terça-feira, 26 de abril de 2016

Pausa Poética

“Com o tempo, você vai percebendo que, para ser feliz, você precisa aprender a gostar de você, a cuidar de você e, principalmente, a gostar de quem também gosta de você”. 

Mário Quintana(1906/1994)

sexta-feira, 22 de abril de 2016

Projeto proíbe consumo de bebidas alcoólicas em jogos de futebol


O Projeto de Lei (PL 4457/16), que tramita na Câmara, proíbe o porte e a venda de bebidas alcóolicas nos estádios de futebol, nos dias de jogos profissionais ou amadores.
A proibição também atinge os estabelecimentos nas redondezas nos estádios. O descumprimento da lei será penalizado em sanção administrativa e financeira.
O autor da proposta, deputado Alberto Fraga (DEM-DF), explica que a principal causa da violência nos estádios é o consumo de álcool. “O poder público não pode ficar parado diante dessa violência que vem aos poucos destruindo o nosso querido futebol, orgulho do povo brasileiro”, disse.

quinta-feira, 21 de abril de 2016

Cantor Prince morre aos 57 anos


Um dos ícones da música pop, o cantor e multi-instrumentista Prince morreu nesta quinta-feira (21), aos 57 anos. Os policiais do condado de Carver, região onde fica a propriedade de Prince, estão no local. A causa da morte ainda não foi informada.
Inicialmente, a polícia havia encontrado pela manhã um corpo em Paisley Park, em Minnesota, onde o cantor morava e mantinha um estúdio. Horas depois, um assessor do artista confirmou à agência de notícias Associated Press que o corpo encontrado era realmente de Prince.
O lendário artista fez sua última apresentação há uma semana, em Atlanta, no dia 14 de abril. Logo após o show, Prince passou mal dentro de seu jatinho particular. O avião fez um pouso não programado em Quad City International Airport na madrugada e o artista foi levado imediatamente para o hospital, onde ficou por três horas, sendo liberado em seguida. O motivo do mal-estar, segundo os representantes do artista, seria uma forte gripe que enfrentava há algumas semanas. Prince já tinha cancelado dois shows no início de abril.

Morte de Tancredo Neves completa 31 anos


Há exatos 31 anos, morria o primeiro civil eleito presidente da República depois da ditadura militar. Tancredo Neves morreu em 21 de abril de 1985, quando o Brasil vivia um momento de reabertura política. Ele participou ativamente do movimento pelas Diretas Já, no fim da ditadura militar.
Ao lado do deputado federal Ulysses Guimarães, Tancredo defendeu a aprovação da emenda Dante de Oiveira, que previa eleições diretas para presidente, em 1984. A emenda não foi aprovada pelo Congresso Nacional. Tancredo foi então lançado candidato à presidência da República, em uma eleição indireta. O vice era José Sarney.
Em 15 de janeiro de 1985, Tancredo Neves foi eleito presidente da República pelo Colégio Eleitoral. “Não foi fácil chegar até aqui”, disse Tancredo naquele momento político. Mas, na véspera da posse, foi internado e morreu aos 75 anos. “Tancredo Neves tinha cumprido um longo martírio. Ele passou 38 dias submetido a oito operações e, ao mesmo tempo, ele foi um homem que a história tinha preparado para aquele instante”, lembra o ex-presidente José Sarney.

Vídeo mostra momento em que ciclovia desaba no Rio de Janeiro

O perfil RioSurfCheck, no Instagram, publicou um vídeo do momento em que parte da ciclovia Tim Maia desabou no Rio, na manhã desta quinta-feira, 21. As imagens mostram ondas fortes e bem altas chocando-se contra a pista. O autor do vídeo não chega a perceber que a ciclovia caiu, mas uma nuvem de poeira pode ser vista entre as ondas. As pessoas que caminhavam pela ciclovia não chegaram a perceber que houve o desabamento a poucos metros do local em que elas estavam.

quarta-feira, 13 de abril de 2016

Porta Retratos


ter time

Carlos Drummond de Andrade, Vinicius de Moraes, Manuel Bandeira, Mário Quintana e Paulo M Campos na casa de Rubem Braga, 1966.


