A data de 24 de março foi designada, em 1982, como o Dia Mundial de Combate à Tuberculose (TB). Iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da União Internacional Contra TB e Doenças Pulmonares (International Union Agaist TB and Lung Disease - IUATLD), a data foi uma homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, por Dr. Robert Koch.
Este foi um grande passo na luta pelo controle e eliminação da doença que, na época, vitimou grande parcela da população mundial e hoje persiste com cerca de 1/3 da população mundial infectada, aproximadamente 9 milhões de doentes e 2 milhões de mortes anuais. A tuberculose é uma das principais causas de morte por doenças infecciosas em todo o mundo. Há cerca de uma década, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a TB em estado de emergência no mundo.
Mas o Dia Mundial de Combate à Tuberculose não é uma data para comemoração. Representa, ao contrário, uma ocasião de mobilização mundial e nacional, buscando envolver todas as esferas de governo e setores da sociedade na luta conta esta enfermidade. É o marco fundamental de uma campanha para a intensificação das ações de controle da doença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário