Um grupo de cientistas norte-americanos e australianos conseguiram criar um método para fazer algo aparentemente impossível: transformar ovos cozidos novamente em líquido. O truque que reverte o cozimento das clara dos ovos foi utilizado como exemplo de funcionamento de um método que procura reduzir os custos de tratamento de alguns tipos de câncer.
Em uma nota da Universidade da Califórnia (Estados Unidos), o professor Gregory Weiss, um dos cientistas envolvidos na pesquisa, explicou que os ovos foram utilizados para demonstrar uma técnica que “desata” proteínas, como as que compõem as claras de ovos. Quando “enroladas” com o calor do cozimento, estas proteínas endurecem.
Utilizando ovos cozidos por vinte minutos a uma temperatura de 90oC, os cientistas conseguiram fizeram com que uma proteína na composição do ovo fosse novamente acionada, desfazendo o cozimento. O processo também contou com a ajuda de uma máquina especial para terminar de desfazer a cocção do ingrediente. De acordo com os pesquisadores, a técnica pode ser utilizada para criar novos tipos de remédios contra o câncer e também na produção industrial de produtos alimentícios como queijos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário