O candidato a deputado estadual pelo PRB, Sousa Neto, esteve nesse domingo, 31, em duas das maiores comunidades rurais de Itaporanga.
No Cantinho e em Malhada Grande, entre outros assuntos, o candidato abordou a questão da saúde pública.
Ele lamentou que a região, que tem 4 hospitais estaduais, não tenha nenhum leito de UTI (Unidade de
Terapia Intensiva).
Além da falta constante de cirurgiões e anestesistas, outras especialidades médicas como traumatologia, cardiologia e pediatria também não existem em nossos hospitais, com exceção de algum plantão semanal ou quinzenal. Também falta equipamento para exame e medicamento.
O resultado desse descaso histórico do governo estadual com os hospitais do Vale, segundo o candidato, tem acarretado um grande índice de mortandade hospitalar na região, mas muitos desses óbitos terminam ocorrendo em Patos, Campina e João Pessoa. Sem estrutura para o atendimento emergencial, feridos e enfermos são levados aos montes para os hospitais de fora e nem todos chegam lá com vida ou morrem posteriormente.
Em Itaporanga e na região, outro problema, segundo Sousa Neto, há falha na atenção básica e a dificuldade das pessoas, especialmente as pobres, maioria da população, em ter acesso a exames, consultas especializadas e cirurgias eletivas.
De acordo com ele, nos últimos anos 30 anos, as sucessivas gestões estaduais concentraram seus investimentos em saúde nos grandes centros urbanos, deixando os hospitais dos menores municípios sucateados. “Essa omissão, esse descaso ocorre porque o Vale há muito tempo não tem um representante político próprio para brigar e lutar pela saúde da região, e as autoridades regionais nunca se importaram com isso porque querem o povo mal assistido exatamente para tirar o voto dessas pessoas com favores pessoais”, comentou.
Entre suas propostas de ação parlamentar para o campo da saúde, está a luta pela instalação de uma UTI geral e uma UTI neonatal na região; reforma, ampliação e modernização do hospital de Itaporanga; dotar os hospitais de estrutura física adequada, equipamentos e especialidades médicas; instalação e funcionamento de um hospital infantil regional e uma maternidade para atender todos os municípios do Vale.
Da Folha do Vale
Nenhum comentário:
Postar um comentário