FONTE: TEMPLO CULTURAL DELFOS




terça-feira, 12 de abril de 2016

Maluf deixa lista de procurados da Interpol


O deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) e seu filho Flávio não constam mais na lista de pessoas procuradas pela Organização Internacional de Polícia Criminal, a Interpol. Segundo informações prestadas pelo parlamentar, o seu nome foi retirado da lista há “duas ou três semanas”. A assessoria de imprensa não divulgou os motivos que fizeram o nome deixar a lista.
Maluf foi incluído na lista em 2010, após ter sido indiciado por crimes relacionados ao desvio de mais de US$ 11 milhões destinados para obras da avenida Água Espraiada para uma conta bancária em Nova York, quando esteve à frente da Prefeitura de São Paulo (1993-1996).

segunda-feira, 11 de abril de 2016

Pausa Poética



O saber se aprende com os mestres. A sabedoria, só com o corriqueiro da vida”. Cora Coralina(1889/1985)

Participantes de comissão geral cobram mais recursos para combater o Aedes aegypti

Parlamentares e representantes do setor de saúde defenderam no Plenário da Câmara, a destinação de mais recursos para a saúde no Brasil. Um dos pedidos é para que o Congresso Nacional aprove uma proposta de emenda à Constituição (PEC 1/15) que aumenta o piso de recursos federais direcionados à saúde pública anualmente, a chamada PEC da Saúde.

Qual é o tempo médio do sexo, segundo a ciência

Você provavelmente nunca colocou um cronômetro ao lado da cama para ver quanto tempo dura a sua relação sexual. Mas um estudo científico pôs 500 casais heterossexuais para fazer exatamente isso. Com base nesses dados, o levantamento pôde apontar uma média de tempo de duração do sexo, excluindo as preliminares: 5 minutos e 24 segundos.
A variação do tempo de duração da atividade dos participantes foi enorme ao longo das quatro semanas de duração desse estudo. Enquanto o casal que ficou com o menor tempo obteve 33 segundos, o que teve o maior tempo conseguiu 44 minutos – ou seja, 80 vezes mais do que o de menor resultado.
O levantamento mostrou outro dado interessante: casais que usaram camisinha não apresentaram diferença relevante no tempo médio de duração do sexo em relação aos que não a usaram. A circuncisão também não foi um fator que indicou mudança na duração do ato.
Algo que influenciou na redução do tempo da relação sexual foi a idade dos parceiros. Quanto mais velhos eles eram, menos tempo ela durou. As nacionalidades dos casais não apresentaram importância no estudo, exceto no caso dos turcos, que tiveram a menor média: 3 minutos e 42 segundos. As pessoas que participaram do estudo eram da Holanda, da Espanha, do Reino Unido e dos Estados Unidos.

PSOL formaliza pré-candidatura de Erundina para prefeitura de SP


O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) formalizou neste domingo (10) a pré-candidatura da deputada federal Luiza Erundina para a prefeitura de São Paulo – a chapa conta ainda com o deputado federal Ivan Valente como vice-prefeito.
Segundo a direção municipal do partido, será realizada amanhã uma coletiva de imprensa para divulgar os primeiros compromissos da chapa e convidar a população e os movimentos sociais a discutirem uma proposta de programa de governo. A direção do PSOL em São Paulo também afirma que a sigla está aberta a dialogar com partidos que se identificarem com seu programa.

domingo, 10 de abril de 2016

Pausa Poética

“Quem possui a faculdade de ver a beleza, não envelhece”. 

Franz Kafka (1883/1924)

Recordar é Viver



Os filhos de Ivanó Araújo e Maria, Ivanózinho, Ozinelia, Ozivânia, Nega e Orfelia

sábado, 9 de abril de 2016

Estatuto do Desarmamento não diminuiu mortes no país, diz juiz



O juiz do 3° Tribunal de Júri do Rio de Janeiro Alexandre Abrahão disse ontem (8) que o Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/2003) se mostrou totalmente ineficaz, ao longo dos últimos 13 anos, para impedir mortes violentas no país. Segundo ele, as “pilhas de cadáveres” que se acumulam desde então comprovam o quanto a situação da violência não foi resolvida. A afirmação foi feita durante debate na Escola de Magistratura do Rio de Janeiro (Emerj).
“O Estatuto do Desarmamento funcionou? Não, não funcionou. As pilhas de cadáveres aumentam em todo o Brasil ao longo desses anos, mesmo o país tendo uma das legislações mais rigorosas do mundo no que se refere ao porte de armas”, disse Alexandre Abrahão.
Segundo o juiz, o problema não é da legislação, mas de fiscalização dos órgãos competentes, que precisam retirar as armas das mãos dos criminosos. “Nosso problema é estrutural, não legislativo. Precisamos aparelhar nossas instituições para que ajam de forma correta e precisa, reduzindo as armas que vão para as mãos do crime”, disse o juiz.

sexta-feira, 8 de abril de 2016

IBGE vai realizar dois concursos com mais de 89 mil vagas


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi autorizado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) a realizar dois 05. A primeira autorização ocorreu em 14 de dezembro de 2015, por meio da  portaria de nº 571 no Diário Oficial da União, em que foram disponibilizadas 82.023 vagas nas funções de agente censitário regional – ACR (486), agente censitário administrativo – ACA (700), analista censitário – AC (223), agente censitário municipal – ACM (5.500), agente censitário supervisor – ACS (12.540), agente censitário de informativa – ACI (174) e recenseador (62.400). Todos os profissionais vão atuar em pesquisas para o Censo Agropecuário 2016.
Já o segundo concurso do IBGE recebeu aval no dia 06 de janeiro de 2016, através da portaria de nº 1, com uma oferta de 7.825 vagas nas carreiras de agente de pesquisa e mapeamento (7500), supervisor de pesquisa por telefone (25) e agente de pesquisa por telefone (300). Os servidores atuarão na área de produção de pesquisas econômicas e sociodemográficas do IBGE.Os contratos têm duração de até 1 ano, com possibilidade de prorrogação de até 3 anos. Como de costume, após a autorização o MPOG estabelece que os órgãos divulguem o edital de abertura em até seis meses. Os editais deverão prever o número de vagas, as áreas de atuação, a descrição das atribuições, e as remunerações.

quarta-feira, 6 de abril de 2016

Carro é deixado ao lado de assembleia em Fortaleza com 13 kg de dinamite

Um carro modelo UP, cor prata, da Volkswagen, foi abandonado ao lado da sede da Assembleia Legislativa do Ceará com 13,3 quilos de dinamite. A polícia chegou até o veículo, que estava no cruzamento da Avenida Desembargador Moreira com a Rua Francisco Holanda, após receber uma denúncia anônima por volta das 22h30 de segunda-feira (04).
Os trabalhos para desarmar a bomba e recolher o material foram concluídos por volta das 2h30 dessa terça-feira (05). O episódio ocorre uma semana depois da prisão, em Fortaleza, do traficante de drogas e armas Alejandro Juvenal Herbas Camacho Júnior, irmão do de Marcos Williams Herbas Camacho, o Marcola, líder da facção criminosa fundada nos presídios de São Paulo, o Primeiro Comando da Capital (PCC), e quase um mês depois de ter sido aprovado na Assembleia cearense um projeto que estabelece o bloqueio de sinal de celular em áreas próximas aos presídios.

Ministério da Saúde confirma 102 casos de microcefalia em uma semana


O Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira (5) que 1.046 bebês nasceram com microcefalia e outras alterações do sistema nervoso, sugestivos de infecção congênita, desde que a pasta começou a investigar a relação entre o vírus Zika e a malformação, em outubro do ano passado. Em uma semana, foram confirmados 102 novos casos.
De todas as confirmações, 170 tiveram relação laboratorial para o Zika, mas, devido a dificuldades neste diagnóstico, a pasta considera que o número não reflete a realidade e que na verdade a maioria dos casos foram causados pelo vírus. De acordo com o boletim, 4.046 outros casos notificados como suspeitos de terem microcefalia estão em investigação e 1.814 foram descartados.

segunda-feira, 4 de abril de 2016

Assassino do cartunista Glauco morre após briga na cadeia


O assassino do cartunista Glauco, Carlos Eduardo Sundfeld Nunes, conhecido como Cadu (na foto), morreu na manhã desta segunda-feira (4) dentro da cela em que estava preso em Goiás.
De acordo com a SSP (Secretaria de Segurança Pública) do Estado, ele teria se envolvido em uma briga. Informações iniciais da SSP-GO indicam que ele “atacou” um detendo que revidou e acabou matando Cadu.

Morre no Rio a atriz Tereza Rachel

Morreu, neste sábado, aos 82 anos, a atriz Tereza Rachel. Ela estava internada desde o dia 30 de dezembro do ano passado no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital São Lucas, em Copacabana, na Zona Sul do Rio. Tereza teve um quadro agudo de obstrução intestinal que acabou se agravando. As informações foram confirmadas pela assessoria de imprensa do hospital.
Tereza Rachel trabalhou em mais de 20 novelas – a última delas foi “Babilônia” (2015), onde viveu Mary Poppins – e ficou marcada pelas vilãs. Entre as mais marcantes estão Renata Dumont, de “Louco amor” (1983), e a Rainha Valentine do Reino de Avilan, de “Que rei sou eu?” (1989). A atriz também se dedicou ao teatro – foram cerca de 30 peças – e ao cinema.
Nascida em Nilópolis, na Baixada Fluminense, como Teresinha Malka Brandwain Taiba de La Sierra, a atriz foi casada com um espanhol e, depois, com o cineasta Ipojuca Pontes. Foi ele que ficou ao lado de Tereza durante o tempo em que ela ficou internada.



De volta para o passado


Há 57 anos, nascia no Rio de Janeiro, o poeta do rock brasileiro, Agenor de Miranda Araújo Neto (CAZUZA), que morreu no dia 7 de julho de 1990. (32 anos) 

Mega acumula e pode pagar R$ 34 milhões na quarta-feira; confira

Nenhum apostador acertou os seis números do concurso 1.805 da Mega-Sena, sorteado na noite deste sábado (2) em São Paulo pela Caixa Econômica Federal. Confira as dezenas sorteadas:
17 – 22 – 27 – 31 – 49 – 57
Como ninguém conseguiu levar para casa o prêmio de R$ 28 milhões, as maiores recompensas ficaram com a ‘turma do quase’: 53 apostadores acertaram cinco números e cada um deles receberá R$ 52.834,14. Outros 4.693 apostadores fizeram a quadra e receberão R$ 852,39 cada.
A Caixa Econômica Federal estima que o próximo concurso da Mega-Sena, que será realizado na quarta-feira (6), poderá entregar prêmio de R$ 34 milhões caso haja um vencedor.
A aposta mínima na Mega-Sena é de R$ 3,50 e pode ser feita até as 19h (horário de Brasília) do sábado, em qualquer uma das casas lotéricas do País.
IG

sábado, 2 de abril de 2016

Num dia 2 como hoje faleceu um santo: Papa João Paulo II

Era dia 2 de abril de 2005, véspera do Domingo da Divina Misericórdia – assim como o dia de hoje. Naquela noite, os olhares do mundo todo se voltaram para o Vaticano, quando o então Papa João Paulo II partiu para a casa do Pai.
O Papa polonês, que liderou a Igreja Católica por 26 anos e 5 meses, ficou conhecido como o “Papa peregrino”, defensor das famílias, amigo dos jovens e foi quem, no ano 2000, instituiu a Festa da Divina Misericórdia.
Ele faleceu às 21h37, horário em que, para a Igreja, já era celebrada a liturgia do domingo seguinte, ou seja, a festa instituída pelo mesmo Pontífice em honra à misericórdia divina, conforme o próprio Jesus Cristo apresentou à também polonesa Santa Faustina Kowalska.
Poucos minutos após o falecimento, Dom Leonardo Sandri, que na época era o Substituto da Secretaria de Estado da Santa Sé, anunciou a notícia para as milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro e ao resto do mundo, que acompanhava as últimas horas do Pontífice através dos meios de comunicação.
Desde aquela noite até o dia 8 de abril, dia em que foram celebradas as exéquias do falecido Pontífice, mais de três milhões de peregrinos homenagearam o Papa polonês, permanecendo inclusive 24 horas na fila para poder entrar na Basílica de São Pedro.
Em 28 de abril, Bento XVI dispensou o tempo de cinco anos de espera após a morte para iniciar a causa de beatificação e canonização de João Paulo II. A causa foi aberta oficialmente pelo Cardeal Camillo Ruini, Vigário Geral para a Diocese de Roma, em 28 de junho de 2005.
Bento XVI o beatificou em 1º de maio de 2011 e ele foi canonizado pelo Papa Francisco em 27 de abril de 2014, junto com São João XXIII.
São João Paulo II liderou o terceiro pontificado mais longo nos mais de 2.000 anos de história da Igreja, realizando 104 viagens apostólicas fora da Itália e 146 nesse país.
Promoveu as Jornadas Mundiais da Juventude nas quais se reuniu com milhões de jovens de todo o mundo e inaugurou os Encontros Mundiais das Famílias.



An undated and unlocated portrait of Jean Paul II.

sexta-feira, 1 de abril de 2016

Notícia de RN: Raio mata 36 animais em Currais Novos

G1/RN – Trinta e seis animais morreram após um raio atingir parte do rebanho em uma fazenda na cidade de Currais Novos, na região do Seridó potiguar. De acordo com o proprietário, os animais ficaram soltos durante um temporal registrado entre a tarde e a noite desta quarta-feira (30). O radialista Edmilson Sousa esteve no local e gravou um vídeo mostrando a área atingida pelo raio.
Segundo Ivo Júnior, proprietário dos animais, 29 caprinos e 7 ovinos morreram com o raio. O prejuízo estimado com a perda do rebanho é de R$ 6 mil. O criador ainda contou que só encontrou os animais na manhã desta quinta. “Eu soltei os animais no início da tarde. Como depois começou a chover e eu estava doente, não os recolhi de volta para o cercado. Eles acabaram se amoitando próximo a uma casa em construção, exatamente no local aonde o raio caiu”, explicou Ivo.

Porta Retratos


Fábio Jr. e Cleo Pires: parecidos? (Foto: TV Globo)
                            Fábio Jr. e Cleo Pires: parecidos? (Foto: TV Globo)

Câmara aprova aumento da pena para o crime de feminicídio


O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (30) o Projeto de Lei 3030/15, do deputado Lincoln Portela (PRB-MG), que muda o Código Penal para aumentar, de 1/3 à metade, a pena do feminicídio se o crime for praticado em descumprimento de medida protetiva de urgência prevista na Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06). O projeto será votado ainda pelo Senado.
A matéria foi aprovada na forma de um substitutivo da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, de autoria do deputado Alberto Fraga (DEM-DF). Nele, são incorporadas mudanças constantes do PL 4572/16, do deputado Weverton Rocha (PDT-MA), como o agravamento da pena se o crime for praticado contra pessoa portadora de doenças degenerativas que acarretem condição limitante ou de vulnerabilidade física ou mental.

Ministério da Saúde começa a enviar vacina contra gripe aos estados

O Ministério da Saúde começa a enviar hoje (1º) aos estados a vacina contra a gripe. A entrega das doses aos municípios, segundo a pasta, é de responsabilidade dos governos estaduais. A campanha nacional de vacinação está prevista para ocorrer de 30 de abril a 20 de maio, mas alguns estados optaram por antecipar o início da imunização em razão de surtos de influenza
A (H1N1), conhecida como gripe A.
De acordo com o ministério, nas três primeiras remessas da vacina, a serem enviadas até o dia 15 de abril, os estados vão receber 25,6 milhões de doses, o que corresponde a 48% do total de lotes a serem encaminhados para toda a campanha deste ano. Do montante, 5,7 milhões serão entregues ao estado de São Paulo, onde já foram registradas cerca de 40 mortes atribuídas ao vírus H1N1.