50.000 títulos pertencem à Fundação Casa de Rui Barbosa, localizada em sua própria antiga residência no Rio de Janeiro. Fonte: Site na Internet. Todos os pensamentos desse grande homem já mostravam o que era o Brasil de ontem e o de hoje mais ampliado.   alugar santos


sábado, 8 de fevereiro de 2014

7 de maio de 1990 - O silêncio da Divina Elizeth Cardoso


Primeira página do Caderno B:  8 de maio de 1990

"Até as deusas podem morrer. A ausência de Elizeth Cardoso silencia uma das mais belas vozes de nossa música popular, um oceano pacífico que por mais de 50 anos encharcou seus fãs de poesia e majestade. Foi única, não por se esforçar numa frenética busca de originalidade, vício de muita cantora atual, mas simplesmente porque imprimia em sua voz de contralto, arranhada de prussianos erres, a mesma fibra do caráter com que encarou a juventude pobre e os amores falidos". Jornal do Brasil


A cantora Elizeth Cardoso, 69 anos, morreu numa clínica em Botafogo, no Rio, onde estava em tratamento de um câncer de estômago, doença contra a qual lutou nos últimos três anos. Velada no Teatro João Caetano, a portelense e flamenguista pediu que sobre seu caixão repousasse uma bandeira rubro-negra e outra do Cordão do Bola Preta. Assim se fez.

Uma das mais belas vozes da MPB, nasceu no Rio em 1920. Os fãs da boa música devem eterna gratidão a Jacob do Bandolin, que a descobriu 16 anos depois. O sucesso chegou com a gravação de Canção de Amor(1949). Em 54 anos de carreira, a dama que esbanjava classe nos palcos, gravou mais de 60 LPs, imortalizando composições de grandes nomes da MPB, como Ary Barroso, Cartola, Lamartine Babo, Noel Rosa e Paulinho da Viola.

Precursora da invenção da Bossa Nova
Foi em uma de suas fases românticas que Elizeth contribuiu para deflagrar o movimento musical que sairia das salas dos apartamentos da Zona Sulcarioca para ganhar o mundo: a Bossa Nova. Misturando sua interpretação com a poesia delirantemente apaixonada de Vinicius de Moraes, as melodias e os arranjos de Tom Jobim, e a batida diferente de João Gilberto, lançouCanção do amor demais. Estranha a princípio, a combinação insólita se transformou num clássico. Era o anúncio da chegada de um samba diferente que encantaria com sua harmonia sintetizada na voz e no violão.





quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Vereador denuncia prefeita de Boa Ventura por descaso com graves problemas sanitários na cidade

Denúncia foi feita nesta quinta-feira  




Por Isaías Teixeira/Folha do Vale – Emcontato com a Folha na manhã desta quinta-feira, 6, o vereador Micoca (PC do B), de Boa Ventura, disse que a atual prefeita do município, Leonice Lopes (PSDC), ainda não cumpriu as promessas que fez em palanque, citando os problemas sanitárias da cidade como exemplo do que chamou de descaso da gestão municipal.

Um desses problemas, segundo o vereador, acomete a conhecida Rua do Lava-Jato ou Grota do Amor (foto), localizada no bairro Arsênio Alves, onde esgotos residenciais correm a céu aberto e, além de provocarem uma fedentina insuportável, chegam a invadir as casas, comprometendo a saúde pública e a qualidade de vida. Uma omissão que tem deixado os moradores revoltados com a prefeita Leonice. Alguns por conta própria têm tentado amenizar a situação, que é gravíssima e requer uma providência urgente do poder público.

A rua é considerada o pior local de Boa Ventura para se morar, mas entra prefeito e sai prefeito e ninguém se sensibiliza com a deficiência da artéria urbana. “Fezes e tudo que não presta são jogados nessa rua e várias pessoas estão doentes porque ainda não foi feita infraestrutura pela Prefeitura, embora a prefeita tenha prometido em campanha, mas não cumpriu até agora”, disse Micoca.

O vereador lembra que a sua luta para calçar e fazer o esgotamento sanitário da rua, assim como de outras artérias urbanas do mesmo bairro que vivem a mesma situação, vem desde o ano passado, quando foi aprovado um projeto de sua autoria nesse sentido. Ele diz que não vai se acomodar até que o problema seja solucionado. “A prefeita não resolve porque não quer, porque dinheiro tem. Foi liberado pelo Governo Federal R$ 1 milhão para calçamento e esgotamento sanitário e R$ 300 mil para aquisição de trator de esteira, e, se ela quisesse resolver, muita coisa já tinha sido encaminhada”, argumentou o parlamentar mirim.

Ele era aliado de Leonice Lopes até poucos dias depois de a gestora assumir a Prefeitura em outubro passado, mas rompeu com a chefe do executivo por insatisfação política e optou pelo exercício de uma oposição independente.

No dia 20 deste mês, a Câmara volta do recesso, e Micoca promete levar, mais uma vez, a questão da Rua do Lava-Jato ao debate, e espera que o problema seja resolvido pelo governo municipal, prometendo denunciar a prefeita ao Ministério Público Federal (MPF) caso as obras de calçamento e esgotamento não sejam feitas. 





quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

TRAGÉDIA : MÃE E FILHO MORRE CARBONIZADOS E ABRAÇADOS NO SERTÃO DA PARAIBA


Mãe e filho morreram carbonizados em um incêndio ocorrido por volta das 20hs desta quarta (05) na Rua Terezinha Ferreira de Sousa, Bairro Independência em Aparecida/PB. De acordo com informações colhidas no local, vizinhos se depararam com a residência do popular conhecido por Roque, em chamas. Momento em que os mesmos entraram em pânico e comunicaram o fato à Polícia Militar que acionou Corpo de Bombeiros da cidade de Sousa. Ao chegarem ao local, os bombeiros se depararam com a casa totalmente em chamas, onde os mesmos após intenso trabalho conseguiram apagar o fogo. No momento não havia indícios de pessoas na casa. No entanto, ao averiguar os estragos causados pelo fogo, os militares se depararam com dois corpos, provavelmente de uma mulher e uma criança. Os bombeiros comunicaram o fato à polícia militar que isolou o local. O Delegado Dr. Leonardo se deslocou até o local e ao chegar constatou que os corpos eram da moradora da casa, a senhora conhecida por Cleciana e do seu filho, uma criança de 2 anos de idade. Mãe e filho morreram carbonizados, onde ambos os corpos estavam muito próximos, dando a entender que mãe e o filho morreram abraçados. A casa pertence ao senhor Francisco Neto Batista. O mesmo informou à nossa reportagem que havia alugado a residência à família, que é da cidade de Cajazeiras, há cerca de 1 ano. Uma equipe do Instituto de Polícia Científica esteve no local para a remoção dos corpos. Os bombeiros não souberam informar a causa do incêndio, mas não descarta a possibilidade de o mesmo ter sido provocado por um circuito elétrico. 


domingo, 2 de fevereiro de 2014

JAZIGO - Aldinete Alves de Carvalho

Vela Virtual  Vela Virtual

Aldinete Alves de Carvalho , nasceu no dia 11 de Setembro  de  1947, 
e faleceu no dia 02 de Fevereiro  de 2014, seu corpo está sepultado no Cemitério Mãe da Misericórdia , Itaporanga-PB.