quinta-feira, 12 de maio de 2016

Recordar é Viver


Enquanto isso na casa de Sinval Pinto: < Calsa Branba PAULO SOARES, óculos escuro CHICO AUGUSTO, SINVAL PINTO, TIL, ANTONIO PEREIRA. (Foto; Saulo da Gata)


Cientistas descobrem como o zika atua nos cérebros de bebês em formação


4qdswgdhtz_i5fzjkff6_file
Pesquisadores mapearam, pela primeira vez, os efeitos do vírus zika isolado no Brasil em neurosferas humanas, estruturas celulares que reproduzem o cérebro em formação. O trabalho permitiu identificar mais de 500 genes e proteínas alterados na infecção pelo vírus.
“É uma descoberta importante porque permite que pesquisadores do mundo inteiro entendam com mais profundidade como o zika age e possam encontrar formas de bloqueá-lo. O vírus pode matar a célula de diferentes formas. Mas agora a gente sabe, como num script, o que ele está fazendo. A pesquisa de quem estuda drogas que inibem infecção e replicação viral, se já se sabe qual é o script do vírus, fica muito mais fácil”, disse a neurocientista Patrícia Garcês, do Laboratório de Neuroplasticidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Instituto D’Or de Pesquisa.
O estudo, que reuniu cientistas da Universidade de Campinas, Instituto Evandro Chagas, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Instituto de Biologia da UFRJ, foi publicado pelo jornal científico PeerJ, em sistema de preprint (antes da revisão por colegas).

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Veja a lista de senadores inscritos para a sessão que votará o processo de impeachment

A sessão para votar a instauração do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff começa às 9h desta quarta-feira (11). Até às 8h, 68 senadores já estavam inscritos para se manifestar. A primeira da lista é a senadora Ana Amélia (PP-RS) e o último é o senador Benedito de Lira (PP-AL). Cada senador terá 15 minutos para seu discurso. A sessão está dividida em três blocos: de 9h às 12h; das 13h às 18h; e das 19h até o termino da votação.

lista_senado

domingo, 8 de maio de 2016

Recordar é Viver


Paulo Conserva's photo.

Cidade do México no ano de 1967 exílio mexicano, 
Paulo Conserva com o colega marinheiro Suarowsky 

sexta-feira, 6 de maio de 2016

Pausa Poética


“É preciso ter dúvidas. Só os estúpidos têm uma confiança absoluta em si mesmos.”
 Orson Welles(1915/1985)



Tem doido pra tudo: Homem pede na Justiça medida protetiva contra Deus

Um israelense fez um pedido inusitado à Justiça de Haifa, ao norte do país. Ele entrou com uma medida protetiva contra Deus, pois o Todo Poderoso estava sendo particularmente mau com ele. As informações são do Times of Israel.
Segundo a Justiça, o homem, que não foi identificado, já tinha tentado obter essa medida protetiva por meio da polícia, mas, durante as 10 vezes que ele ligou pedindo ajuda policial, os agentes apenas mandaram um carro para patrulhar a rua.
O juiz Ahsan Canaan recusou o pedido e disse que essa atitude era “ridícula” e que o homem precisava de outro tipo de ajuda, que não era dada pela justiça. Por ser onipresente, Deus pode ter aparecido no julgamento, mas, segundo o jornal, permaneceu calado.

terça-feira, 3 de maio de 2016

Pausa Poética


Alfredo da Rocha Vianna Filho, Pixinguinha (1897-1973)

Meu coração, não sei por quê / Bate feliz quando te vê / E os meus olhos ficam sorrindo / E pelas ruas vão te seguindo / Mas mesmo assim foges de mim”. Pixinguinha (1897/1973)

Chama olímpica já está em solo brasileiro

A chama olímpica já está em solo brasileiro. O avião que a trouxe da Suíça pousou às 7h25m desta terça-feira no aeroporto de Brasília. Mas a travessia do Atlântico foi só o começo. Agora, a tocha passará pelas mãos de 12 mil pessoas, entre atletas e anônimos, que a conduzirão por 327 cidades durante 95 dias. A jornada só termina em 5 de agosto, quando haverá a cerimônia de abertura dos Jogos.

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Justiça nega recurso e WhatsApp permanece bloqueado

Pouco depois da meia-noite desta terça-feira (03), o desembargador Cezário Siqueira Neto negou a liminar pedida pelo WhatsApp Inc para cancelar o bloqueio do aplicativo. A empresa havia recorrido da decisão judicial da comarca de Lagarto, no Sergipe, que bloqueou o serviço no Brasil.
Assim, clientes de TIM, Oi, Vivo, Claro e Nextel devem ficar sem WhatsApp pelo período de 72 horas, previsto para encerrar às 14h de quinta-feira. A medida levantou questionamentos sobre o Marco Civil da Internet e também fez com que usuários precisassem busca