sábado, 28 de abril de 2012

Poeta protesta contra organização da plenária do orçamento: um desabafo em verso

Convidaram o cordelista a fazer uma apresentação para o governador, mas queriam que ele declamasse para um plenário vazio




Por Redação da Folha – O cabo Honorato, conhecido como Poeta do Oiti, encaminhou versos de protesto e desabafo à Folha (www.folhadovali.com.br) contra a equipe do Vale responsável pela organização da plenária do orçamento, ocorrida em Itaporanga na noite dessa sexta-feira, 27.



O poeta foi convido pela equipe orçamentária do Vale do Piancó a fazer uma apresentação para o governador e o público presente, mas, de última hora, foi mudada a programação e a equipe queria que ele se apresentasse antes da chegada de Ricardo Coutinho, mas o local estava praticamente vazio e o poeta recusou-se a participar por entender que os organizadores foram desrespeitosos com ele e com a sua obra.

Na 1ª plenária, realizada no ano passado, Honorato ocupou o microfone do orçamento e fez uma bela apresentação poética, sendo efusivamente aplaudido pelo governador e todo o público presente.

DESAFO DE UM POETA

Na arte da poesia

Nos versos que me convém

Só me levam a pensar

Como é bom fazer o bem

Mostrar sempre o meu valor

Pois quem me decepcionou

Competência aqui não tem

XX

Sou um poeta de nome

Sou também um escritor

Vivo de fazer poesia

Recheada de amor

Como fiz com muito brio

Pro hospital infantil

No ano que se passou

XX

Minha boca ninguém cala

Nem aqui nem no Japão

A verdade pra ser dita

Não pode ter comunhão

E eu sempre vou falar

Quem não quiser escutar

Feche a sua audição

XX

Não falei no orçamento

Só fizeram me enganar

Mas aqui ninguém me cala

Aqui eu posso gritar

Sou poeta sou de fato

Sou o cabo Honorato

Pra quem quer me respeitar

XX

No ano que se passou

Eu digo com muito brio

Falei bem e falei só

Isso todo mundo viu

Se o tempo ultrapassou

Mas foi o governador

Que assim o permitiu

XX

Na certeza do que faço

Eu digo que por maior

Esse ano ia fazer

Uma coisa bem melhor

Mas digo como se viu

Quem isso me garantiu

Não passa de um dó menor

XX

Mas no mundo nessa vida

Não podemos se abalar

Com nossa cabeça erguida

Temos sempre que andar

E mostrar com atenção

Que quem tem educação

Faz tudo pra preservar

XX

Deixo aqui o meu protesto

Como poeta que sou

E o resto vai ser resto

Em todo lugar que for

Não falei o prometido

Mais um dia fui aplaudido

Pelo meu governador

Nicário Palmeira Honorato - Poeta do Oiti

Nenhum comentário: