A escola municipal Jacinta Chaves vem trabalhando no resgate ao patrimônio cultural, trazendo um pouco mais sobre a história do cordel, artesanato cultura e música de Itaporanga, os alunos apresentaram danças tradicionais.
A atividade foi coordenada pela direção da escola e integra o projeto ITAPORANGA: PATRIMÔNIO CULTURAL, TERRA DE GRANDE VALOR!
A iniciativa tem a supervisão da secretaria municipal de Educação Josilene Gonçalves de Brito.
A abertura do evento foi feita pela professora Francivania Leite que deu as boas vindas aos presentes, e agradeceu a todos, falando um pouco da importância do eventos que enfoquem a cultura local. Explicou também que todas as apresentações tinham esse enfoque, valorizar a cultura local. Logo após os alunos apresentaram diversas apresentações , e arrancando os aplausos do público foi com a dupla cardealista João Zito e J.Sousa.
Cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, lingüísticas e comportamentais de um povo ou civilização. Portanto, fazem parte da cultura de um povo as seguintes atividades e manifestações: música, teatro, rituais religiosos, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, danças, arquitetura, invenções, pensamentos, formas de organização social, etc. Uma das capacidades que diferenciam o ser humano dos animais irracionais é a capacidade de produção de cultura.
A secretaria de Educação Josilene Gonçalves com a
diretora deste educandário Francivania Leite
O poeta J. Sousa apresentou varias canções de sua autoria
já publicada em cordel e Cd.
O cordialista João Zito apresentou varias canções e toadas para alunos e professores, e agradeceu a iniciativa da direção da escola pelo resgate da verdadeira cultura nordestina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário