sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Correios abre inscrições para cerca de 4 mil vagas de jovem aprendiz


A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos –  Correios abre nesta quinta-feira (25) as inscrições para quase 4 mil vagas e formação de  cadastro de reserva dentro do Programa Jovem Aprendiz.

As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas somente pelo site www.correios.com.br, até 13 de março.
Para participar, o candidato deverá ter entre 14 e 22 anos completos, exceto se pessoa com deficiência; estar matriculado na escola e cursando, no mínimo, o 9º ano do ensino fundamental.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Recordar é Viver


Há 90 anos, nascia em Bom Conselho Pernambuco,  o ator e humorista , PEDRO FERREIRA DOS SANTOS(PEDRO DE LARA)  que morreu em 13  de Setembro de 2007 Rio de Janeiro (82 anos).

TCE-PB aprecia nesta quinta-feira contas de 2014 do governador Ricardo Coutinho


ricardo_coutinho_nova

O Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB) aprecia, nesta próxima quinta-feira (25), as contas do governador Ricardo Coutinho (PSB), referentes ao exercício de 2014. O processo nº 4.246/15, sob relatoria do conselheiro Nominando Diniz, contém 1.023 páginas nas quais se incluem o relatório prévio da Auditoria, o parecer do Ministério Público de Contas, alegações da Defesa, a análise e, por fim, o voto do relator.
A Corte também aprecia as contas dos ocupantes temporariamente do cargo de governador da Paraíba, em alguns períodos do mesmo ano em razão de viagens feitas pelo titular. As contas do então vice-governador Rômulo Gouveia (de 27 de fevereiro a 5 de março) e dos presidentes do Tribunal de Justiça, desembargadores Romero Marcelo da Fonseca Oliveira (de 29 de julho a 3 de agosto) e Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti (dos dias 24 a 26 de março) também serão analisadas.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Papa Francisco pede o fim da pena de morte

O papa Francisco pediu hoje (21) que não seja executada nenhuma pena de morte durante a celebração do Jubileu Extraordinário, que ocorre até 20 de novembro, e pediu à comunidade internacional o fim definitivo dessa prática. “Faço um apelo à consciência dos governantes para que consigam um acordo internacional para abolir a pena de morte. E proponho aos católicos que cumpram um gesto de valentia: que nenhum condenado seja executado durante o Ano Santo da Misericórdia”, disse.
Diante milhares de fiéis que se juntaram na Praça de São Pedro para a habitual oração dominical do Angelus, Francisco disse que “também os criminosos gozam do direito inviolável à vida”. Ao falar da janela do Palácio Apostólico do Vaticano, o papa lembrou que “o Jubileu Extraordinário da Misericórdia é uma ocasião propícia para promover no mundo formas mais maduras de respeito pela vida e pela dignidade das pessoas”.
Para Francisco, cresce no mundo contemporâneo um sentimento “contra a pena de morte, inclusivamente como instrumento de legítima defesa social”. Segundo ele, “as sociedades modernas têm a possibilidade de castigar eficazmente o criminoso sem o privar da oportunidade de redimir-se”.

sábado, 20 de fevereiro de 2016

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Aeroporto de Patos passará por modernização e ampliação

O governo está avançando no conjunto de ações necessárias para a reforma, ampliação e modernização do novo aeroporto regional de Patos, no Sertão da Paraíba. O objetivo é transformar o aeródromo do município em um aeroporto regional com operação adequada à aviação comercial, inclusive para voos noturnos, dentro do Programa de Aviação Regional.
O projeto foi discutido nesta quinta-feira (18), em Brasília, em reunião entre o secretário de Aeroportos da Secretaria de Aviação (SAC), Leonardo Cruz, e autoridades da Paraíba. Estiveram presentes a prefeita de Patos, Francisca Gomes Araujo Motta, e os diretores de Operações e de Planejamento do Departamento de Estradas e Rodagens do Estado da Paraíba (DER/PB), Hélio Cunha e José Arnaldo Souza Lima.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Nova droga faz as pessoas correrem peladas e tentarem transar com árvores

As consequências da droga não se resumem só ao que diz a chamada desta matéria. Ao mesmo tempo que fazia tudo o que foi dito, o usuário ainda afirmou ser o deus Thor. Ele é um dos muitos usuários da flakka, droga sintética que anda dando bastante trabalho para as autoridades da Flórida, nos Estados Unidos.


