Um cearense de 31 anos foi preso na quinta-feira (3) na cidade de Patos, Sertão da Paraíba, quando tentava abrir uma conta em um banco público com documentos falsos. De acordo com as investigações da Polícia Federal, responsável pela prisão, o objetivo do suspeito era, com a abertura de contas bancárias, fazer empréstimos e até financiar veículos. A PF acredita que mais pessoas possam fazer parte do esquema criminoso.
O suspeito pode responder, ainda de acordo com a PF, por falsidade ideológica e crime contra o sistema financeiro nacional. Se condenado, pode pegar de dois a seis anos de prisão por cada crime. Com o homem, foram apreendidos carteiras de identidade, CPF, cartões de bancos de titulares diferentes, além de comprovantes de residência. Comprovantes de pagamento de imposto de renda com autenticação mecânica falsificada também foram apreendidos.
O delegado Derly Brasileiro explicou como o esquema funcionava. "Essas pessoas abrem contas e, por meio desse processo, elas retiram todos os valores, como por exemplo, limites de cheque especial e usam a abertura de contas para financiamento de veículos em lojas de Patos", disse.
Derly Brasileiro alertou, sobretudo os gerentes das instituições financeiras, para tomar cuidado na abertura de contas. "Essas pessoas [os estelionatários] ganham dinheiro - e não é pouco. Apenas um dos golpes deu um prejuízo de cerca de R$ 60 mil a um banco público da cidade. Então, vai o alerta para que os gerentes tomem todo cuidado, principalmente com pessoas que não são da cidade", afirmou.
Fonte: G1 PB e TV Paraíba
Nenhum comentário:
Postar um comentário