sábado, 21 de fevereiro de 2015

Grande Perda! Trompetista Clark Terry morre aos 94 anos

Clark Terry

Clark Terry viveu 94 anos e deixou um legado inestimável após sua morte, que aconteceu no último sábado (21), por conta das complicações decorrentes da diabetes. Foram 70 anos de carreira em um ramo que ele não poderia ter trocado por nada, e não o fez, afinal era sua vida.

O norte-americano foi destaque nas bandas que acompanhavam ícones do gênero como Count Basie, Duke Ellington e Quincy Jones. Já na década de 1960, tornou-se o primeiro artista negro a tocar na emissora norte-americana NBC, onde conduzia o grupo musical do tradicional ‘The tonight show’. O hit ‘Mumbles’ (1964), ao lado do Oscar Peterson Trio, conferiu-lhe notoriedade pelos vocais inconfundíveis que fizeram história no bebop.

Apontado como um dos músicos de jazz que mais gravou, Terry participou de mais de 900 sessões de estúdio até aposentar seus intrumentos, em 2004. Como frontman de suas bandas — entre as quais se destaca a Big B-A-D Band —, lançou mais de 80 álbuns. Outras centenas de discos contam com o nome do veterano nos créditos. Em 2010, Clark recebeu o Grammy Honorário pelo conjunto de sua obra, prêmio adicionado à galeria de 250 honrarias que conta com 16 doutorados honorários, a Ordem Francesa de Música e Literatura e o título de Embaixador do Jazz para os EUA no Oriente Médio e África.

A despedida

Clark Terry foi internado no último dia 11 de fevereiro, ocasião em que sua família disponibilizou um espaço para fãs compartilharem suas histórias pessoais ligadas à obra do músico. A despedida final foi anunciada por sua esposa, Gwen, em texto publicado no Facebook. “Nosso amado Clark Terry agora participa da big band do céu, onde ele cantará e tocará com os anjos. Ele nos deixou em paz, cercado por sua família, seus alunos e amigos”, anunciou a mulher.
Ela ressaltou ainda que “Clark conheceu e tocou com muitas pessoas maravilhosas em sua vida. Ele aproveitou ao máximo suas amizades e sua maior paixão era passar o tempo com seus alunos”. Para Gwen, Terry “viverá através da bela música e da positividade que ele entregou ao mundo. Clark viverá em nossos corações para sempre”.

clarke terry marsalis 4
Trecho retirado a página oficial de Wynton Marsalis no facebook. Visita feita a Clark Terry no dia 09 de dezembro de 2014.

A equipe do hospital estava assistindo com assombro como esta caravana informal de músicos que havia transformado esta sala de aula em uma sala de concertos, ajoelhou um por um diante de um paciente que eles sabiam que era importante, por algum motivo …. mas este tipo de homenagem talvez significava algo diferente do que quer que suas percepções poderia ter sido. Sem conhecer a sua música ou sua influência profundamente pessoal sobre muitos de nós provavelmente era impossível para eles perceber que estavam cuidando de um dos grandes maestros do mundo.

Quando chegou sua vez, Carlos entusiasticamente disse Clark, “Eu estou representando todos os porto-riquenhos do Bronx. Eles enviam seu amor.” E todos nós enlouquecemos.




clarkterry300

Clark Terry4
























Nenhum comentário: