sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Denúncias por erro médico crescem na PB e CRM estuda realizar avaliação profissional


Após constantes denúncias de erro médico, o Conselho Federal de Medicina (CFM) pretende realizar uma avaliação profissional para verificar o nível de conhecimento dos médicos. Dados do Conselho Regional de Medicina da Paraíba indicam que as denuncias por erros médicos são comuns no Estado e vem crescendo.
Em 2011, foram 11 denuncias em relação a erros médico e nos 7 primeiros meses desse ano, 8 pacientes registraram a má conduta profissional. O principal erro cometido pelos médicos esta exatamente na hora de realizar algum tipo de cirurgia.
Para que os casos envolvendo erros médicos não continuem aumentando, o Conselho Federal de Medicina estuda a possibilidade de realizar um exame semelhante ao da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para regular a entrada de formados em Medicina no mercado de trabalho.
Segundo José Mário Espínola corregedor do CRM/PB, o Conselho Federal de Medicina defende que o processo avaliaria continuadamente as escolas médicas, o processo pedagógico e o produto, para que o estudante tenha a melhor formação possível.
“O CFM defende esse projeto para que se tenha uma idéia não apenas da qualidade do médico como da qualidade do ensino no qual o profissional está submetido” disse
Espínola orienta aos familiares dos pacientes, que foram vítimas de algum erro médico, façam a denúncia por escrito e com identificação no Conselho de Medicina para que sejam apuradas as circunstâncias.

Nenhum comentário: