Gastos passam de 1 milhão e 700 mil reais
Por Isaías Teixeira/Folha do Vale - A Prefeitura de Itaporanga desembolsou R$ 1.747.501,20 para pagamento de veículos locados e consumo de combustíveis e lubrificantes no ano passado, conforme dados publicados pelo Tribunal de Contas do Estado. Os recursos correspondem a 6,7% do montante financeiro movimentado pela edilidade nos doze meses de 2013, que superou os R$ 26 milhões.
O maior gasto foi com locação de veículos: os R$ 1.168.785,78 foram pagos a 56 pessoas físicas e jurídicas que locaram seus carros e uma moto para serem usados pelas diversas secretarias municipais. Do total que foi pago no período, o Fundo Municipal de Saúde (FMS) gastou R$ 127.250. Não entraram nessa contabilidade os gastos com veículos locados pela Prefeitura e justificados como fretes, que superaram os R$ 23 mil.
Salienta-se, no entanto, que os valores com locação de veículos aqui apresentados se referem, apenas, aos empenhos que foram pagos. Os maiores locadores foram Manoel Fernandes de Freitas Neto, que recebeu R$ 210.600, e Luzinete Moreira Dantas, a quem foram pagos R$ 177.500.
Em relação ao gasto com abastecimento de combustíveis (como gasolina e óleo diesel) e lubrificantes, a Prefeitura pagou R$ 578.715,42 em 2013, dos quais R$ 158.755,90 foram consumidos somente pelo fundo de saúde. Os produtos foram comprados a seis postos, mas os maiores pagamentos foram feitos ao Manoel Bernardino & Filhos LTDA, o único de Itaporanga, que somaram R$ 478.106,49.
A Prefeitura itaporanguense também comprou e pagou combustíveis e lubrificantes aos seguintes postos: ADF Petróleo LTDA EPP (R$ 87.487,95); Lucena Combustíveis (R$ 6.869); Carreteiro Comércio de Combustível LTDA – Posto Paizão (R$ 4.893); P&A Empreendimentos Comerciais – Posto Milênio (R$ 1.258,98); e o Comercial de Combustíveis Cajá (R$ 100).
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