domingo, 4 de fevereiro de 2018

Orgulho de Ser Nordestino - Poeta J. Sousa


Cantadores carnaval
Reisado e maracatu
Feira de Caruaru
Ciranda, canavial
Culinária sem igual
Grande folguedo junino
Praias lindas sol alpino
E Olinda, vivo museu
Isso tudo aumenta o meu
Orgulho de ser nordestino

Pelo vaqueiro que vaga
Por Pinto e sua viola
Por Zumbi e quilombola
Conselheiro e sua saga
Pelo baião de Gonzaga
E a luta de Virgulino
O barro de Vitalino
E pelo menino de engenho
Por isso tudo é que tenho
Orgulho de ser nordestino

Por Corisco e Diabo louro
E Princesa de Zé Pereira
Paulo Afonso a cachoeira
Aboio e chapéu de couro
Até o rifle de ouro
Do bravo Antônio Silvino
Planalto de Novo Lino
E vaquejada em Surubim
Tudo isso aumenta em mim
Orgulho de ser nordestino

Atalaia Tambaú
E o delta do Parnaíba
Nossos rios Paraíba
São Francisco e Pajeú
Lagoa do Mundaú
Chapadão diamantino
Litoral potiguarino
Sergipe e seus laranjais
Faz eu ter cada vez mais
Orgulho de ser nordestino

A nossa xilogravura
Imitar não há quem possa
Não há gente igual a nossa
No trabalho e na cultura
Em arte e literatura
O nordeste é paladino
Sua música é quase um hino
Quem ouve quer aprender
Nordestino tem de ter
Orgulho de ser nordestino

Por Sólon mano Lengueiro
Saúba e sua boneca
Martírio de Frei Caneca
E por um Jackson do Pandeiro
Com seu Sivuca o sanfoneiro
E seu acorde divino
O beato peregrino
Do padre Cícero Romão
Faz eu ter no coração
Orgulho de ser nordestino

Por renda Biu e xaxado
E por anal catarineta
O pastoril de faceta
Capiba e frevo rasgado
Pelos quadros de parjado
E o som de Zé Marcolino
Os feitos de Jesuíno
Do Rio Grande do Norte
É que eu tenho até a morte
Orgulho de ser nordestino

Hermílio Borges a Ascenso
Patativa do Assaré
Igrejas do Canindé
E caldeirão de Zé Lourenço
Pelado e canção do lenço
Flecheira e São Severino
Cantiga de tangerino
Banda de pífaro em campinda
Faz ter que não teve ainda
Orgulho de ser nordestino

Por Garanho e seu clima
Ludugero e sua fala
Por casa grande e senzala
E a gloria de Abreu e Lima
Aderaldo e sua rima
Cantado desde menino
O nordeste é pequenino
Mas não se humilha a ninguém
Por isso é que Ivanildo tem
Orgulho de ser nordestino

Nenhum comentário: