domingo, 28 de abril de 2013

Aniversário sem graça e sem carne: Itaporanga está sem matadouro público há dois anos


Maior cidade regional hoje depende do abatedouro de Pedra Branca




Por Redação da Folha – No último dia 13 de abril, Itaporanga registrou um aniversário não muito honroso: nessa data, dois anos atrás, a Justiça local, em atenção a um pedido doMinistério Público, determinava o fechamento do matadouro público da cidade.

Vários fatores levaram a Justiça a interditar o abatedouro da Prefeitura, entre os quais sua localização em área urbana, o que é ilegal, e falta de condições mínimas de funcionamento e higiene.

Dias após a decisão, a Prefeitura recorreu ao Tribunal de Justiça, na tentativa de reabrir o matadouro, mas o TJ referendou a decisão da 3ª Vara da comarca, mantendo a interdição.

O fechamento trouxe graves transtornos e prejuízos para os marchantes e açougueiros locais e aumentou o número de abates clandestino, acarretando riscos à saúde da população, conforme apurou a Folha (www.folhadovali.com.br).

Atualmente, os marchantes estão utilizando o matadouro de Pedra Branca, que é pequeno e também não dispõe das condições necessárias para garantir a qualidade da carne que Itaporanga consome. A demanda também é excessiva para o local, gerando graves problemas ambientais à cidade pedra-branquense, mas uma outra adversidade, especialmente para os comerciantes do setor, é a distância.

O ano passado, a Prefeitura deu início à construção de um novo matadouro, mas a obra ainda não saiu do papel e nem se sabe se vai sair. Foto: o aniversário de uma decisão judicial que atesta a incapacidade de nossa gestão pública.

Nenhum comentário: