segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Porta Retratos


A imagem pode conter: 1 pessoa, close-up

 Em João Pessoa, Ana Raquel Queiroz  (Foto:Maria Thereza)

Pausa Poética,


Resultado de imagem para James Joyce
“Questões que se resolvem com violência nunca ficam resolvidas”. 
James Joyce Quotes (1882/1941)

Cresce o número de adolescentes que não usam camisinha


Resultado de imagem para Cresce o número de adolescentes que não usam camisinha
Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) feita com mais de 100.000 alunos do 9º ano do ensino fundamental, entre 13 e 15 anos, mostra que, em 2015, 66% tinham usado camisinha na última relação sexual — uma redução preocupante em relação a 2012, quando 75% revelaram ter posto o preservativo.
O infectologista Artur Timerman, do Hospital Edmundo Vasconcelos, em São Paulo, afirma: “Os jovens estão deixando de se cuidar porque simplesmente não temem as doenças transmitidas pelo sexo”. O dado assustador: no Brasil, os casos de aids nos adolescentes entre 15 e 19 anos cresceram de 2,8 para cada 100 000 habitantes em 2006 para 5,8 a cada 100 000 pessoas em 2015.
Estadão

sábado, 21 de janeiro de 2017

Pausa Poética,


Resultado de imagem para Edgar Allan Poe

“Os que sonham de dia são conscientes de muitas coisas que escapam aos que sonham apenas à noite”.
 Edgar Allan Poe (1809/1849)

De volta para o passado


Resultado de imagem para nubia lafayette

Há 80 anos, nascia no Rio Grande do Norte, a cantora Núbia Lafayette, que morreu no dia 18 de junho de 2007.

PAULO RAINERIO BRASILINO- UMA NOVA PRÁTICA LITERÁRIA



PAULO RAINERIO BRASILINO- UMA NOVA PRÁTICA LITERÁRIA





De uma assentada só lí o primeiro volume de POLIDORES DA PEDRA, obra lançada no dia 7 de janeiro no Itaporanga Esporte Clube, a convite do colega escritor supra citado e cá estou para este desinteressado depoimento de admiração, respeito, e congraçamento memorável ao redor desse querido conterrâneo que já se projetara anteriormente autografando a 2º edição de SE ESSA TUA  FOSSE MINHA.
Memorialista de mão cheia, de um culto profundo ao saudosismo sertanejo, Paulo Rainério, a todos cativa com as lembranças de um passado não tão longínquo assim para alguns leitores mas para outros das novas gerações uma verdadeira assombração quando pelas veredas da nossa terra perambula através da memória.
MISERICÓRDIA DE HONTEM, ITAPORANGA DE HOJE do nosso querido amigo poeta cordelista Gonçalo Ferreira Lopes, enfeita essas paginas magníficas com aperitivo de um lauto café da manhã. Senão, leiamo-la.. I A história nos dá conta De uma gleba sertaneja/ Que surgiu nos tabuleiros/ Com muita luta e peleja... II VILELA, um sertanista/ Construiu linda pousada/ Fez rancho para almocreve/ E uma Capela Sagrada...
Como  devo respeitar o espaço tenho que interromper essa bela e frutífera versejada que recorda personagens cultores ou desbravadores da nossa história tais quais Alexandre Gomes e Joaquim, João e Padre Lourenço, João Madeiro e José Gomes da Silva, Praxedes Pitanga e Balduino, João Franco e José Silvino Sobrinho, Adeilton Teódulo, Sinval Pinto e Dona Quesa, o Médico Jose Madeiro, Jonas Leite Chaves, Dr. Evandro de Sousa Neves, Ivani Pinto e Paulo de  Tácio, Manoel Leite Neto e Antônio Bandeira, Bosco Gaspar, de saudosa memória, o Agrônomo e escritor Francisco de Assis Melo, etc. etc. etc.
Devo adverti-lo, amigo leitor, que até aqui estamos no intróito dessa magnifica obra memorialística do colega xará PAULO RAINÉRIO BRASILINO, constante de trezentas e sete páginas. Bem que vale a pena conferir.
Como dever de ofício ressalto ao colega Rainário a necessidade de uma revisão mais apurada na segunda edição dessa preciosa obra literária. Parabéns, colega. Parabéns extensivos à INOVAPEL GRÁFICA do jovem empresário Ronaldo Paiva Nunes, amante da boa leitura e que em breve estará ingressando no rol dos escritores da região.
Itaporanga, Parahyba do Norte, 18 de Janeiro de 2017.


__________________________________
PAULO CONSERVA
JORNALISTA E ESCRITOR

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

De volta para o passado


Resultado de imagem para elis regina

Há 35 anos, morria em São Paulo, a cantora Elis Regina, que nasceu no dia 17 de março de 1945.