Flakka é, na verdade, o nome popular dado para a catinona alpha-PVP. Segundo Don Maines, conselheiro do tratamento de drogas no Escritório do Xerife Broward em Fort Lauderdale, na Flórida, a droga mexe com a química do cérebro dos usuários, fazendo com que eles não tenham controle de seus pensamentos ou ações. “Todos parecem achar que há algo ou alguém os seguindo. É uma droga muito perigosa”, afirma.
Não é de hoje que as autoridades estão de olho na flakka. Em 2014, o DEA, órgão do Departamento de Justiça do Estados Unidos responsável pela repressão às drogas, já havia proibido a substância. Ainda assim, por ser barata e acessível e, segundo relatos da Associated Press, a droga continua circulando tranquilamente pelo país, principalmente no estado da Flórida.

Derrotas sucessivas no combate ao mosquito Aedes aegypti


A Organização Mundial de Saúde (OMS) ainda não aceita como fato cientificamente comprovado a relação entre a epidemia de zika (uma das doenças provocadas pelo Aedes aegypti) e o preocupante aumento da incidência de microcefalia no Brasil.
Dos 462 casos confirmados pelo Ministério da Saúde, na sexta, de crianças nascidas com esse tipo de má-formação do cérebro, comprovou-se que apenas 41 foram consequência da exposição das mães ao vírus espalhado pelo mosquito. Essa (por enquanto) baixa associação, no entanto, não reflete o que as evidências mais do que sugerem: a primeira semana de fevereiro fechou com o espantoso registro de quase cinco mil notificações de suspeita de vítimas de microcefalia (3.600 ainda permaneciam sob investigação dos organismos de saúde).
A gravidade da situação se mede, entre outros fatores, pela decisão da OMS de, mesmo sem comprovação, ter decretado uma incomum emergência de saúde internacional. O paradigma dessa medida se encontra na dimensão de episódios em que o organismo recorreu à convocação da excepcionalidade. Desde a reformulação do Regulamento Sanitário Internacional, em 2007, o mundo confrontou-se com três grandes ameaças de ordem sanitária: em 2009 (vírus H1N1) e em 2014 (poliovírus selvagem e ebola)

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Pausa Poética


“O tempo é a insônia da eternidade”.

Mário Quintana (1906/1994)

domingo, 14 de fevereiro de 2016

Vasco vence o freguês Flamengo pelo Carioca

O bacalhau segue entalado na garganta do Flamengo. No primeiro Clássico dos Milhões em 2016, a rotina do ano passado seguiu: vitória do Vasco por 1 a 0 em jogo válido pela quarta rodada do Carioca. Coube a Rafael Vaz, que entrou as 34 minutos, fazer o gol do triunfo cruz-maltino no fim. Com o resultado, o Vasco foi a 12 pontos, manteve os 100% de aproveitamento e lidera o Grupo A. Já o Flamengo permanece sete na segunda posição do Grupo B.

Choveu forte no Cariri da Paraíba; rios com muita água

açude-556x417
Com a terra já molhada, os dois principais rios que cortam o Cariri e que nascem na região, o Rio Taperoá e o Rio Paraíba receberam bastante água em sua extensão nesta manhã de domingo (14).
O Rio Paraíba pela primeira vez este ano recebeu água na passagem molhada do município de Caraúbas, já seguindo com água para o açude Epitácio Pessoa em Boqueirão. Já no Rio Taperoá voltou a passar bastante água na ponte da cidade de São João do Cariri.
Os caririzeiros e paraibanos vivem a expectativa de que as chuvas voltem a cair com mais incidência na região, a fim de encher os mananciais locais, mas especialmente que o Açude de Boqueirão receba significativa recarga.