Jorge Pires Ferreira, o Jorge Dória, fez cinema e teatro, mas foi na televisão, na década de 1970, que conheceu o sucesso. Em “A Grande Família”, foi dele o papel de Lineu. Na primeira versão da série, o personagem era um veterinário que tinha que dar conta de todas as dificuldades financeiras da casa. Era ainda um jovem de pouco mais de 20 anos quando, para o desespero da família, decidiu seguir a carreira artística. O nome que ele adotou foi sugestão de um costureiro.
Fã de filmes policiais, Jorge Dória colaborou em roteiros e assinou o argumento de chanchadas. Nos palcos, interpretou o inesquecível George na comédia “A Gaiola das Loucas”. Participou de mais de 20 novelas e foi premiado pela atuação em “Que Rei Sou Eu?”. Jorge Dória integrava o elenco do “Zorra Total” quando, em 2005, se afastou do programa por causa de um acidente vascular cerebral (AVC). Na última participação, foi homenageado pelos colegas de elenco.
Jorge Dória estava internado desde o dia 27 de setembro com pneumonia em um hospital no Rio de Janeiro. Ele morreu na tarde da quarta-feira (6), aos 92 anos, por complicações cardiorrespiratórias e renais. "Tudo o que ele fazia colocava um tom que era verossímil, que, sendo ou não engraçado, chama a atenção da gente", conta o ator Diogo Villela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário