Um relatório médico do ditador Adolf Hitler, datado de 1923, confirmou em parte uma das lendas sobre ele, ao assinalar que sofria de criptorquia, ou seja, que só um de seus testículos tinha descido à bolsa escrotal.
O ata foi assinada pelo médico Josef Brinsteiner na prisão da Baviera onde Hitler ficou recluso após o fracassado golpe de estado que protagonizou em Munique em 1923, e faz parte do livro “Hitler como prisioneiro em Landsberg am Lech, 1923/24” que acaba de ser publicado na Alemanha pelo historiador Peter Fleischmann.
O médico anotou em um relatório assinado em 12 de novembro, após uma revisão médica, que o “preso número 45”, Hitler, se encontra em bom estado de saúde, e que padece de “criptorquia do lado direito”.
Como lembraram neste sábado vários meios de comunicação alemães, pouco se equivocaram os soldados britânicos, que na Segunda Guerra Mundial cantavam “Hitler has only got one ball” (“Hitler só tem uma bola”), uma paródia da popular “Marcha do coronel Bogey”.
O diagnóstico rebate no entanto a parte da lenda que indicava que Hitler poderia ter perdido um testículo ferido por uma granada no front durante a Primeira Guerra Mundial.
Exame
Nenhum comentário:
Postar um comentário